Cezar da Luz
148 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Confira imagens e a trajetória tradicionalista da 1ª Prenda do Brasil

Sexta-feira (8), foi comemorado Dia Internacional da Mulher. Nada melhor que neste clima de homenagens destacarmos a 1ª Prenda Adulta e diretora jovem da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG, 2017-2019), a chapecoense Natália Lorenzi. Que o merecido destaque e reconhecimento dado a Natália, justificado pela belíssima trajetória dentro do tradicionalismo, sirva de homenagem a todas as prendas, de faixa ou não, mas que dedicam-se à tradição gaúcha. A homenagem também vai para todas as nossas queridas leitoras. Que Nossa Senhora, a Primeira-Prenda do Céu, proteja todas as mulheres.

Tradição como filosofia de vida e sentido de existência

A vida de Natália Lorenzi está entrelaçada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho há mais de 15 anos. Levando em consideração o fato de ter 23 anos de idade, ela percebe que desde que começou a formar sua identidade já se via como tradicionalista. Natália destaca: “O mais curioso, no entanto, é que sempre fui a única da família que participava de um Centro de Tradições Gaúchas. Desde 2004, ano em que meus pais decidiram me apresentar o CTG Herança Gaúcha, Chapecó-SC, eu levo essa tradição como filosofia de vida e sentido de existência”.

Prenda fazendo a diferença nos projetos sociais e culturais

No departamento cultural, por meio dos concursos de peões e prendas, descobriu uma forma eficiente de fazer a diferença na sociedade. “Ser prenda de faixa me possibilitou colocar em prática muitos projetos sociais e culturais que, de fato, são benéficos e transformadores numa sociedade tão necessitada de ações positivas”. Natália dá ênfase ao Projeto Farroupilha como o principal projeto de todos os que teve a oportunidade de praticar. “Fui instrutora voluntária do Projeto Farroupilha por mais de cinco anos e o contato com as crianças deste projeto foi maravilhoso. Nossos encontros semanais eram regados de atividades culturais e lúdicas e sempre digo que quem mais aprendeu não foram as crianças e, sim, eu mesma”. Ela sente satisfação em ver as crianças que iniciaram no CTG Herança Gaúcha como seus pequenos alunos do Projeto Farroupilha agora peões e prendas estaduais, nacionais, premiados nas categorias individuais, dançando nas invernadas artísticas e descobrindo a cada dia que passa a grandiosidade da cultura gaúcha no nosso Estado, no Brasil e no mundo. “Fazer parte do amadurecimento das crianças, da renovação dos tradicionalistas e da preservação da tradição gaúcha não tem preço que pague”, conclui a primeira-prenda.

Destaque nos concursos culturais

Segunda Prenda Juvenil do CTG Herança Gaúcha, Chapecó-SC (2008-2010)

Mais Prendada Prenda Juvenil do Festival Catarinense de Arte e Tradição Gaúcha (Fecart) 2010

Primeira Prenda Juvenil do CTG Herança Gaúcha (2010-2012)

Primeira Prenda Juvenil da 12ª Região Tradicionalista do MTG-SC (2011-2013)

Primeira Prenda Juvenil do MTG-SC (2012-2014)

Mais Prendada Prenda Adulta do Festival Regional da Cultura Gaúcha (FRCG) 2015

Primeira Prenda Adulta do CTG Herança Gaúcha (2014-2016)

Primeira Prenda Adulta da 12ª Região Tradicionalista do MTG-SC (2015-2017)

Primeira Prenda Adulta do MTG-SC (2016-2018)

Primeira Prenda e Diretora Jovem da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) 2017-2019

Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista

Natália convida: “Deixo o convite a toda comunidade para que participem do Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista que será realizado nos dias 06 e 07 de abril de 2019, no CTG Herança Gaúcha, Chapecó-SC. O evento está sendo organizado pelos Departamentos Jovem e Cultural da CBTG e promete discutir as diferentes realidades da cultura gaúcha Brasil afora, bem como enaltecer a importância da formação de novas lideranças no Movimento Tradicionalista Gaúcho.”

Confira as imagens

















DEIXE SEU COMENTÁRIO