Cezar da Luz
115 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Dia Nacional da Cultura e Dia da Língua Portuguesa

- Publicidade -
 

Segunda-feira (5), comemoramos o Dia Nacional da Cultura. Na última edição fiz alguns comentários sobre a minha preocupação com o Halloween ganhando espaço nas nossas escolas. Mais um vez, lembro que o nosso país é um grande mosaico cultural. A miscigenação de povos, as diversas etnias formadoras da nossa população nos legaram uma enorme riqueza cultural. Não sei se as escolas dão a devida importância.

O Dia Nacional da Cultura foi instituído por meio de Lei Federal 5.579, de 1970. O Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do seu nascimento, 5 de novembro de 1849. Ele foi importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e já no fim de sua vida foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras.

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Além da cultura, comemora-se todo 5 de novembro o Dia Nacional da Língua Portuguesa. É o sexto idioma mais falado no mundo, presente em nove países como língua oficial e em quatro continentes. Lei Nº 11.310, em 12 de junho de 2006,determinou este dia a ser celebrado anualmente, em todo o território nacional.

Rui Barbosa (Museu Imperial)

DEIXE SEU COMENTÁRIO