Cezar da Luz
142 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Patrão Zeca Toazza morre em Santiago do Sul

Informamos com pesar o falecimento do nosso grande amigo José Tadeu Toazza, ocorrido na tarde desta segunda-feira (28). “Zeca Toazza”, um dos mais destacados tradicionalistas do sul do Brasil, narrador de rodeios e grande patrão do CTG Chama Crioula, promotor dos inesquecíveis Rodeios da Fazenda Dona Rosa em Santiago do Sul-SC.

A prefeitura do município publicou em seu facebook: “Estamos de luto. Perdemos hoje um grande narrador de rodeios, apaixonado pela tradição gaúcha e pelo cavalo: José Toazza (Zeca) nos deixou vítima de acidente com búfalo ocorrido nesta tarde na Fazenda Dona Rosa em Santiago do Sul. Foi cavalgar e narrar no céu. Vai com Deus Zeca!”

Indiscutivelmente uma grande perda. Lembro que por volta do ano de 1988, conheci o Zeca. Por questões profissionais e por identificação com a tradição gaúcha, estabelecemos amizade e passei acompanhar os primeiros rodeios promovidos na fazenda. No ano de 2014, em uma bela homenagem de autoria de Anildo de Souza Araújo e interpretação de Itacir Vieira da Silva, a música “Rodeio do Zeca” foi uma das classificadas na Sapecada em Lages-SC.

Um taura de personalidade forte, apontou caminhos e também inovou- de forma inédita lançou em seu rodeios o laço bubalino. Segundo informações preliminares davam conta de que foi atacado justamente por um búfalo, trabalhado em sua fazenda. A tradição está de luto! Morreu na sua lida, como um taura fazendo o que gostava. Que o Patrão lhe recebe bem lá na Estância do Céu”

O velório acontece na Fazenda Dona Rosa e o sepultamento será às 18 horas.






1 COMENTÁRIO(S)

DEIXE SEU COMENTÁRIO