Cezar da Luz
120 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Suzana Xavier é eleita patroa do CTG Herança Gaúcha

Mulher assumir CTG não é muito comum, mas ultimamente vem acontecendo e felizmente com melhor aceitação. Uma eleição que deu o que falar foi em 2008. Na cidade de São Miguel, mulheres que haviam vencido a eleição para patronagem do CTG necessitaram de liminar da justiça garantindo o direito da chapa feminina comandar a entidade tradicionalista.

Fiquei muito feliz por saber que quinta-feira (29) foi realizada a eleição da nova patronagem do CTG Herança Gaúcha, com gestão de 2018/2020. Por aclamação, a entidade elegeu Suzana Sonaglio Xavier como patroa e a Marize Pacheco como vice-patroa. Parabenizei a patroa, que afirma confiar no apoio dos associados. “E agora temos esse grande desafio de estar à frente de uma entidade que tem uma história muito bonita, mas para nos auxiliar nesta empreitada contamos muito com a colaboração do grupo gestor, mas também com o apoio de todos os integrantes da família Herança Gaúcha”.

Creio que em Chapecó seja inédito uma mulher assumindo o cargo principal e é muito bom que aconteça. Chega de machismo. Quem acompanha o nosso trabalho há 18 anos divulgando a tradição gaúcha sabe da admiração que tenho pelo maravilhoso trabalho desenvolvido pela tradicionalista Suzana Xavier. Trabalho não somente no CTG Herança Gaúcha, da qual ela pertence. Suzana, sempre de boa vontade, repassa seus conhecimentos e apoio a todos CTGs.

Patroa Suzana Xavier

Suzana, que integra o CTG Herança Gaúcha desde 1988, ocupou diversos cargos dentro da entidade. Ao lado de seu marido Valcioni Xavier, esteve à frente da coordenadoria da 12ª Região Tradicionalista, no período de 2002 a 2006, e como vice-coordenadora da 12º RT, de 2008 a 2012. Foi 2ª prenda veterana do MTG/SC, na gestão 1998/99, e 1ª prenda veterana do MTG/SC, na gestão 2001/2002. Em 2011, consagrou-se 1ª prenda veterana da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG, 2011-2013). Assumiu como diretora cultural do MTG/SC em 2014 e permaneceu no mesmo até 2017.

Vice-patroa Marize Pacheco

Marize, que é integrante do CTG Herança Gaúcha desde 1992, juntamente com seu marido João Valdir Borges, que faleceu em dezembro de 2008, foi patroa por vários anos desta entidade. Ao lado de seu filho Luccas está sempre presente e muito engajada nas diversas.


Alguns cargos

1º sota-capataz: Marina Canal e Francieli de Bortoli Borsoi

1º agregado das patacas: Gelson Borsoi e Daiane Trizoto

Capataz cultural: Paulo Xavier e Elis Burgel Xavier

Capataz social: Juliana Barella

Casal jovem: Iury Maciel e Francieli Pizi

Conselheiros: Jair Trizoto, Cedenir Luiz Belusso, Celso Langhinotti, Valcioni Xavier, Alacir Valentini, Antonio Assink e Jurandir Barcelos



DEIXE SEU COMENTÁRIO