Cezar da Luz
136 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Vem aí a primeira edição do Enart Mirim e Juvenil

Diferentemente do nosso MTG-SC, que no evento estadual catarinense (Fecart), além da adulta, inclui as crianças, o Rio Grande do Sul, talvez por questão de logística, optava em privilegiar somente a invernada artística adulta. Fiquei feliz com o comunicado do presidente do MTG-RS, Nairo Callegaro, anunciando Enart Mirim e Juvenil. Parabéns a diretoria do MTG, belíssima iniciativa. Confira o comunicado:

“Atendendo aos anseios de patrões de entidades, de lideranças tradicionalistas e, principalmente, de pais e familiares, e com a preocupação de fortalecer as famílias em nosso meio tradicionalista, idealizamos o projeto Enart Mirim e Juvenil, tendo como objetivo resgatar a simplicidade, a naturalidade e a ingenuidade do bailar naturalmente do ser ‘criança’, a espontaneidade com que revelam seus sentimentos de infantilidade, tratando criança como criança e adolescente como adolescente, evitando que troquem as faixas etárias, anulando desta forma uma fase de suas vidas que não irá voltar mais. Além disso, devemos cuidar das exigências físico-mental destas crianças e adolescentes, bem como sua capacidade de resposta no esforço e as suas limitações de seu corpo para dançar. Devemos voltar às origens de um movimento de inclusão social, oportunizando a todos, de forma coletiva, sem nenhum tipo de discriminação, desta forma fortalecendo e valorizando as famílias, que são a base do nosso movimento. Este festival será realizado de 14 a 16 de junho, na cidade de Soledade (RS), 14ª Região Tradicionalista, onde juntos às famílias, às entidades tradicionalistas e coordenadorias regionais vamos cultivar a essência do nosso tradicionalismo. Teremos 11 palcos: pré-mirim (todos os grupos irão receber troféu de participação), mirim, juvenil, dança de salão, intérprete vocal, declamação, chula e gaita. Os campeões deste festival irão representar o MTG no Fenart. Saliento que iremos promover um evento tradicionalista, fazendo uma grande integração entre a sociedade e de forma solidária apoiaremos financeiramente o hospital de caridade Frei Clemente de Soledade”.

Nairo Callegaro, presidente MTG-RS

DEIXE SEU COMENTÁRIO