Acampamento Farroupilha abre as porteiras neste sábado em Chapecó

Nomes como Gaúcho da Fronteira, Baitaca, Os Bertussi, Renato Borguetti e Garotos de Ouro estão entre os artistas que se apresentarão.

- Publicidade -
 

Neste fim de semana os gaúchos e prendas vestem suas pilchas e vão rumo ao Acampamento Farroupilha.   Pois, já está tudo pronto para o 15º Acampamento Farroupilha de Chapecó que este ano acontece de 15 a 23 de setembro. Em uma estratégia para fazer um grande evento, a organização se adiantou e trabalhou por meses para uma bela programação de Semana Farroupilha que buscará as origens e unindo cada vez mais a comunidade familiar. “A associação inteira está envolvida, com colaboração e contribuição dos galponeiros, para fazer o maior evento farroupilha de Chapecó” conta o Presidente da Associação Cultural Parque Farroupilha de Chapecó, Sílvio Zmijevski, sobre a organização do evento.

E como de costume a lista de shows sempre é a mais aguardada e este ano entre os nomes dos artistas estão em destaque Os Bertussi, Garotos de Ouro, Luiz Marenco, Mano Lima, Gaúcho da Fronteira, Baitaca, Nilton Ferreira, Renato Borguetti e Tomaz Machado (The Voice KIDS).

Nomes de músicos locais também já estão garantidos para o evento “valorizamos o que é daqui também teremos nomes como Nardel Silva, Gabriel Breno, Rodrigo Lisboa e Pablo Paludo” disse o presidente.

Estrutura do evento

Este ano está em pauta a acessibilidade do público no Parque Farroupilha. O cuidado para garantir uma boa semana no evento começa desde a segurança com Polícia Militar e Bombeiros até os acessos a estacionamento e banheiros. “Fizemos dois banheiros exclusivos para cadeirantes no parque, assim como também terá banheiros comuns e alguns banheiros químicos, isso porque a gente aguarda um grande número de visitantes neste ano.”. Além disso, haverá vagas de estacionamento exclusivas para idosos e Portadores de Necessidades Especiais, mais próximas do parque.

Projeto para as crianças

Em uma forma de chamar às origens, a atividade em destaque para a semana farroupilha em Chapecó é a aproximação das crianças ao Parque “Queremos mostrar como funciona a produção de erva mate, o encilhamento de um cavalo, mostrar os adereços e vestimentas do gaúcho, as invernadas e suas fases, isso para familiarizar e mostrar o que é de fato a cultura gaúcha” ressalta Silvio.

E por isso, acontecerá uma parceria com as escolas do município para que os alunos possam conhecer o espaço em atividades pedagógicas. A intenção agora é de terminar de montar um pequeno museu com cerca de doze equipamentos rurícolas. “Procuramos materiais para exposição, objetos como os que são usados para extração de erva mate, para a criança entender que a erva do chimarrão não nasce no mercado, assim como o leite também não dá na caixinha, tudo tem uma origem”. No local haverá um parque infantil, que conta com uma pista para fazer alguns exercícios a cavalo como laço e gineteada.

>>> Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região

Além de todas as atrações o Acampamento Farroupilha deste ano também será composto de uma praça de alimentação com comidas típicas e lanches, os galpões e a concha acústica para os shows. Parceiros também trarão lojas com brinquedos e pilchas. Para ingressar no Parque Farroupilha a comunidade poderá entrar gratuitamente das 9 à 0h do dia 15 ao dia 23 de setembro. Em todas as noites depois do show haverá fandango para os visitantes que estiverem presentes.

Programação de shows e bailes

15 de setembro

Luiz Marenco

The Allpargatas

16 de setembro

Baitaca

Hábito Gaudério

17 de setembro

Gaúcho da Fronteira

Integração Gaudéria

18 de setembro

Os Bertussi

19 de setembro

Nilton Ferreira

Milton Hoff

20 de setembro

Garotos de Ouro

21 de setembro

Thomas Machado

Tchê Kakareco

22 de setembro

Mano Lima

Nardel Silva

DEIXE SEU COMENTÁRIO

R$ 18 milhões liberados para começar obras da BR-282 de Chapecó a São Miguel
OAB terá eleições na próxima quarta-feira (28)
Biblioteca Neiva Maria Andreatta Costella completa 78 anos em Chapecó
Projeto promove inclusão social de pessoas com deficiência em Chapecó
Jovem de 24 anos morre em acidente em Pinhalzinho
Homem que matou mecânico em Chapecó é condenado a 12 anos de prisão
Polícia procura donos de bicicletas furtadas em Chapecó
Terça–feira será de tempo seco e sol em Santa Catarina
Verde Vida é parceiro do projeto Pátio Verde de Chapecó
Cavalo morre após acidente em Ponte Serrada