Ação do Dia Mundial da Limpeza acontece em Chapecó

Voluntários devem coletar o máximo de lixo possível entre os dias 11 e 15 de setembro

- Publicidade -
 

Imagine um mundo em que as cidades sejam totalmente limpas, sem lixo ou entulhos nas ruas e com destino correto dos resíduos. Seria perfeito não é mesmo? Mas sabemos que ainda há muito caminho a trilhar antes disso se tornar realidade. E são algumas ações que buscam dar os primeiros passos.

>> Últimas notícias <<

Uma delas é o Dia Mundial da Limpeza, uma atividade que teve início em 2008 na Estônia e hoje conta com a participação de 150 países, entre eles o Brasil, com mais de 300 cidades inscritas. Este ano é a primeira vez que a ação acontece em Chapecó e a Unochapecó, por meio da Comissão Uno Solidária, é parceira dessa dinâmica.

De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade, Eliara Solange Müller, foi após ver a divulgação do dia Mundial da Limpeza que ela decidiu cadastrar o município no projeto. "Depois que cadastrei a cidade, comecei a movimentar as pessoas e praticamente todas elas aderiram", comenta. A atividade realizada em Chapecó conta com a participação de entidades públicas e privadas e vários voluntários.  

A ação iniciou no dia 11 deste mês e segue até dia 15. O objetivo é que o grupo de voluntários se reúna em diferentes locais para coletar o maior número de lixo, juntamente com a comunidade presente. "Nos dias de atividade, a gente vai até os locais e fazemos uma fala de iniciação, explicamos o lema do projeto que é 'Lixo no chão, não!' e depois as pessoas recebem luvas, um saco de lixo e literalmente a gente passa recolhendo o lixo que está no chão. Com o intuito, também, desse lixo recolhido já ser separado, para que não fique todo misturado", explica Eliara.

No primeiro dia de atividade (11), a coleta de materiais aconteceu na Escola Indígena Ensino Fundamental Sãpe Ty Kó. No dia 12, foi a vez de atender as escolas EEB Marechal Bormann, EEB São Francisco e EEB Coronel Ernesto Bertaso. Nesta quinta-feira (13), a escola atendida foi a EEB Tancredo de Almeida Neves. Até esse momento, foram registrados a participação de 353 voluntários e 356 kg de lixo recolhido.

Nesta sexta-feira (14), acontece a visitação nos seguintes locais: EEB Pedro Maciel, EEB Geni Comel, EEB Saad Sarquis, EBM Diogo Alves da Silva, Policlínica do Efapi, EEB Condá, Reserva Indígena Condá e EEB Água Amarela. E no dia 15, nos loteamentos do bairro Seminário e na Escola Fen-nó, no Toldo Ximbangue.

Para Eliara, participar do Dia Mundial da Limpeza é gratificante. "O lixo é responsabilidade de quem produziu e vai ficar no nosso planeta, que é a nossa casa. Participar das ações é motivador, ver estudantes preocupados com a causa, recolhendo lixo do chão, contribuindo com a esperança de um mundo mais responsável socialmente e ambientalmente. Desejo que cada cidadão de Chapecó possa seguir este exemplo, primeiro, de dar o destino correto para o seu lixo e, segundo, de recolher cada lixo que vê no chão", finaliza.  


DEIXE SEU COMENTÁRIO

R$ 18 milhões liberados para começar obras da BR-282 de Chapecó a São Miguel
OAB terá eleições na próxima quarta-feira (28)
Biblioteca Neiva Maria Andreatta Costella completa 78 anos em Chapecó
Projeto promove inclusão social de pessoas com deficiência em Chapecó
Jovem de 24 anos morre em acidente em Pinhalzinho
Homem que matou mecânico em Chapecó é condenado a 12 anos de prisão
Polícia procura donos de bicicletas furtadas em Chapecó
Terça–feira será de tempo seco e sol em Santa Catarina
Verde Vida é parceiro do projeto Pátio Verde de Chapecó
Cavalo morre após acidente em Ponte Serrada