Agrosimulador para ficar de olho na plantação

Software auxilia nas previsões de plantio e colheita para safras na agricultura

- Publicidade -
 

Débora Maffissoni
Especial/Chapecó

 

Criado por um grupo de amigos, o agrosimulador é um software que auxilia produtores agrícolas com as previsões de safras em suas propriedades rurais. Joel Lazzaretti, um dos criadores do software explica.

“É um software que faz a gestão de propriedades rurais, serve para o produtor fazer a gestão de toda sua propriedade, gestão financeira, gestão de atividades e a gestão individualizada de cada atividade dentro da propriedade, que na soma de todas elas vai dar o resultado da propriedade como um todo”. Joel comenta que a tecnologia já esta em funcionamento e em fases de aperfeiçoamento. “Já foram realizados estudos e testes, e se mostrou bem viável”, conclui.


>> Últimas notícias <<

 

O grupo de pensadores do projeto é formado por quatro pessoas. Joel Lazzaretti, economista e responsável pela área de mercados e capitais, projeções de preços e coordenação de projetos fazendo o setor administrativo e financeiro do negócio. Frederico Damasceno, economista focado na área de comercialização, vendas e estratégias de marketing. Neomar Sandrin, que faz a parte de agronômica e também é programador. Jean Weschenfelder, que desenvolveu e está aperfeiçoado o software na web.

 

A ideia da empresa teve início em 2016 com a participação em um projeto onde foram premiados e conseguiram auxilio para impulsionar o negócio. “Participamos de um projeto chamado Sinapse da inovação - que é entre Fapesc e Sebrae - fomos contemplados entre mais de duas mil empresas participantes. Depois de três etapas ficamos entre as 100 finalistas e recebemos um auxilio econômico para tirar o projeto do papel e estar desenvolvendo, isso foi um dos fatores que alavancou a empresa”, diz Joel.  O projeto também participa da incubadora tecnológica da Unochapecó – Inctech, no qual os auxilia em treinamentos, cursos e auxilio na participação de editais de subvenção no desenvolvimento de logomarca de design.


Agrosimulador                                                                                                                     

 

O software foi criado com objetivo de auxiliar os produtores agrícolas a trazer informações e alertas sobre a plantação e suas fases. “O software tem quatro frentes, pode chamar de quatro módulos, um deles é o simulação de rentabilidade futura, onde antes mesmo do produtor fazer o plantio de suas lavouras, ou fazer escolha do que vai plantar, ele pode utilizar o simulador e ver qual vai ser mais rentável, se ele pode plantar na mesma área de terra milho, soja ou trigo, por exemplo. Ele coloca os três no sistema, e com os custos de insumo de mercado e as projeções de preço que o software apresenta, vai mostrar qual irá sobrar mais e qual vai dar mais lucro ao final, assim ajudamos ele a melhorar a rentabilidade da atividade. Outro módulo é a gestão financeira, cada atividade que é feita o produtor lança no sistema suas despesas e receitas, e com a atividade tem o resultado final que é juntado para fazer a gestão financeira da propriedade.


>> Leia mais matérias <<


Mais dois módulos


Outro módulos é das atividades, cada atividade tem um acompanhamento agronômico com o ciclo, o que chamamos de linha do tempo da atividade agrícola, onde ele vai receber alertas se tiver atrasado com aplicação de inseticidas, fungicidas ou se tiver passando o período de colheita, conforme ele vai fazendo cada etapa o agricultor vai marcando no sistema a data e o que foi desenvolvido para ver se ele esta fazendo dentro dos padrões agronômicos.


O último módulo é um simulador de pastagem, onde conseguimos - com as informações técnicas da semente que ele comprou e do preço que ele pagou - fazer um comparativo de qual semente e qual tipo de pastagem é mais rentável para ele em formação de massa verde para pastagem e seus nutrientes. Este último ainda não esta desenvolvido, foi testado e é útil para o produtor,  mas ainda não desenvolvemos.


>> Confira mais conteúdos de Economia <<


Em desenvolvimento


O quinto item que esta nos planos de ser desenvolvido é uma projeção de fenômeno climático, lavouras e atividades agrícolas em geral depende muito do clima para desenvolver, um grande volume de chuva em longo prazo não conseguimos prever, mas conseguimos prever fenômeno climático e se vai ser um ano melhor que a media ou pior que a média para as plantações, isso pretendemos colocar também dentro do software.

 

 Os desafios e valores da plataforma on-line

 

Um dos problemas que o grupo acreditou que pudessem enfrentar com este projeto é a dificuldade do acesso à internet no interior. “Ele é um software, então precisa estar conectado a internet para funcionar. O acesso pela internet era uma preocupação nossa no inicio, mas isso foi sendo solucionado ao natural o crescimento do uso da internet no campo tem sido muito grande e principalmente neste momento pelo celular em função de redes sociais, isso tem nos ajudado a incluir estes produtores na internet e estamos aproveitando este embalo, uma coisa que era bem problemática no começo - que era o receio deles não terem o acesso a internet - rapidamente esta sendo suprida e não consideramos mais uma preocupação para o nosso negócio”, explica Joel.


>> Rússia fará restrição à importação de carne do Brasil << 

 

O objetivo do grupo é rentabilizar a empresa com duas maneiras de venda. A primeira seria comercializar diretamente com os produtores agrícolas, e a outra através de convênios com cooperativas e seus cooperados. “Produtores rurais interessados vão poder comprar uma licença de uso semestral ou anual e estar utilizando no gerenciamento de suas atividades. Outra frente de venda também vai ser convênios e contratos com cooperativas, sindicato rural e órgãos que dão apoio a produtores, então o objetivo é, inclusive, fazer um convênio com uma cooperativa a longo e curto prazo onde eles comprem um pacote de 100 a 500 licenças de uso e apliquem com seus cooperados”, complementa o economista.

 

Licença

 

As assinaturas básicas da  licença de uso para o agrosimulador começam a  partir de R$39,90 mensais, e se elevam de acordo com o tamanho de cada propriedade. O endereço do site é www.agrosimulador.com.br e pode ser testado gratuitamente. Para quem quiser adquirir o software pode entrar em contato pelo e-mail atendimento@agrosimulador.com.br.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Preço dos produtos básicos cresce em Chapecó
Chapecó está entre as melhores cidades para se fazer negócios
CDL sugere horários de atendimento para as vendas de Natal em Chapecó
Faturamento de exportações de carne suína de SC em 2019 supera todo ano de 2018
Boviexpo encerra neste sábado em Chapecó
Apostas lotéricas ficam mais caras a partir de domingo
Entenda as diferenças entre temporários e terceirizados
Preço pago ao produtor de trigo aumenta em Santa Catarina
Minerais orgânicos na dieta do gado de leite favorecem produtividade
Balcão de empregos de Chapecó tem 253 vagas disponíveis