Alunos cultivam horta medicinal em Chapecó

Estudantes de 8 a 11 anos participam da atividade na Escola Nova Aurora, no Distrito Marechal Bormann

Estudantes do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Nova Aurora, localizada no Distrito Marechal Bormann desenvolvem o projeto ‘A horta que cura’. A atividade tem como objetivo cultivar a horta onde são plantados chás medicinais e temperos, que são cuidados pelos próprios alunos. A escola ofereceu aos alunos um laboratório natural, conscientizando as crianças sobre a importância de plantação e dos cuidados, assim como o proveito do cultivo.


A aluna Clarice Andrade, de 8 anos, aprovou a iniciativa da escola: “Gostei muito de aprender como plantar, como fazer e fazer o cultivo das plantas. Quando estamos com dor de barriga, já sei o que tomar para aliviar a dor”, conta.

A atividade surgiu a partir da cultura dos próprios alunos, com relatos da utilização de ervas no seu cotidiano. Para iniciar o trabalho, eles assistiram a um vídeo informativo sobre plantas medicinais, cada aluno trouxe para a escola uma muda de chá e pesquisou sobre os benefícios do mesmo. O plantio das mudas foi feito na escola, com sua respectiva identificação e degustação do chá.


Para a secretária de Educação Sandra Maria Galera destaca que “a escola deve proporcionar aos alunos novas experiências. Não podemos esquecer e nem deixar de lado o conhecimento popular e tradicional que fazem parte da nossa cultura”, concluiu.


Para encerrar o projeto, será feito um repelente natural à base de citronela e a construção de um minilivro de ervas. De acordo com a professora Viviane Thiel, “a horta surgiu da necessidade de trabalhar algo próximo da realidade dos alunos. Eles utilizam muito o chá no seu dia a dia, junto com as famílias, para curar dores comuns. É muito importante trabalhar a teoria e a prática junto. Assim se constrói a aprendizagem que fica para sempre”, conclui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Estação Espacial Internacional poderá ser vista no céu de Chapecó
Rafitec abrirá 150 novos postos de trabalho em 2018 em Xaxim
Projeto inédito amplia vagas na educação integral em SC
Adolescente em situação de vulnerabilidade tem final feliz
Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-282 em Saudades
Cachorrinha é levada de pátio de casa em Chapecó
Campanha de incentivo ao estudo é reforçada
Motorista fica preso em ferragens após acidente, em Saudades
Monumento ao Centenário será inaugurado nesta sexta-feira (25)
Divaldo Franco faz palestra gratuita em Chapecó