Alunos cultivam horta medicinal em Chapecó

Estudantes de 8 a 11 anos participam da atividade na Escola Nova Aurora, no Distrito Marechal Bormann

Estudantes do 3º ao 5º ano da Escola Municipal Nova Aurora, localizada no Distrito Marechal Bormann desenvolvem o projeto ‘A horta que cura’. A atividade tem como objetivo cultivar a horta onde são plantados chás medicinais e temperos, que são cuidados pelos próprios alunos. A escola ofereceu aos alunos um laboratório natural, conscientizando as crianças sobre a importância de plantação e dos cuidados, assim como o proveito do cultivo.


A aluna Clarice Andrade, de 8 anos, aprovou a iniciativa da escola: “Gostei muito de aprender como plantar, como fazer e fazer o cultivo das plantas. Quando estamos com dor de barriga, já sei o que tomar para aliviar a dor”, conta.

A atividade surgiu a partir da cultura dos próprios alunos, com relatos da utilização de ervas no seu cotidiano. Para iniciar o trabalho, eles assistiram a um vídeo informativo sobre plantas medicinais, cada aluno trouxe para a escola uma muda de chá e pesquisou sobre os benefícios do mesmo. O plantio das mudas foi feito na escola, com sua respectiva identificação e degustação do chá.


Para a secretária de Educação Sandra Maria Galera destaca que “a escola deve proporcionar aos alunos novas experiências. Não podemos esquecer e nem deixar de lado o conhecimento popular e tradicional que fazem parte da nossa cultura”, concluiu.


Para encerrar o projeto, será feito um repelente natural à base de citronela e a construção de um minilivro de ervas. De acordo com a professora Viviane Thiel, “a horta surgiu da necessidade de trabalhar algo próximo da realidade dos alunos. Eles utilizam muito o chá no seu dia a dia, junto com as famílias, para curar dores comuns. É muito importante trabalhar a teoria e a prática junto. Assim se constrói a aprendizagem que fica para sempre”, conclui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Governo autoriza novo edital para reforma da Escola São Miguel
Radar Meteorológico Oeste chega a Chapecó
Primeira Mostra de Palhaçaria de Chapecó será em maio
Xanxerê sedia evento de certificação de cães
Greve geral em Chapecó começou com queima de pneus e terminal urbano bloqueado
Expo Kids: Crianças com a mão na massa
Funcionários dos Correios estão em greve por tempo indeterminado
A delicada arte das bonecas de pano
Academia para bebês estimula flexibilidade e coordenação
Bandejão do Centro deve reabrir no fim de maio, em Chapecó