Aprova Digital começa a ser instalado na próxima semana pela prefeitura de Chapecó

Sistema que começa a ser instalado na segunda-feira (11), permite a arquitetos e engenheiros obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples

- Publicidade -
 

Automatizar e agilizar a liberação de licenças de projetos e obras junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Isso é o que promete o sistema Aprova Digital que começará a ser implantado pela prefeitura de Chapecó.

Segundo a prefeitura, a ferramenta permite a arquitetos e engenheiros obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples e menos burocrática. É possível fazer o cadastro, gestão e trâmite de processos na nuvem pelo gestor, profissional ou analista. Haverá economia de tempo em eventuais filas e deslocamentos, além de impressão de arquivos e menor número de correções.

Atualmente o processo é manual e leva de dois a três meses ser finalizado. Com o Aprova Digital, a emissão de Alvará de Obra é feito de forma 100% eletrônica com a expectativa de diminuir os prazos em até 50%. Em Cascavel (PR), onde o sistema já está implantado, o processo todo diminuiu de 70 para 15 dias.

Serviços que passarão a ser eletrônicos

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Chapecó (SEDUR), Américo do Nascimento Júnior, os seguintes serviços passarão a ser totalmente eletrônico: Aprovação (de projetos); Aprovação do projeto hidrosanitáro; Alvará de construção; Inspeção de instalações; Habite-se; Ampliação; Regularização; Demolição, e a emissão da Certidão de Edificação. "A ideia é contribuir para impulsionar o mercado imobiliário e, especialmente, facilitar o trabalho de Arquitetos e Engenheiros que encaminham e acompanham o trâmite de seus processos diariamente na Sedur", diz Américo do Nascimento.

Treinamentos

O cronograma de implantação inicia nesta segunda-feira (11), com  treinamento coletivo, treinamento individual e simulação de processos. Nos próximos dias, gradativamente, o sistema e seus módulos estarão todo online e ativos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Fogo destrói casa em Faxinal dos Guedes
Caminhoneiro morre após grave acidente em Seara
Prefeitura instala chicanes como alternativa às lombadas em Chapecó
Palestra sobre como empoderar pessoas com deficiência ocorre em Chapecó
Três motoqueiros caem após óleo ser derramado em rodovia de Chapecó
6º Bate Casco ocorre neste domingo em Chapecó
Ciclista é transferido de helicóptero para Chapecó após sofrer acidente
Mãe promove macarronada para pagar tratamento do filho em Chapecó
Posto de saúde do Alto da Serra é entregue à comunidade
Mulher cai de prédio em construção no Centro de Chapecó