Aprova Digital começa a ser instalado na próxima semana pela prefeitura de Chapecó

Sistema que começa a ser instalado na segunda-feira (11), permite a arquitetos e engenheiros obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples

Automatizar e agilizar a liberação de licenças de projetos e obras junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Isso é o que promete o sistema Aprova Digital que começará a ser implantado pela prefeitura de Chapecó.

Segundo a prefeitura, a ferramenta permite a arquitetos e engenheiros obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples e menos burocrática. É possível fazer o cadastro, gestão e trâmite de processos na nuvem pelo gestor, profissional ou analista. Haverá economia de tempo em eventuais filas e deslocamentos, além de impressão de arquivos e menor número de correções.

Atualmente o processo é manual e leva de dois a três meses ser finalizado. Com o Aprova Digital, a emissão de Alvará de Obra é feito de forma 100% eletrônica com a expectativa de diminuir os prazos em até 50%. Em Cascavel (PR), onde o sistema já está implantado, o processo todo diminuiu de 70 para 15 dias.

Serviços que passarão a ser eletrônicos

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Chapecó (SEDUR), Américo do Nascimento Júnior, os seguintes serviços passarão a ser totalmente eletrônico: Aprovação (de projetos); Aprovação do projeto hidrosanitáro; Alvará de construção; Inspeção de instalações; Habite-se; Ampliação; Regularização; Demolição, e a emissão da Certidão de Edificação. "A ideia é contribuir para impulsionar o mercado imobiliário e, especialmente, facilitar o trabalho de Arquitetos e Engenheiros que encaminham e acompanham o trâmite de seus processos diariamente na Sedur", diz Américo do Nascimento.

Treinamentos

O cronograma de implantação inicia nesta segunda-feira (11), com  treinamento coletivo, treinamento individual e simulação de processos. Nos próximos dias, gradativamente, o sistema e seus módulos estarão todo online e ativos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Chapecó já apresenta 372 focos da dengue neste ano
Assinada ordem de serviço para fase final de obra do quartel dos Bombeiros de Chapecó
Cresce 500% o número de MEIS em Chapecó
Guarda Municipal e Agentes de Trânsito: onde atuam e como acionar
Número de focos da dengue cresce 58% em Concórdia
GPS Rural leva mais segurança a comunidades do interior de Chapecó
Unochapecó recebe intercambistas da Itália e Colômbia
Programa GPS Rural será implantado em Saudades
Cadeirante de 53 anos é atropelada no Centro de Chapecó
Motociclista fica ferido após acidente no centro de Chapecó