Aprova Digital começa a ser instalado na próxima semana pela prefeitura de Chapecó

Sistema que começa a ser instalado na segunda-feira (11), permite a arquitetos e engenheiros obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples

Automatizar e agilizar a liberação de licenças de projetos e obras junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Isso é o que promete o sistema Aprova Digital que começará a ser implantado pela prefeitura de Chapecó.

Segundo a prefeitura, a ferramenta permite a arquitetos e engenheiros obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples e menos burocrática. É possível fazer o cadastro, gestão e trâmite de processos na nuvem pelo gestor, profissional ou analista. Haverá economia de tempo em eventuais filas e deslocamentos, além de impressão de arquivos e menor número de correções.

Atualmente o processo é manual e leva de dois a três meses ser finalizado. Com o Aprova Digital, a emissão de Alvará de Obra é feito de forma 100% eletrônica com a expectativa de diminuir os prazos em até 50%. Em Cascavel (PR), onde o sistema já está implantado, o processo todo diminuiu de 70 para 15 dias.

Serviços que passarão a ser eletrônicos

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Chapecó (SEDUR), Américo do Nascimento Júnior, os seguintes serviços passarão a ser totalmente eletrônico: Aprovação (de projetos); Aprovação do projeto hidrosanitáro; Alvará de construção; Inspeção de instalações; Habite-se; Ampliação; Regularização; Demolição, e a emissão da Certidão de Edificação. "A ideia é contribuir para impulsionar o mercado imobiliário e, especialmente, facilitar o trabalho de Arquitetos e Engenheiros que encaminham e acompanham o trâmite de seus processos diariamente na Sedur", diz Américo do Nascimento.

Treinamentos

O cronograma de implantação inicia nesta segunda-feira (11), com  treinamento coletivo, treinamento individual e simulação de processos. Nos próximos dias, gradativamente, o sistema e seus módulos estarão todo online e ativos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Motociclista fica ferido após acidente em Chapecó
PRF apreende 7,5 mil maços de cigarro contrabandeado em Cunha Porã
Mais de 2,8 mil unidades sem luz em Chapecó
Alunos que tiveram a isenção no Enem negada podem entrar com recurso
Casa é destruída por incêndio em Dionísio Cerqueira
Delegacia Virtual registra mais de 180 mil ocorrências em 2018 em SC
Avianca cancela voos a partir desta terça-feira (23) em Chapecó
Mulher é atropelada no interior de Xanxerê
Frente fria muda o tempo a partir desta segunda-feira em Santa Catarina
Pai e filho ficam feridos em acidente em Concórdia