Artesã Thais Zanini Klein: versatilidade e delicadeza na ponta da agulha

Ela pegou gosto pelo artesanato ainda pequena. Hoje tem seu próprio ateliê e comemora poder viver da sua arte

Por Carolina Dias
carol@diariodoiguacu.com.br

Artesã profissional desde 2011, Thais Zanini Klein, tem sua história com o artesanato desenhada desde pequena, quando aprendeu com a mãe e a avó, a fazer ponto cruz. Aos sete anos, Thais aprendeu a bordar. Ela conta que na escola, estava no currículo bordado, tricô, crochê e pintura em tecido. “Até a minha adolescência tive muito contato com o artesanato, mas comecei a trabalhar profissionalmente em 2011, na minha segunda gravidez”, diz. Thais precisou ficar de repouso e começou a pesquisar na internet, artesanato, fazer os itens para o enxoval da filha, e decidiu comprar uma máquina de costura.

Em entrevista ao Diário do Iguaçu, ela conta como tudo começou. “Comecei fazendo os paninhos de boca, e fui evoluindo na costura, assistindo vídeos no youtube e quando minha filha nasceu, eu já tinha tudo pronto. Fui pegando gosto pela coisa, foram surgindo encomendas e passei a me interessar muito pelas bonecas, e a primeira que eu fiz foi a Tilda, de uma artesã norueguesa chamada Tone Finnanger. De lá para cá não parei mais”, conta Thais.

Bonecas

Ela foi se aperfeiçoando, continuou assistindo vídeos pela internet e fazendo cursos presenciais com bonequeiras renomadas. Para fazer as bonecas, Thais utiliza tecido, feltro, lãs, rendas, e dá atenção especial aos detalhes. Em média, ela leva um dia e meio a dois para confeccionar uma boneca. “Se for contar a questão do projeto, em torno de três dias e meio, para desenhar o molde, projetar a roupa e o formato do rosto”, afirma.

Retalho de Luxo

A artesã tem um ateliê Retalho de Luxo, onde faz todos os tipos de trabalhos em tecido. Aceita encomendas e têm produtos a pronta entrega. “Faço muitas lembrancinhas de nascimento, aniversários, personagens para decoração das mesas, tanto de batizados, quanto aniversários, trabalho com bonecas esculpidas no tecido, o que acaba agradando proprietárias de casas de festa, com quem trabalho em parceria, e organizadores de eventos”, relata Thais.

Concurso

Thais doou uma de suas bonecas para uma Casa de recuperação para pessoas com Alzheimer, que fica em Bento Gonçalves (RS) e essa boneca está participando de um concurso. O concurso foi criado por uma artesã chilena, Millyta Vergara, especialista em bonecas e uma fábrica de tecidos chamada Fernando Maluhy. “Ela disponibilizou o esboço do molde da boneca e cada artesã interessada em participar, fazia a boneca em cima do molde e o rosto e a roupa da maneira que quisesse. A regra principal é que essas bonecas após confeccionadas fossem para Bento Gonçalves”, explica Thais.

Exterior

As bonecas de Thais já foram mandadas para o exterior, onde tem bastante clientes e muitos também no Brasil. “Hoje eu trabalho exclusivamente com artesanato, mas tenho a sorte de ter um marido que dá todo o aporte financeiro e posso me dar ao luxo de viver da minha arte”, orgulha-se.

Opções diferenciadas

Desde a criança que vai no ateliê com a mãe, ou visita alguma feira, festinha e gosta do trabalho de Thais, quanto mulheres que procuram a artesã querendo uma boneca, um produto diferenciado, artesanal, de qualidade, são os perfis de pessoas que vão atrás do trabalho da artesã. “Meu trabalho agrada bastante da criança à bisavó”, conta.

Ela recebe namorados, maridos, pais, em busca de presentes diferentes. Divulgo muito nas redes sociais e participo bastante de feiras. “Céu Aberto é a primeira vez que vou participar. Recebi o convite de uma das organizadoras e vou expor meus produtos com mais duas parceiras”.

Cadastro

Eu tenho um cadastro de artesã pela prefeitura. Todos os anos fazemos a atualização desse cadastro e com ele consigo participar de feiras e exposições e me manter ativa, com meu negócio regularizado, em todos os âmbitos.

Cursos

No ateliê, Thais dá curso de bonecas e de costura criativa.

Mais 300

Desde que começou seu trabalho com bonecas, Thais já confeccionou mais de 300 bonecas. “Tenho elas a pronta entrega e aceito encomendas”.

Quer conhecer o trabalho de Thais Zanini Klein

Facebook: Ateliê Retalho de Luxo

Instagram: Ateliê Retalho de Luxo

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

50% dos homens podem perder o cabelo até os 50 anos
Sete dicas para não prejudicar o fim de ano
11ª Mostra Cultural de Dança ocorre neste sábado
As novidades da Netflix para dezembro
Artesã Thais Zanini Klein: versatilidade e delicadeza na ponta da agulha
Arte para mudar de vida: Aguida Balena hoje se dedica ao filho e a paixão pelo artesanato, em Chapecó
Cinco dicas para quem quer fazer o ensino médio fora do Brasil
Chapecó recebe festival Risorama em dezembro
Prefeitura de São Miguel do Oeste abre vaga para Pedagogo
Curiosidades e histórias por trás do Natal