Banda cover dos Beatles de Chapecó se apresenta em Liverpool

Os quatro integrantes moram em Chapecó e tocaram no mesmo bar que os Beatles iniciaram a carreira

- Publicidade -
 

Nadia Michaltchuk
nadia@diariodoiguacu.com.br

Você já imaginou como seria conhecer a casa onde os seus ídolos passaram a infância? Ou melhor que isso, pisar no palco em que uma das maiores bandas de rock do mundo tocou pela primeira vez? Para os quatro integrantes da banda cover Star Beetles, isso foi possível após uma viagem à cidade de Liverpool, na Inglaterra. 

>> Últimas notícias <<

Os músicos, naturais da Argentina, são tão fãs dos Beatles que aceitaram a proposta de morar em Chapecó para tocar na banda Star Beetles. Cada um deles representa um dos integrantes da formação original. Javier Godoy, 35 anos, é cover do vocalista e guitarrista John Lennon. 

Javier Godoy mora em Chapecó desde 2012. O fã trabalha como cover dos Beatles há 10 anos. Quando recebeu o convite de participar da Star Beatles não pensou duas vezes antes de se mudar para Chapecó, onde o produtor da banda mora. 

“A banda nasceu em 2009 com integrantes argentinos e esse é justamente o nosso diferencial. Na Argentina tem muitas bandas covers dos Beatles, muito mais do que no Brasil”, conta Godoy.

No entanto, sua história com o rock e com os Beatles começou muito antes. “Na argentina a gente escuta rock desde criança. Mesmo na escola nós temos aulas de música desde cedo”, explica.

Aos cinco anos o artista conheceu os Beatles e desde então se considera um fanático. “Os Beatles sempre estiveram na minha casa. A minha primeira lembrança dos Beatles foi ter escutado a música Hard Day's Night em um programa de televisão. A partir daí isso se tornou uma obsessão para mim”, lembra. 

Um dos sonhos de Godoy era saber como é ser um dos Beatles. Com a Star Beetles esse sonho tornou-se real. “Eu já passei por várias fases da vida, ouvi diversas bandas, mas Beatles sempre foi a banda da minha vida. É incrível como algo que você gosta pode se tornar um trabalho”. 

Atualmente, a banda realiza shows em todo o Brasil. Em agosto de 2017 visitaram a cidade de Liverpool, onde os Beatles iniciaram a carreira. Os Star Beetles foram para participar do festival “Beatle Week”, que seleciona anualmente covers dos Beatles para participar de shows. Ao todo, a banda realizou dez shows em diferentes pontos de Liverpool. 

Casa dos Beatles

Durante a viagem, os Star Beetles conheceram o exterior da casa onde John Lennon e Paul McCartney passaram a infância e a adolescência. As duas casas pertencem ao National Trust, órgão responsável pelo patrimônio britânico, que é quem organiza o tour chamado “The Beatles Childhood Homes”. Porém, para fazer o tour é preciso planejamento, pois ele não acontece o ano inteiro e, como tem vagas muito limitadas, se esgota rapidamente.

A casa de John Lennon, chamada “Mendips”, foi construída na década de 1930. O Beatle morou com sua tia Mimi entre os anos 1945 e 1963. Em 2002, ela foi comprada por Yoko Ono, viúva de John Lennon, e doada ao patrimônio britânico para que pudesse ser aberta à visitação. 

O National Trust fez então uma restauração completa na casa para que ela voltasse a ter as características e a decoração que teria tido na metade do século passado. Enquanto morava na casa, Lennon formou a banda “Quarrymen” e durante uma apresentação em um salão paroquial da vizinhança, conheceu Paul McCartney. 

Já a casa “20 Forthlin Road” foi onde Paul viveu com a família entre 1955 e 1963. Na casa foram compostas mais de 100 músicas da banda. Um dos destaques da visita são as fotos da família tiradas pelo irmão de Paul, Mike McCartney.

The Cavern Club 

O Cavern Club é um bar especializado em apresentações musicais, localizado na cidade de Liverpool, na Inglaterra. Ficou mundialmente conhecido por ser o local inicial da carreira dos Beatles. A banda Star Beetles também conheceu o Cavern Club e se apresentou no mesmo palco em que os Beatles tocaram. 

Os Beatles se apresentaram pela primeira vez no Cavern Club no ano de 1961. Daí em diante, a banda passou a realizar shows regulares no local até 1963, totalizando 292 shows. Foi ali que Brian Epstein conheceu a banda, vindo posteriormente a ser seu empresário.

Após viagem aos Estados Unidos, em 1964, e a consagração mundial, os Beatles não se apresentaram mais no Cavern Club, mas outros artistas e bandas de renome, como The Rolling Stones, The Yardbirds, Elton John, Queen, Status Quo, Suzi Quatro e John Lee Hooker animavam a casa.

Os Star Beetles tocaram no Cavern Club, onde os Beatles se apresentaram pela primeira vez (Fotos: Arquivo Pessoal)


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Baú de Histórias apresenta o espetáculo Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas em São Miguel do Oeste
Torcedor da Chapecoense reza e faz simpatias pelo time
Luiz Gheno apresenta seu sétimo livro em Chapecó
Rock’n Camerata está de volta ao Oeste
Fundação Logosófica lança dois livros infantis em Chapecó
Performance Karma chega ao Sesc Chapecó nesta quinta-feira (4)
Peça Floquinho de Neve será apresentada na Feira do Livro de Chapecó
Os 100 anos de Jovenal
Escritora Dinara Tessari apresenta em Chapecó novo trabalho
Dia do Surdo: Conheça a história do professor Andersson Luchese