Belezas naturais atraem turistas no Oeste

Cascatas, paisagens naturais e parques são opções de lazer para quem deseja passar as férias perto de casa

O Grande Oeste é uma das regiões turísticas mais rústicas de Santa Catarina. A paisagem campeira, repleta de cascatas e cachoeiras, é encontrada na maioria dos municípios. A região é formada por cerca de 58 municípios. As atrações turísticas dos municípios contam com estâncias de águas termais, turismo rural, gastronomia, museus e atividades ligadas ao ecoturismo.

>> Últimas notícias <<

Para quem deseja curtir as férias sem sair do Oeste, o Diário do Iguaçu preparou um guia com as principais atrações da região. 

Xanxerê 

O principal ponto turístico de Xanxerê é a Cascata S’Manella. Ela possui três quedas de água no Rio Chapecozinho, entre as cidades de Xanxerê e Ipuaçu. Em 1960 a construção de uma hidrelétrica começou no local. Porém, a obra coordenada pelo engenheiro Salomão Manella parou e a Cascata se tornou um ponto turístico na cidade. De acordo com a Santa Catarina Turismo (Santur), o local fica em uma área particular e a região abriga uma reserva indígena. A Cascata recebe visitantes diariamente das 7h às 22h. 

(Foto: Prefeitura de Xanxerê)

Itá 

Considerada o cartão postal de Itá, as Torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro são as únicas estruturas que ainda restaram da antiga cidade de Itá que foi totalmente submersa pela represa do Lago da Usina Hidrelétrica. Com elas, sobrevivem até hoje a história, a cultura, a fé e a coragem do povo itaense e é considerado o símbolo turístico do município, sendo um dos atrativos responsável por inserir Itá no cenário turístico brasileiro. 

As torres da antiga igreja são totalmente iluminadas e ligadas durante a noite, resultando em uma perfeita combinação com a paisagem natural, para tornar-se um atrativo não só durante o dia, mas também à noite.
Além das torres, a cidade também oferece outras atrações turísticas. Entre elas destaca-se o Parque Aquático Thermas Itá, com piscinas termais ao ar livre. Ainda, para os que preferem a aventura, a cidade conta com a maior tirolesa do Sul do Brasil, trilhas e arvorismo.  

(Foto: Prefeitura de Itá)

Abelardo Luz

Para os visitantes, a principal atração de Abelardo Luz é o Parque das Quedas. A paisagem do local é composta por 10 quedas d’água, três ilhas e um bosque. Há também trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de aves, piscina com tobogã, churrasqueiras e cabanas para hospedagem. O parque abriga ainda o Santuário Nossa Senhora Aparecida e a Gruta Caracol, que serviu de refúgio para participantes da Revolução Federalista, que ocorreu entre os anos de 1893 e 1895. O espaço funciona diariamente das 8h30 às 20h30. 

(Foto: Bia Piva/Diário do Iguaçu)

Águas de Chapecó

A Companhia Hidromineral é a grande atração de Águas de Chapecó. As piscinas são abastecidas com águas minerais de um poço artesiano, com temperatura média de 37º. A água é recomendada para o tratamento de diversos problemas de saúde, como reumatismo, úlsera e cálculo renal.

O parque oferece duas piscinas, uma semiolímpica e outra coberta. Ainda, há opção de piscina para as crianças. Além disso, o parque oferece 36 banheiras, área de camping, espaço para festas, churrasqueiras e estacionamento.

Localizado no centro do município, o complexo foi construído às margens do Rio Chapecó. A Hidroeste está aberta durante o verão e no inverno disponibiliza apenas banhos de banheira. 

(Foto: Prefeitura de Águas de Chapecó)

Piratuba

A grande atração de Piratuba é o Parque Termal. Pertencente à Companhia Hidromineral, o Parque Termal possui uma estrutura ampla e moderna. Com piscinas abertas, cobertas e chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano e o lazer é garantido para pessoas de qualquer idade.

A água termal de Piratuba jorra do poço, que tem 674 metros de profundidade e abastece as piscinas diariamente. A água sobe com força natural. A temperatura, também natural, de cerca de 38º em qualquer estação do ano. A água é sulfurosa e possui propriedades terapêuticas, o que proporciona um banho agradável e relaxante.

(Foto: Prefeitura de Piratuba)

São João do Oeste

Os turistas que visitarem São João do Oeste podem visitar o Termas São João. O parque surgiu da perfuração de um poço para água potável pela Prefeitura Municipal entre os anos de 1994 e 1995, o que resultou em águas termais de alto teor mineral, impróprias para o consumo, mas excelentes para o balneário. 

O espaço é destinado para pessoas de todas as idades. O ambiente é seguro e tranquilo, com piscinas cobertas e ao ar livre. O parque conta, ainda, com tobogãs, escorregadores infantis e chuveirinhos e com uma área especial para banhos de sol. 

Para quem prefere o ecoturismo, o parque possui tirolesa, arvorismo, pêndulo, escalada, rapel, tiro ao alvo, passeio de charrete e trilha ecológica ao longo do Rio Fortaleza. Os visitantes podem se hospedar em cabanas, apartamentos ou alojamentos. 

(Foto: Prefeitura de São João do Oeste)


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escola de Artes realiza exposição de desenho em Chapecó
Chapecó terá transporte rodoviário para o Beto Carrero
Shopping recebe exposição de escoteiros em Chapecó
Confira a programação completa do Festival Nacional de Teatro de Chapecó
Segundo dia de espetáculos em Chapecó começa com Vikings e o Reino Saqueado
Primeiro dia do Festival Nacional de Teatro terá quatro espetáculos em Chapecó
Chapecó será palco do Festival Nacional de Teatro
Conheça os benefícios do chocolate e saiba aproveitar a Páscoa com saúde
Projeto transforma crianças em super-heróis em Chapecó
Decorare 2019 será um resgate da história de Chapecó