Castelinho será restaurado e obras do Vila Zenaide começam em breve

Decreto nº 36.196 que trata sobre o tombamento foi assinado pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon no dia 20 dezembro de 2018

Seguindo o desejo de preservar a casa e a história da família Bertaso, a Bellei Salvador Incorporação, com a colaboração da família Sérgio Bertaso, junto a prefeitura de Chapecó, com o prefeito Luciano Buligon e o secretário de Cultura,  Nemésio Carlos da Silva, efetivou o tombamento do Castelinho por meio do Decreto nº 36.196 de 20 dezembro de 2018, que dispõe sobre o Tombamento da Residência Vila Zenaide, conhecida como “Casa do Coronel Bertaso” ou “Castelinho”.

>> Últimas notícias

 “O desejo da família Sérgio Bertaso e da Incorporadora sempre foi preservar e restaurar a casa e, de modo algum, demolir para simplesmente construir algo novo, e é exatamente isso que nós vamos fazer: o retrofit da casa antiga, garantindo a transmissão do bem cultural para o futuro e dando uma destinação útil ao monumento”, explicou o diretor da construtora Bellei Salvador, André Luiz Salvador. 

Tombamento

Foram cerca de cinco meses de trabalho, com tratativas e assembleias, que envolveram a Secretaria de Cultura, o Conselho de Cultura e o Conselho da Cidade de Chapecó – ConCidade.

Nesse tempo estávamos trabalhando de acordo com a orientação da Lei Municipal de Tombamento nº3531 de 25 de junho de 1993, que determina o procedimento legal para o tombamento”, esclarece André. Nesse período ainda, foram feitas pesquisas, levantamentos e memorial descritivo a respeito do bem a ser tombado. Obras começam em breve.

“Com a casa tombada, houveram adequações no projeto para melhorar a visibilidade da mesma pela população e as obras devem iniciar-se em breve e de acordo com o decreto assinado pelo prefeito”, reforça o diretor.

A obrado Residencial Vila Zenaide terá a torre do edifício construída na parte de trás do terreno.

Os diferenciais do Residencial Vila Zenaide

1 - Preservação e revitalização da Residência Vila Zenaide, antiga casa do Coronel Ernesto Bertaso, fundador da cidade de Chapecó, com readequação dos ambientes para tornarem-se áreas de uso comum do novo empreendimento (dois salões de festas, academia, banheiros piscina, vestiário, fraldário, estúdio funcional e hall de entrada do edifício).

2 - Laje protendida para flexibilização de modificações nas plantas baixas (PLANTA PERSONALIZADA).

3 - A melhor localização da cidade, próximo a incontáveis estabelecimentos (farmácia, escola, supermercado) evitando a utilização de veículos para deslocamento nas áreas centrais da cidade; exclusiva e magnífica vista da cidade.

4 - Espaço Pets.

5 - Espaço Kids.

6 - Bicicletário para todas as unidades.

7- Aberturas (janelas e porta janelas) com grandes dimensões e orientação solar adequada, proporcionando economia de energia elétrica.

8- Venezianas elétricas nos dormitórios.

9- Preservação da vegetação de grande porte existente no local, com incorporação ao novo paisagismo.

10- Grande área de lazer externa, totalmente fora do edifício, aberta, com piscina térrea e com grande permeabilidade do solo.

11 - Fonte de energia solar para áreas comuns (uso de placas fotovoltaicas para geração de energia própria).

12 - Rede elétrica nas garagens para veículos com automação elétrica.

13 - Gerador para alguns equipamentos de uso comum no edifício (portões de garagens, iluminação das escadas e elevador).

14 - Paredes duplas entre apartamentos.

15 - Medidores de água individualizados para as unidades.

16 - Sensor de presença nas áreas comuns para economia de energia.

17 - Manta acústica nos pisos entre pavimentos.

18 - Infraestrutura para automação das unidades.

19 - Paisagismo na cobertura do edifício.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Falta conscientização: Lixo orgânico e reciclável juntos? NÃO pode.
Lanchonete Mundo Animal já está de portas abertas em Chapecó
Sels Treinamento chega a Chapecó com palestras motivacionais para empresas
Castelinho será restaurado e obras do Vila Zenaide começam em breve
Farmácias São Rafael fazem confraternização e comemoram sucesso em 2018
Empresa Kemia ganha prêmio Kurt Politzer de Tecnologia
Firme entrega empreendimento de alto padrão
MyClub é lançado em Chapecó
Renovigi inaugura fachada de Natal sustentável em Chapecó
Casa de Repouso Barão de Cotegipe oferece uma nova concepção de atendimento no Rio Grande do Sul