Castelinho será restaurado e obras do Vila Zenaide começam em breve

Decreto nº 36.196 que trata sobre o tombamento foi assinado pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon no dia 20 dezembro de 2018

- Publicidade -
 

Seguindo o desejo de preservar a casa e a história da família Bertaso, a Bellei Salvador Incorporação, com a colaboração da família Sérgio Bertaso, junto a prefeitura de Chapecó, com o prefeito Luciano Buligon e o secretário de Cultura,  Nemésio Carlos da Silva, efetivou o tombamento do Castelinho por meio do Decreto nº 36.196 de 20 dezembro de 2018, que dispõe sobre o Tombamento da Residência Vila Zenaide, conhecida como “Casa do Coronel Bertaso” ou “Castelinho”.

>> Últimas notícias

 “O desejo da família Sérgio Bertaso e da Incorporadora sempre foi preservar e restaurar a casa e, de modo algum, demolir para simplesmente construir algo novo, e é exatamente isso que nós vamos fazer: o retrofit da casa antiga, garantindo a transmissão do bem cultural para o futuro e dando uma destinação útil ao monumento”, explicou o diretor da construtora Bellei Salvador, André Luiz Salvador. 

Tombamento

Foram cerca de cinco meses de trabalho, com tratativas e assembleias, que envolveram a Secretaria de Cultura, o Conselho de Cultura e o Conselho da Cidade de Chapecó – ConCidade.

Nesse tempo estávamos trabalhando de acordo com a orientação da Lei Municipal de Tombamento nº3531 de 25 de junho de 1993, que determina o procedimento legal para o tombamento”, esclarece André. Nesse período ainda, foram feitas pesquisas, levantamentos e memorial descritivo a respeito do bem a ser tombado. Obras começam em breve.

“Com a casa tombada, houveram adequações no projeto para melhorar a visibilidade da mesma pela população e as obras devem iniciar-se em breve e de acordo com o decreto assinado pelo prefeito”, reforça o diretor.

A obrado Residencial Vila Zenaide terá a torre do edifício construída na parte de trás do terreno.

Os diferenciais do Residencial Vila Zenaide

1 - Preservação e revitalização da Residência Vila Zenaide, antiga casa do Coronel Ernesto Bertaso, fundador da cidade de Chapecó, com readequação dos ambientes para tornarem-se áreas de uso comum do novo empreendimento (dois salões de festas, academia, banheiros piscina, vestiário, fraldário, estúdio funcional e hall de entrada do edifício).

2 - Laje protendida para flexibilização de modificações nas plantas baixas (PLANTA PERSONALIZADA).

3 - A melhor localização da cidade, próximo a incontáveis estabelecimentos (farmácia, escola, supermercado) evitando a utilização de veículos para deslocamento nas áreas centrais da cidade; exclusiva e magnífica vista da cidade.

4 - Espaço Pets.

5 - Espaço Kids.

6 - Bicicletário para todas as unidades.

7- Aberturas (janelas e porta janelas) com grandes dimensões e orientação solar adequada, proporcionando economia de energia elétrica.

8- Venezianas elétricas nos dormitórios.

9- Preservação da vegetação de grande porte existente no local, com incorporação ao novo paisagismo.

10- Grande área de lazer externa, totalmente fora do edifício, aberta, com piscina térrea e com grande permeabilidade do solo.

11 - Fonte de energia solar para áreas comuns (uso de placas fotovoltaicas para geração de energia própria).

12 - Rede elétrica nas garagens para veículos com automação elétrica.

13 - Gerador para alguns equipamentos de uso comum no edifício (portões de garagens, iluminação das escadas e elevador).

14 - Paredes duplas entre apartamentos.

15 - Medidores de água individualizados para as unidades.

16 - Sensor de presença nas áreas comuns para economia de energia.

17 - Manta acústica nos pisos entre pavimentos.

18 - Infraestrutura para automação das unidades.

19 - Paisagismo na cobertura do edifício.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Placas do Mercosul: entenda o que muda e para quando ficou o novo prazo
UP Burger ensina a diferença entre cheese e hambúrguer
Entidades de Chapecó recebem doações de roupas e alimentos
Braseiro Pizzaria oferece sabores de pizza com nomes inusitados em Chapecó
Unopar apresenta novo portal de conteúdo para os quatro polos da instituição
Clínica Estética Virtuosa abre as portas com preços acessíveis em Chapecó
Bread Suppz lança promoção de marmita fitness em Chapecó
5º Armazém inaugura em Chapecó com autosserviço de chope
Atenção com o uso de documentos digitais
Missão Inverno Aquecido arrecada mais de 2 mil peças de roupas