Casa de Repouso Barão de Cotegipe oferece uma nova concepção de atendimento no Rio Grande do Sul

A Casa de Repouso Barão de Cotegipe é um espaço onde os hóspedes recebem cuidados especializados e realizam atividades que estimulam a manutenção de suas habilidades psicomotoras

Com uma população de cerca de sete mil habitantes Barão de Cotegipe faz parte da Região do Alto Uruguai Gaúcho e está localizada a 10 quilômetros do município de Erechim.

Barão de Cotegipe é uma cidade pequena e acolhedora, com a economia baseada na agricultura e que remete aos ares do interior. É justamente neste lugar rodeado de árvores, natureza, muito verde e ar puro que está instalada a Casa de Repouso Barão de Cotegipe, dotada de infraestrutura planejada e idealizada para oferecer qualidade, segurança, cuidado e muito carinho aos idosos.

Mais do que um espaço com atenção voltada à terceira idade é um local que apresenta uma nova concepção em atendimento para quem precisa de cuidados especiais nesta importante fase da vida.

Segurança e bem-estar

Estabelecida há cinco anos, a Casa de Repouso Barão de Cotegipe possui área física superior a 24 mil metros quadrados e oferece aos hóspedes, sejam eles temporários ou permanentes, dependentes ou independentes, um ambiente com quartos individuais, duplos e triplos, todos com banheiros privativos. No tocante à infraestrutura, possui também monitoramento por câmeras de vigilância, climatizadores de ar quente e frio, sala de banho climatizada, sala de convivência dotada de mesas para jogos, televisor e biblioteca. A Casa de Repouso possui também um vasto espaço para caminhadas, com ampla área verde propiciando um contato direto com a natureza, bem como horta e espaço destinado ao plantio de árvores frutíferas.

Fé e datas comemorativas

Para o exercício da fé e da religiosidade encontra-se construída, anexo à Casa de Repouso, uma capela de médiow porte com capacidade para aproximadamente 50 pessoas. As principais datas comemorativas, como aniversários, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia do Idoso, Natal e Ano-Novo, entre vários outras, são sempre comemoradas. Anualmente é celebrado o Almoço da Família, em parceria com o CTG municipal. Bingos e bailes mensais, assim como atividades lúdicas, boliche e jogos diversos fazem parte do cronograma de atividades da casa.

Envelhecimento seguro

 Ainda segundo relatado pela psicóloga, no que diz respeito ao envelhecimento seguro, “tendo em vista que a expectativa de vida da população mundial e brasileira tem aumentado, é cada vez mais importante que os idosos, mesmo aqueles que gozam de perfeito estado de saúde, sejam acompanhados de perto por estes especialistas, de modo a envelhecer com maior segurança, saúde e qualidade de vida”.

Respeito ao idoso

Por fim, Lisandra salienta que o idoso precisa de acompanhamento médico para definição do seu estado clínico funcional, estabelecimento de plano de cuidados com definição de condutas preventivas e terapêuticas medicamentosas ou não, e, ainda, orientação para os familiares e cuidadores. “É de grande valia para a saúde dos mesmos. Independente da faixa etária devemos avaliar o lado emocional tanto do idoso quanto dos familiares para um bom resultado”, finaliza a psicóloga.

 A importância da geriatria

De acordo com Lisandra Garcia, psicóloga geriatra há nove anos e há cinco trabalhando na Casa de Repouso Barão de Cotegipe, “quem procura o local que será a nova morada de seu familiar busca aquele que lhe oferecerá qualidade de vida, e é justamente o que nossa casa proporciona. Nós utilizamos técnicas de envolvimento humano para oferecer um envelhecimento saudável e feliz aos nossos idosos”.

Com foco na qualidade de vida dos hóspedes, Lisandra reforça a importância da geriatria nesse processo. A psicóloga explica que a geriatria é uma especialidade médica voltada para a prevenção, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação dos problemas relacionados ao envelhecimento das pessoas.

E conclui: “O geriatra se prepara para lidar com a complexidade dos problemas médicos peculiares a essa fase da vida e, dentre os principais objetivos dessa área médica, estão a preservação e a recuperação da independência e da autonomia funcional das pessoas idosas”.

Profissionais

Com foco integral no bem-estar do idoso, o espaço oferece uma estrutura diferenciada e, além da parte física, dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, cuidadores, psicóloga, fisioterapeuta geriátrica, assistente social, nutricionista, educador físico, farmacêutico, podóloga, manicure e cabeleireira.

Projetos

Na Casa de Repouso os hóspedes participam de inúmeros projetos, dentre os quais o Horta da Casa - idealizado pelo Serviço Social da casa – o qual tem por objetivo propiciar aos idosos plantar legumes, verduras e hortaliças em geral, bem como participar da colheita de frutos. Outro projeto aplicado na Casa de Repouso é o Compartilhando Histórias, que vem sendo desenvolvido pela psicóloga há cinco anos e consiste numa parceria da casa com uma escola do munícipio de Erechim. Neste projeto as crianças visitam a casa de repouso e interagem com os idosos de várias formas, inclusive por meio da leitura. “É uma fonte enriquecedora de experiências e uma forma de partilhar afeto; as crianças conhecem a casa e a forma de viver dos idosos e estes contam histórias e narram suas experiências de vida. Interação, alegria e resgate são as palavras que melhor definem o projeto”, pontua Lisandra.

Biblioteca

A Casa de Repouso também ganhou uma biblioteca, recém-inaugurada. Os livros foram doados em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria Regional de Educação. Outro projeto de destaque é a Zooterapia. Trata-se de uma terapia realizada com a presença de animais, mais especificamente de um cão da raça Golden Retriever, chamado Furbo, especialmente adestrado para a função.  Entre os projetos de entretenimento também se destacam os jogos, tais como dominó, jogo de damas, jogos de cartas, boliche e bingo, apenas para citar alguns.

Conheça a Casa de Repouso

Quem tiver interesse em conhecer a Casa de Repouso de Repouso poderá entrar em contato pelos telefones (54) 99191-7640, (54) 3523-1266 e (54) 3523-1355. O e-mail é clinicaderepouso.bc@gmail.com. Facebook: repousocotegipe. É possível, ainda, fazer uma visita à casa, situada na Rua Itararé, nº 67, em Barão de Cotegipe - RS.


(Vídeo: Grupo de Comunicação Bom Dia)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Firme entrega empreendimento de alto padrão
MyClub é lançado em Chapecó
Renovigi inaugura fachada de Natal sustentável em Chapecó
Casa de Repouso Barão de Cotegipe oferece uma nova concepção de atendimento no Rio Grande do Sul
F4 Auto Center inaugura em Chapecó
JBW Construções inaugura novo apartamento decorado
The Dogs lança aplicativo prático e funcional
Anjos Colchões está sob nova direção em Chapecó