Ceom encontra novos sítios arqueológicos em Vargem

Três novos sítios foram encontrados no dia 1º de março

- Publicidade -
 

No dia 1º deste mês, três novos sítios arqueológicos foram encontrados pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó) em Vargem. O trabalho realizado pelo Ceom, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possibilita que a comunidade conheça mais a história dos antepassados que viveram na região.

 

Desde novembro, o projeto busca recadastrar mais de 500 sítios arqueológicos em cerca de 30 municípios das regiões Oeste e Planalto. Foi durante esses trabalhos que a equipe encontrou, os novos sítios arqueológicos no município de Vargem.

 

A coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera, explica que os locais formam o que são conhecidas como 'estruturas anelares'. Ou seja, elevações de terra com formato de anel e um montículo central, utilizados para enterrar os mortos.

 

"Encontramos três sítios desse tipo, e cada um deles com características muito especiais. Um deles, por exemplo, é formado por um conjunto de cinco estruturas anelares. Outra característica marcante é que elas eram feitas sobre áreas bem altas", comenta.


>>> Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região

 

Os criadores das estruturas são grupos Jê Meridionais, que também são responsáveis por outras alterações na paisagem, como estruturas subterrâneas utilizadas como casas ou para estocar alimentos. "Esses grupos estavam espalhados pelas terras altas do sul do Brasil e da província de Misiones", acrescenta Mirian.

 

Os novos sítios, juntamente com os outros quatro que já eram conhecidos no município, passam a integrar o banco de dados do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos, mantido pelo IPHAN, com o objetivo de cuidar do rico patrimônio histórico brasileiro. Afinal, somente através de um passado preservado e valorizado é que podemos acessar nossa história e conhecer a trajetória das sociedades que habitaram, e, talvez, ainda habitam o país.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

6 Brincadeiras pedagógicas para entreter as crianças em casa
6 aplicativos para te ajudar com as finanças pessoais em tempos de crise
O que entra na Netflix em junho?
Artistas chapecoenses se unem e criam fundo colaborativo
Doutores RiSonhos criam conteúdo especial para a quarentena
Artistas chapecoenses tem espaço no Chapecó Cultura Viva
Saiba como manter seu pet ativo e saudável na querentena
Parte 4 de La Casa de Papel estreia nesta sexta-feira (3) na Netflix
Saiba quais séries estreiam e entram com temporadas novas na Netflix em abril
App libera 188 gibis clássicos da Turma da Mônica de graça