Chapecó recebe edição do Rescue Days

Evento será nos dias 16, 17 e 18 de agosto no Parque da Efapi e reunirá bombeiros do Brasil e da América Latina

- Publicidade -
 

Faltam poucos dias para Chapecó receber pela primeira vez a edição do Rescue Days. O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto e traz uma série de palestras, oficinas e cenários que reproduzem graves acidentes com vítimas presas às ferragens, situações, infelizmente, tão comuns nas estradas de todo país.

O comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Chapecó, tenente coronel Hilton de Souza Zeferino explica o evento receberá 192 profissionais de toda América Latina que acompanharão as palestras de instrutores do Brasil, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Chile e Suíça sobre as mais modernas técnicas de resgate.

Além das palestras, os profissionais que participarão do evento também vão colocar a mão na massa. Serão 12 cenários diferentes montados, simulando graves acidentes de trânsito envolvendo carros, caminhões, ônibus e outros.

“Todo tipo de veículo que se envolve nos acidentes que vemos no dia a dia estarão lá. Justamente para treinarmos mais. Quanto mais se treina, melhor é a capacitação do Bombeiro e naturalmente mais qualificado será o resgate”, reforça Zeferino, que ainda destaca a importância de aperfeiçoar as técnicas para todos os profissionais.

“O objetivo é formar bem, com novas técnicas, mais detalhes que as vezes podem ser o diferencial entre preservar a vida e causar uma sequela ou algum dano permanente na vítima”, enfatiza.

O comandante lembra que em 2017, Chapecó sediou uma edição do campeonato seletivo que dava uma vaga ao Mundial de Resgate Veicular. Neste ano, o evento é de formação de profissionais. “Será um evento diferenciado e convidamos a população a assistir, pois é aberto ao público”, convida Zeferino. No dia 16 as atividades começam à tarde, já nos dias 17 e 18 as oficinas acontecem durante o dia todo.

 

Quem participará

 

Segundo Zeferino, ainda no mês de julho haviam se esgotado as vagas para participar do Rescue Days e estavam inscritos profissionais do México, Argentina, Chile e de vários estados do Brasil. “Tivemos fila de espera para participar do evento. Será algo interessante de assistir e certamente para formar melhor os nossos bombeiros”, finaliza.

 

 

Palestras

 

Para os dias 16 e 17 estão programadas palestras para os participantes do evento e também algumas palestras abertas à comunidade. O número de vagas é limitado e a inscrição deve ser feita pelo site www.rescuedays2018.com.br.

No dia 16 de agosto, a partir das 14 horas no Salão Nobre da Unochapecó, haverá palestra com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Chapecó, tenente coronel Hilton de Souza Zeferino, abordando o tema ‘Panorama do Salvamento Veicular’. Em seguida, a palestra será com o médico Jorge Michel Ribera, de São Paulo, com o assunto ‘Síndrome Ortostática  ao Esmagamento’. A terceira palestra do dia será com o tenente coronel médico Helton de Souza Zeferino, sobre ‘Profissionais da Saúde e o salvamento veicular’.

No dia 17 de agosto, também no Salão Nobre da Unochapecó, as palestras serão com o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, com a palestra: ‘De Chapecó a Medellín, uma viagem em três atos’. Na segunda palestra do dia, o comandante do 14º Batalhão de Bombeiro Militar de Xanxerê, o tenente coronel Walter Parizotto, palestrará sobre ‘Terapia assistida por cães com cães de busca do CBMSC’.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Pampa é destruída em incêndio em Quilombo
Homem morre em acidente no interior de São Lourenço do Oeste
Motocicleta fica presa a carro após acidente em Chapecó
Adolescente fica gravemente ferido em acidente em Cunha Porã
Carro e ônibus se envolvem em acidente em São Carlos
Praça Emílio Zandavalli é revitalizada
Dupla Chitãozinho e Xororó estará no aniversário de Chapecó
Juiz Selso de Oliveira é promovido a desembargador
Motorista tem pernas amputadas após acidente em Concórdia
Dois homens morrem em acidente no interior de Pinhalzinho