Chapecó recebe edição do Rescue Days

Evento será nos dias 16, 17 e 18 de agosto no Parque da Efapi e reunirá bombeiros do Brasil e da América Latina

Faltam poucos dias para Chapecó receber pela primeira vez a edição do Rescue Days. O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto e traz uma série de palestras, oficinas e cenários que reproduzem graves acidentes com vítimas presas às ferragens, situações, infelizmente, tão comuns nas estradas de todo país.

O comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Chapecó, tenente coronel Hilton de Souza Zeferino explica o evento receberá 192 profissionais de toda América Latina que acompanharão as palestras de instrutores do Brasil, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Chile e Suíça sobre as mais modernas técnicas de resgate.

Além das palestras, os profissionais que participarão do evento também vão colocar a mão na massa. Serão 12 cenários diferentes montados, simulando graves acidentes de trânsito envolvendo carros, caminhões, ônibus e outros.

“Todo tipo de veículo que se envolve nos acidentes que vemos no dia a dia estarão lá. Justamente para treinarmos mais. Quanto mais se treina, melhor é a capacitação do Bombeiro e naturalmente mais qualificado será o resgate”, reforça Zeferino, que ainda destaca a importância de aperfeiçoar as técnicas para todos os profissionais.

“O objetivo é formar bem, com novas técnicas, mais detalhes que as vezes podem ser o diferencial entre preservar a vida e causar uma sequela ou algum dano permanente na vítima”, enfatiza.

O comandante lembra que em 2017, Chapecó sediou uma edição do campeonato seletivo que dava uma vaga ao Mundial de Resgate Veicular. Neste ano, o evento é de formação de profissionais. “Será um evento diferenciado e convidamos a população a assistir, pois é aberto ao público”, convida Zeferino. No dia 16 as atividades começam à tarde, já nos dias 17 e 18 as oficinas acontecem durante o dia todo.

 

Quem participará

 

Segundo Zeferino, ainda no mês de julho haviam se esgotado as vagas para participar do Rescue Days e estavam inscritos profissionais do México, Argentina, Chile e de vários estados do Brasil. “Tivemos fila de espera para participar do evento. Será algo interessante de assistir e certamente para formar melhor os nossos bombeiros”, finaliza.

 

 

Palestras

 

Para os dias 16 e 17 estão programadas palestras para os participantes do evento e também algumas palestras abertas à comunidade. O número de vagas é limitado e a inscrição deve ser feita pelo site www.rescuedays2018.com.br.

No dia 16 de agosto, a partir das 14 horas no Salão Nobre da Unochapecó, haverá palestra com o comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar de Chapecó, tenente coronel Hilton de Souza Zeferino, abordando o tema ‘Panorama do Salvamento Veicular’. Em seguida, a palestra será com o médico Jorge Michel Ribera, de São Paulo, com o assunto ‘Síndrome Ortostática  ao Esmagamento’. A terceira palestra do dia será com o tenente coronel médico Helton de Souza Zeferino, sobre ‘Profissionais da Saúde e o salvamento veicular’.

No dia 17 de agosto, também no Salão Nobre da Unochapecó, as palestras serão com o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, com a palestra: ‘De Chapecó a Medellín, uma viagem em três atos’. Na segunda palestra do dia, o comandante do 14º Batalhão de Bombeiro Militar de Xanxerê, o tenente coronel Walter Parizotto, palestrará sobre ‘Terapia assistida por cães com cães de busca do CBMSC’.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Bairros, escolas e estradas do interior recebem melhorias em Chapecó
Policiais e bombeiros argentinos trabalham na Operação Veraneio em SC
Ministério Público requer devolução de R$ 233,67 milhões da Ponte Hercílio Luz
Temporal causa estragos em Chapecó
Homem de 56 anos cai de caixa d’agua no interior de Chapecó
Temporal causa estragos em Águas e São Carlos
Cordilheira Alta tem exposição de presépios
Festa de Natal da Família Imigrante ocorre em Chapecó
Homem morre carbonizado em grave acidente em Água Doce
Três veículos se envolvem em acidente em Ponte Serrada