Chapecó sedia pela 1ª vez a Semana Estadual da Amizade entre Brasil e Japão

Evento chega a sua 8ª edição e a abertura ocorre em Chapecó nesta sexta-feira (7) na Cantina da ACIC

Desde junho de 1988 a Associação Nipo-Brasileira de Chapecó (ANBC) trabalha para manter as tradições e cultura da etnia na cidade. O grupo é formado por cerca 50 integrantes atuantes e que se reúnem cinco vezes por ano em almoços onde cada equipe fica responsável por preparar a comida, com foco na culinária japonesa

Seguindo esse propósito de divulgar a cultura japonesa, ocorre em Chapecó nesta sexta-feira (7), a 8ª edição da Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão. O evento será realizado pela primeira vez em Chapecó.

De acordo com o presidente da associação, Maro Jinbo, existem várias comunidades japonesas em Santa Catarina, entre as maiores, estão a de Frei Rogério, Florianópolis, Joinville e São Joaquim “Todas fazem eventos relacionados a cultura japonesa, mas o único evento previsto na Lei 15.324/2010, de autoria da deputada Estadual Angela Albino, e aprovado na Assembleia Legislativa é esse”, explica.

Maro reforça que Florianópolis realizou as outras sete edições e o Cônsul Geral do Japão, Kimura solicitou que esse evento fosse realizado em Chapecó. Ficou decidido que a abertura será na cidade. “Depois da abertura aqui, haverá mais dois eventos em Florianópolis, um deles é no dia 15 de dezembro na Barra da Lagoa, por isso o nome é Semana”, explica o presidente da associação.

Programação desta sexta-feira 
O evento começa às 18 horas com abertura da exposição: Cultura Japonesa, às 19h abertura da 8ª Semana Estadual da Amizade Brasil e Japão. Às 19h30 haverá a palestra com o tema: Contribuições da Comunidade Japonesa para o Desenvolvimento do Oeste Catarinense e homenagens. O encerramento será às 21 horas com jantar.

Próximo ano

Em 2018, a associação completou mais de 105 atas de reuniões registradas, e o projeto para 2019 é formalizar a entidade. “Esse ano colocamos o estatuto em cartório e para 2019, pretendemos obter o CNPJ na Justiça Federal”, explica.

Descendentes de Japoneses que serão homenageados

-Édina Terezinha Jahn Akimoto e Nelson Eiji Akimoto (homenagem aos sócios proprietários da Nord Electric S/A pelas contribuições no desenvolvimento social e econômico do Oeste catarinense) 

- Aureane Mignon e Sidney Haroldo Teruo Ogochi  (homenagem aos sócios proprietários da Ogochi Menswear pelas contribuições no desenvolvimento social e econômico do Oeste catarinense)

- Dr. Luiz Tsuyoshi Inoue  (homenagem pela sua atuação como médico no setor público e privado por três décadas no Oeste catarinense)

- Iria Walter Yamakawa e Américo Toshio Yamakawa (homenagem aos fundadores da ANBC Associação Nipo Brasileira de Chapecó, em 18 de junho de 1988 que ao longo de 30 anos vem integrando a comunidade nipo-brasileira no oeste catarinense)

- Cledi Sirena Mori e Celso Shiguimitsu Mori (homenagem aos fundadores da ANBC Associação Nipo Brasileira de Chapecó)

- Carlos Konishi (homenagem ao Mestre e Judoca Carlos Konishi por seus mais de 20 anos dedicados ao esporte no oeste catarinense. Campeão Brasileiro de Judô e 17 vezes catarinense e quinto no mundial)

- Ronise Lucia Romanini Takemoto e Marcos Massaro Takemoto  (homenagem aos cirurgiões dentistas por mais de 25 anos dedicados à odontologia no oeste catarinense)

- Maria Salete Zoldan Shiniki e Mario Kazuo Shiniki (homenagem aos fundadores da ANBC Associação Nipo Brasileira de Chapecó em 18 de junho de 1988) 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Rota do Milho: Laudo de adequações na capacidade atrasam descida da balsa
Homem morre após disparo acidental em Ipuaçu
Escola de Artes abre período de rematrículas nesta quarta-feira (20)
Maior superlua do ano ocorre nesta terça-feira
Homens ficam presos em andaime pendurado em prédio de Xaxim
Obras no entorno da usina Foz do Chapecó são retomadas
Bairros, estradas e escolas recebem melhorias em Chapecó
Estudantes recebem kit escolar e uniforme em Novo Horizonte
Atividades da Cidade do Idoso são retomadas em Chapecó
Jovem de 19 anos morre em acidente em Vargem Bonita