Chapecó sedia pela 1ª vez a Semana Estadual da Amizade entre Brasil e Japão

Evento chega a sua 8ª edição e a abertura ocorre em Chapecó nesta sexta-feira (7) na Cantina da ACIC

Desde junho de 1988 a Associação Nipo-Brasileira de Chapecó (ANBC) trabalha para manter as tradições e cultura da etnia na cidade. O grupo é formado por cerca 50 integrantes atuantes e que se reúnem cinco vezes por ano em almoços onde cada equipe fica responsável por preparar a comida, com foco na culinária japonesa

Seguindo esse propósito de divulgar a cultura japonesa, ocorre em Chapecó nesta sexta-feira (7), a 8ª edição da Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão. O evento será realizado pela primeira vez em Chapecó.

De acordo com o presidente da associação, Maro Jinbo, existem várias comunidades japonesas em Santa Catarina, entre as maiores, estão a de Frei Rogério, Florianópolis, Joinville e São Joaquim “Todas fazem eventos relacionados a cultura japonesa, mas o único evento previsto na Lei 15.324/2010, de autoria da deputada Estadual Angela Albino, e aprovado na Assembleia Legislativa é esse”, explica.

Maro reforça que Florianópolis realizou as outras sete edições e o Cônsul Geral do Japão, Kimura solicitou que esse evento fosse realizado em Chapecó. Ficou decidido que a abertura será na cidade. “Depois da abertura aqui, haverá mais dois eventos em Florianópolis, um deles é no dia 15 de dezembro na Barra da Lagoa, por isso o nome é Semana”, explica o presidente da associação.

Programação desta sexta-feira 
O evento começa às 18 horas com abertura da exposição: Cultura Japonesa, às 19h abertura da 8ª Semana Estadual da Amizade Brasil e Japão. Às 19h30 haverá a palestra com o tema: Contribuições da Comunidade Japonesa para o Desenvolvimento do Oeste Catarinense e homenagens. O encerramento será às 21 horas com jantar.

Próximo ano

Em 2018, a associação completou mais de 105 atas de reuniões registradas, e o projeto para 2019 é formalizar a entidade. “Esse ano colocamos o estatuto em cartório e para 2019, pretendemos obter o CNPJ na Justiça Federal”, explica.

Descendentes de Japoneses que serão homenageados

-Édina Terezinha Jahn Akimoto e Nelson Eiji Akimoto (homenagem aos sócios proprietários da Nord Electric S/A pelas contribuições no desenvolvimento social e econômico do Oeste catarinense) 

- Aureane Mignon e Sidney Haroldo Teruo Ogochi  (homenagem aos sócios proprietários da Ogochi Menswear pelas contribuições no desenvolvimento social e econômico do Oeste catarinense)

- Dr. Luiz Tsuyoshi Inoue  (homenagem pela sua atuação como médico no setor público e privado por três décadas no Oeste catarinense)

- Iria Walter Yamakawa e Américo Toshio Yamakawa (homenagem aos fundadores da ANBC Associação Nipo Brasileira de Chapecó, em 18 de junho de 1988 que ao longo de 30 anos vem integrando a comunidade nipo-brasileira no oeste catarinense)

- Cledi Sirena Mori e Celso Shiguimitsu Mori (homenagem aos fundadores da ANBC Associação Nipo Brasileira de Chapecó)

- Carlos Konishi (homenagem ao Mestre e Judoca Carlos Konishi por seus mais de 20 anos dedicados ao esporte no oeste catarinense. Campeão Brasileiro de Judô e 17 vezes catarinense e quinto no mundial)

- Ronise Lucia Romanini Takemoto e Marcos Massaro Takemoto  (homenagem aos cirurgiões dentistas por mais de 25 anos dedicados à odontologia no oeste catarinense)

- Maria Salete Zoldan Shiniki e Mario Kazuo Shiniki (homenagem aos fundadores da ANBC Associação Nipo Brasileira de Chapecó em 18 de junho de 1988) 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Acidente de trânsito deixa homem de 24 anos ferido em Xaxim
Capotamento deixa cinco pessoas feridas no interior de Vargeão
Sara completa três anos com 900 missões realizadas
Acidente entre caminhão e motocicleta deixa mulher ferida em Pinhalzinho
Curso de Gastronomia prepara pratos em eventos da Unochapecó
Central de Polícia de Chapecó é reformada
Duas pessoas ficam feridas em acidente em Caibi
Homem morre em acidente de moto em Mondaí
Duas pessoas morrem em acidente na BR-282
Comarcas do Oeste atendem em regime de plantão durante recesso