Civaldo trabalha para que Chapecó ofereça tratamento de fissura labiopalatal

Uma reunião de trabalho será realizada para viabilizar uma parte do atendimento na cidade. Apenas a cirurgia será realizada em Joinville

- Publicidade -
 

O vereador Civaldo Mendes (PSD) realizou audiência pública na Câmara de Vereadores de Chapecó, no início do mês, com o objetivo de que Chapecó passe a oferecer atendimento para crianças e adolescentes com fissura labiopalatal, também conhecida como lábio leporino. Atualmente as famílias precisam viajar até Joinville para realizar o tratamento.

>>Últimas notícias<<

Segundo dados da Associação de Promoção Social do Fissurado do Oeste de Santa Catarina (Profis) 90 pacientes de Chapecó viajam com frequência para Joinville para realizar o tratamento, outras 120 pessoas já tiveram alta médica. No Oeste, atualmente, são 700 pessoas sendo atendidas.

Atendimento

Ainda segundo a Profis, todos os anos nascem entre seis e dez crianças com anomalias no rosto e precisam receber atendimento o mais cedo possível para garantir a recuperação.

“Essa situação é frustrante e acaba gerando desconforto para as famílias. O atendimento realizado em Joinville envolve psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogas e uma série de profissionais, porque a criança deve ser atendida de zero a dez anos e em alguns casos até completar 20 anos”, explica o vereador Civaldo Mendes.

Atualmente apenas Joinville oferece atendimento em Santa Catarina e os custos são bancados pela Prefeitura Municipal. A situação tem feito com que o poder público reavalie os investimentos e o serviço pode ser cancelado.

O objetivo da audiência pública realizada em Chapecó é de que a Prefeitura passe a oferecer o tratamento auxiliar na cidade, evitando que as famílias precisem viajar e também passe a contemplar mais famílias. Nesta nova configuração a cirurgia continuaria sendo realizada em Joinville e os demais serviços em Chapecó: ortodontia, fonoaudiologia, psicólogos e assistência social.

“A Câmara é o ponto inicial desse processo, nós realizamos a audiência pública e agora devemos ter uma nova reunião para conseguir avançar no assunto”, completa Civaldo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Onda Bolsonaro pode ajudar a eleger deputados estaduais e federais do Oeste
Merisio é confirmado candidato ao governo em convenção do PSD
Américo do Nascimento Jr volta ao cenário como candidato a deputado estadual
É possível fazer mais com menos, garante Gilson Marques
Construí coisas que jamais se imaginava ser possível, diz Vignatti
Valduga pede agilidade no edital de licitação do aeroporto de Chapecó
Justiça arquiva processo contra Colombo e Gavazzoni
Vereadores aprovam por unanimidade convênio com Hospital da Criança
Amin diz que não irá se esconder
Câmara convoca sessão extraordinária para votar verba de R$ 6,2 milhões