Comunidade recebe novo Posto no bairro Belvedere

Unidade de Saúde atenderá cerca de três mil pessoas. Obra foi entregue à comunidade na manhã desta sexta-feira (12)

- Publicidade -
 

Sorrisos, abraços e muita felicidade foram trocados pelos pacientes e a Equipe de Saúde do bairro Belvedere que receberam a nova Unidade de Saúde. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (12) e quem passou por lá pôde ver a alegria que cercava os funcionários e os pacientes.

>> Últimas notícias <<

Entre as moradoras que foram prestigiar e conhecer o novo Posto de Saúde foi a Cristiane Belle, que há cerca de quatro anos mora no bairro Belvedere e consultava na antiga casa alugada em que a Unidade de Saúde funcionava e conta que, mesmo com o local pequeno, sempre foi bem atendida pela equipe de saúde. Cristiane foi acompanhada de seu sogro, Geraldino Passaia, que há 21 anos reside e foi conhecer o terceiro local. “Lá embaixo era perto de casa, só atravessar a rua eu estava no Posto, mas aqui tem mais espaço. O posto lotava, depois que começaram a agendar as consultas aí acalmou. Para nós é bom aqui, estávamos acostumados lá perto de casa, mas aqui é outra coisa, é mais espaçoso”, conta Geraldino.

O antigo Posto funcionou na casa alugada por cerca de 11 anos e como conta a enfermeira coordenadora do Posto, Laides Paul, em alguns casos, faltava locais para atender à população. “Onde nós estávamos era uma casa improvisada, então, como era uma casa com cômodos era dividido. A estrutura não era adequada, não havia consultórios suficientes, eu tinha só um consultório médico, então quando vinha ginecologista ou outro médico eu ficava sem sala e eles atendiam. Mas nós não deixávamos de atender a população, mas atendíamos com uma certa restrição. Estamos agora em um local muito bom”, lembra Laides.

Bom atendimento

O bom relacionamento entre a equipe de saúde e as cerca de 2,8 mil pessoas cadastradas para atendimento no Posto também são pontos lembrados pela enfermeira. “Não sei se é porque somos mais do interior ainda, então temos um vínculo muito grande com os pacientes. Atendemos eles como se fossem pessoas da nossa família, não temos muitas reclamações, como algumas das unidades maiores têm, temos um relacionamento muito bom e tranquilo”, explica a enfermeira chefe.

>> Bairro Cristo Rei tem novo Posto de Saúde <<

Esse carinho entre os pacientes e a Equipe de Saúde foi algo comentado pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, em seu discurso na entrega da Unidade de Saúde. O prefeito comentou a importância de um sorriso e um abraço e pediu às pessoas que o amor estivesse presente na nova Unidade de Saúde.

Uma nova estrutura, a mesma equipe

Segundo Laides, por dia são atendidos cerca de 100 pacientes – entre médicos, dentistas, vacinas, coletas e etc. A equipe é formada por 12 pessoas e o posto atende o bairro Belvedere, a Vila Rica e a Água Santa. Na nova estrutura, os funcionários terão 17 salas para atender aos pacientes, ao todo o Posto possui 455,29 metros quadrados.

Para a construção da Unidade, que começou em junho de 2014, foram investidos pelo Ministério da Saúde e a Prefeitura de Chapecó cerca de R$ 853.334,30. O Posto começará a funcionar, segundo a enfermeira coordenadora, a partir desta segunda-feira (15), das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas.

>> Confira mais matérias <<

Próximas entregas

De acordo com o secretário da Saúde, Nédio Conci, a projeção da Prefeitura é de que até a metade de 2018 seja concluído e entregue à comunidade o Centro de Saúde da Família do Distrito do Alto da Serra. O término da construção da unidade de saúde do bairro Esplanada estava programada para dezembro deste ano, mas, de acordo com o secretário, por conta da ocupação a obra atrasará. A entrega do Posto do bairro Jardim do Lago poderá acontecer, de acordo com Conci, no início de 2019 e a do bairro Santo Antônio, no fim de 2019.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Unochapecó realiza programação especial no Outubro Rosa
Recital de Música lota Teatro Municipal de Chapecó
Festa da comunidade do Jardim do Lago espera 2 mil pessoas
Funcionários do Fórum voltam à sala de aula
Depois das chuvas, sol na região Oeste
Oito municípios registram estragos em função das chuvas
Ação de prevenção ao câncer de mama até no domingo no shopping Chapecó
Pedestre é atropelado por caminhão em Quilombo
Estudantes do Ensino Médio conhecem os cursos da UCEFF
Feiras em escolas de Xanxerê iniciam nesta sexta-feira