Corpo de Bombeiros: posto avançado na Efapi será reaberto até o fim do mês

Uma equipe trabalhará no local das 8h às 20h. Expectativa é que o atendimento passe a ser 24h com a formação de Bombeiros Comunitários

Até o fim do mês de junho, o Corpo de Bombeiros de Chapecó deve reativar o posto avançado localizado no bairro Efapi, em Chapecó. A estrutura fica às margens da Avenida Attílio Fontana e, segundo o comando do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chapecó, ajudará a reduzir o tempo-resposta de atendimento de ocorrências na região.


O comandante do 6ºBBM, Hilton Zeferino de Souza, explica que neste primeiro momento, uma ambulância com uma equipe atuará no local, com atendimento feito das 8h às 20h, mas a expectativa é que até o fim do ano seja ampliado para 24h, para isso acontecer, o batalhão está realizando duas edições do curso para Bombeiros Comunitários e também em negociações com empresas da região, que poderão ceder brigadistas para dar apoio nas ações na região.

 

>> Últimas notícias <<


Mobiliário


O 6ºBBM está em processo de aquisição dos móveis, instalação de linha de telefone e internet para o local, além de algumas melhorias na questão da segurança do posto, para efetivar o funcionamento do local. A expectativa do batalhão é retomar os atendimentos no posto ainda no fim de junho ou no começo de julho.

 

Bombeiros Comunitários

 

Zeferino explica que o batalhão iniciou neste mês as aulas da primeira turma do curso para formação de 40 Bombeiros Comunitários, no Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE), depois o grupo participará do Curso Avançado de Emergência (CAE). A segunda turma, com mais 40 alunos, deve começar as aulas em julho. “A iniciativa foi de moradores da própria comunidade do bairro Efapi que decidiram participar do curso para atuar em benefício do local onde eles moram”, explicou o comandante.


Além da capacitação de Bombeiros Comunitários, o comandante explica que o 6ºBBM segue em conversas com grandes empresas da cidade, para a atuação dos brigadistas destas empresas junto às guarnições do Bombeiro. A parceria beneficia tanto os moradores da comunidade e também as próprias empresas, em caso de necessidade da intervenção dos Bombeiros em alguma ocorrência.

“Nossa estatística mostra que 40% das ocorrências atendidas pelo Bombeiro são na região da grande Efapi. Esse posto avançado nos ajuda na redução do tempo resposta nessas ocorrências”, enfatiza o comandante.


Com a concretização das parcerias e a formação das turmas de Bombeiros Comunitários, um caminhão de combate a incêndio também deve passar a atender no local e o serviço poderá ser ampliado para ter atendimento 24h.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Prazo para alistamento militar encerra nesta sexta-feira
50 anos dedicados à arte da alfaiataria
Mais de 300 pessoas participam do 1º Arraiá do Ruah em Chapecó
Unochapecó está entre as melhores universidades do país
Alunos da Escola Cyro Sosnosky criam nova modalidade esportiva
Obras do Contorno Viário concentradas no acesso a Xavantina
Vigilância Epidemiológica descarta surto de meningite em SC
Etapa de Chapecó classifica mais 16 conjuntos à final do Freio de Ouro
Lista do vestibular da Udesc sai nesta segunda-feira
Policiais do SaerFron fazem treinamento de resgate com rapel