Creches no interior beneficiam famílias de São Carlos

Crianças de até três anos chegam nas creches falando apenas o idioma alemão e tem o primeiro contato com o português em sala de aula

As creches no meio rural são essenciais, tanto pelo ensino e aprendizagem das crianças, quanto por permitir que as mães contribuam nas atividades agrícolas. Isso faz com que o direito das mulheres no meio rural seja cumprido assim como é no meio urbano. 

>> Últimas notícias <<

Neste ano, foram implementadas duas creches nas comunidades de São João e Bela Vista, no interior do município de São Carlos. As aulas acontecem no período vespertino e atendem 30 crianças com idade entre 1 e 3 anos. O Plano Municipal de Educação prevê que até 2024 50% das crianças sejam atendidas em creches. 

As crianças são atendidas por três pedagogos, uma orientadora pedagógica e um nutricionista. A estrutura conta com banheiros na sala, brinquedos diversos, mesas, cadeiras e parque de diversões. 

De acordo com o Secretário de Educação, Sadi Baron, as creches no meio rural era uma demanda que as mães estavam solicitando. “Crianças inseridas na educação maternal e infantil possibilita ter um futuro mais promissor, além da convivência social, primordial ao desenvolvimento intelectual e cognitivo”, disse. 


Ainda, Sadi destacou que as escolas do meio rural têm um diferencial. “A colonização de São Carlos é alemã e a grande maioria crianças em casa aprendem e falam somente a língua alemã. Estão tendo o primeiro contato com o português em sala de aula”, acrescentou.

Além disso, a proposta possibilita que as famílias tenham condições de trabalho em suas propriedades e estimula o acesso e a permanência das crianças na escola. A partir da iniciativa, é possível que as famílias se ocupem do trabalho rural em condições seguras, enquanto os filhos usufruem de um ambiente de aprendizagem, socialização e convivência.

“Somos um município essencialmente agrícola, onde mais de 60% de todos os recursos que vem para o município são da agricultura. Nada mais justo, nada mais correto, do que irmos de encontro a esses atores, desses impulsores da nossa economia, e fazermos a creche no interior”, enfatizou o Prefeito de São Carlos, Rudi Sander.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Bairros, escolas e estradas do interior recebem melhorias em Chapecó
Policiais e bombeiros argentinos trabalham na Operação Veraneio em SC
Ministério Público requer devolução de R$ 233,67 milhões da Ponte Hercílio Luz
Temporal causa estragos em Chapecó
Homem de 56 anos cai de caixa d’agua no interior de Chapecó
Temporal causa estragos em Águas e São Carlos
Cordilheira Alta tem exposição de presépios
Festa de Natal da Família Imigrante ocorre em Chapecó
Homem morre carbonizado em grave acidente em Água Doce
Três veículos se envolvem em acidente em Ponte Serrada