Creches no interior beneficiam famílias de São Carlos

Crianças de até três anos chegam nas creches falando apenas o idioma alemão e tem o primeiro contato com o português em sala de aula

As creches no meio rural são essenciais, tanto pelo ensino e aprendizagem das crianças, quanto por permitir que as mães contribuam nas atividades agrícolas. Isso faz com que o direito das mulheres no meio rural seja cumprido assim como é no meio urbano. 

>> Últimas notícias <<

Neste ano, foram implementadas duas creches nas comunidades de São João e Bela Vista, no interior do município de São Carlos. As aulas acontecem no período vespertino e atendem 30 crianças com idade entre 1 e 3 anos. O Plano Municipal de Educação prevê que até 2024 50% das crianças sejam atendidas em creches. 

As crianças são atendidas por três pedagogos, uma orientadora pedagógica e um nutricionista. A estrutura conta com banheiros na sala, brinquedos diversos, mesas, cadeiras e parque de diversões. 

De acordo com o Secretário de Educação, Sadi Baron, as creches no meio rural era uma demanda que as mães estavam solicitando. “Crianças inseridas na educação maternal e infantil possibilita ter um futuro mais promissor, além da convivência social, primordial ao desenvolvimento intelectual e cognitivo”, disse. 


Ainda, Sadi destacou que as escolas do meio rural têm um diferencial. “A colonização de São Carlos é alemã e a grande maioria crianças em casa aprendem e falam somente a língua alemã. Estão tendo o primeiro contato com o português em sala de aula”, acrescentou.

Além disso, a proposta possibilita que as famílias tenham condições de trabalho em suas propriedades e estimula o acesso e a permanência das crianças na escola. A partir da iniciativa, é possível que as famílias se ocupem do trabalho rural em condições seguras, enquanto os filhos usufruem de um ambiente de aprendizagem, socialização e convivência.

“Somos um município essencialmente agrícola, onde mais de 60% de todos os recursos que vem para o município são da agricultura. Nada mais justo, nada mais correto, do que irmos de encontro a esses atores, desses impulsores da nossa economia, e fazermos a creche no interior”, enfatizou o Prefeito de São Carlos, Rudi Sander.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Campanha de preventivos concentra exames neste sábado (23) em Chapecó
Temporal alaga ruas e deixa Bombeiros em alerta em Maravilha
Deslizamento deixa rodovia totalmente bloqueada em Modelo
Carro do Bombeiro capota na BR-282 em Vargem
Aventura em duas rodas na Serra do Rio do Rastro
Policial Militar fica ferido em acidente em Guatambu
Conflitos e segurança poderão contar pontos em avaliação das escolas
Evento promove integração entre Brasil e Argentina em Chapecó
Após carro cair de ponte quatro ficam feridos em Guaraciaba
Carro e moto pegam fogo após batida no Centro de Chapecó