Dia de conhecer o bairro de bicicleta

Atividade da Escola Básica Municipal André Marafon mobilizou direção, professores e alunos na manhã desta segunda-feira, em Chapecó

- Publicidade -
 

Pelo terceiro ano consecutivo o Eco Pedal, evento promovido pela Escola Básica Municipal André Marafon, no bairro Esplanada, levou os alunos na manhã desta segunda-feira (13), para um passeio especial onde eles puderam conhecer pontos estratégicos dos bairros Esplanada e Santa Maria, pedalando.

Mais do apenas pedalar pelas ruas, o Eco Pedal é uma forma que a escola encontrou para afastar as crianças de situações de criminalidade. Segundo a gestora, Sara de Moura, o objetivo é apresentar o máximo de modalidades às crianças, por isso, a escola oferece xadrez, basquete, futsal masculino e feminino, e também o ciclismo.

“Temos uma adesão muito grande dos alunos e da comunidade. É um momento que eles esperam o Eco Pedal justamente porque é incitado neles o tempo todo, não só a qualidade de vida, mas uma atividade sadia, fazer algo na rua e até o resgate dessa atividade na rua”, reforça a gestora. A escola tem 310 alunos e cerca de 150 do turno da manhã participaram do pedal nesta segunda-feira (13).

>>Santa Catarina ganha mais um cachorro com bombeiro<<

Esse projeto que conquistou alunos, professores e os pais, e foi idealizado por duas professoras, uma delas é de Educação Física, Eliane Peralta Lemes, que sempre foi uma adepta do esporte e gosta de pedalar, além de acreditar que a escola deve proporcionar momentos diferentes e atrativos aos alunos.

O trajeto foi pensado de forma que as crianças pudessem conhecer locais como a praça do bairro Santa Maria, a creche, o ginásio de esportes, o hospital, o Hemosc, e ter um olhar diferenciado do dia a dia ou passar por um lugar que normalmente não passaria.  

União

Todos os funcionários da escola se envolvem no pedal, desde a educação infantil até o nono ano, ninguém fica de fora. Os menores foram acompanhados das professoras na caminhada orientada e os maiores, de 10 anos para cima, seguiram junto com a professora Eliane equipe. Após o pedal, cada professor trabalha em sua disciplina a vivência que cada aluno teve com a atividade.

>>Violência doméstica será debatida em São Domingos<<

Primeiras pedaladas

A motivação que veio da escola foi o que faltava para a aluna Nicoli Nespolo, de 11 anos, pegar a bicicleta que estava guardada há cinco anos, tirar as rodinhas e começar a pedalar. “Fui dizendo que ia aprender, sábado (11) acordei, tirei as rodinhas, me arrisquei e consegui”, orgulha-se a aluna.

Ana Lucia de Lima aprendeu aos cinco anos o gosto por andar de bicicleta. Hoje, aos 11 anos, ela participa pela segunda vez do Eco Pedal. “Sempre gostei de andar de bicicleta e acho uma atividade muito legal”, conta a aluna. 


Aos 11 anos, a aluna Ana Lucia de Lima participou pela segunda vez do Eco Pedal 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Grave acidente deixa motociclista com braço e perna amputado em Xaxim
Carro furtado bate em viatura da polícia em Itá
Acidente deixa cinco feridos em Concórdia
Celulares irregulares serão notificados a partir deste domingo
Homem é morto no interior de Guatambu
12 anos da Lei Maria da Penha e a coragem das mulheres que rompem o ciclo da violência
Moradores do Vila Real ainda enfrentam esgoto a céu aberto
Grandes apresentações encerram a Semana Farroupilha em Chapecó
Lei de bem-estar animal é aprovada e já está valendo em Chapecó
Chegaram os dias mais floridos do ano