Dia de conhecer o bairro de bicicleta

Atividade da Escola Básica Municipal André Marafon mobilizou direção, professores e alunos na manhã desta segunda-feira, em Chapecó

- Publicidade -
 

Pelo terceiro ano consecutivo o Eco Pedal, evento promovido pela Escola Básica Municipal André Marafon, no bairro Esplanada, levou os alunos na manhã desta segunda-feira (13), para um passeio especial onde eles puderam conhecer pontos estratégicos dos bairros Esplanada e Santa Maria, pedalando.

Mais do apenas pedalar pelas ruas, o Eco Pedal é uma forma que a escola encontrou para afastar as crianças de situações de criminalidade. Segundo a gestora, Sara de Moura, o objetivo é apresentar o máximo de modalidades às crianças, por isso, a escola oferece xadrez, basquete, futsal masculino e feminino, e também o ciclismo.

“Temos uma adesão muito grande dos alunos e da comunidade. É um momento que eles esperam o Eco Pedal justamente porque é incitado neles o tempo todo, não só a qualidade de vida, mas uma atividade sadia, fazer algo na rua e até o resgate dessa atividade na rua”, reforça a gestora. A escola tem 310 alunos e cerca de 150 do turno da manhã participaram do pedal nesta segunda-feira (13).

>>Santa Catarina ganha mais um cachorro com bombeiro<<

Esse projeto que conquistou alunos, professores e os pais, e foi idealizado por duas professoras, uma delas é de Educação Física, Eliane Peralta Lemes, que sempre foi uma adepta do esporte e gosta de pedalar, além de acreditar que a escola deve proporcionar momentos diferentes e atrativos aos alunos.

O trajeto foi pensado de forma que as crianças pudessem conhecer locais como a praça do bairro Santa Maria, a creche, o ginásio de esportes, o hospital, o Hemosc, e ter um olhar diferenciado do dia a dia ou passar por um lugar que normalmente não passaria.  

União

Todos os funcionários da escola se envolvem no pedal, desde a educação infantil até o nono ano, ninguém fica de fora. Os menores foram acompanhados das professoras na caminhada orientada e os maiores, de 10 anos para cima, seguiram junto com a professora Eliane equipe. Após o pedal, cada professor trabalha em sua disciplina a vivência que cada aluno teve com a atividade.

>>Violência doméstica será debatida em São Domingos<<

Primeiras pedaladas

A motivação que veio da escola foi o que faltava para a aluna Nicoli Nespolo, de 11 anos, pegar a bicicleta que estava guardada há cinco anos, tirar as rodinhas e começar a pedalar. “Fui dizendo que ia aprender, sábado (11) acordei, tirei as rodinhas, me arrisquei e consegui”, orgulha-se a aluna.

Ana Lucia de Lima aprendeu aos cinco anos o gosto por andar de bicicleta. Hoje, aos 11 anos, ela participa pela segunda vez do Eco Pedal. “Sempre gostei de andar de bicicleta e acho uma atividade muito legal”, conta a aluna. 


Aos 11 anos, a aluna Ana Lucia de Lima participou pela segunda vez do Eco Pedal 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escola ensina os numerais de forma divertida em Chapecó
Caixa antecipa pagamento da 3ª fase do calendário das cotas do PIS
PM de Chapecó procura dono de teclado suspeito de ser objeto de furto
Equipe de robótica de Chapecó disputa torneio no Maranhão
Homem fica gravemente ferido ao ser atropelado em Iraceminha
PM de Chapecó recebe viatura nova
Idosa com AVC hemorrágico é transferida para Chapecó
15 mil pessoas são esperadas para o Natal Luzes, em São Domingos
Motociclista atropela cachorro na BR-282 em Chapecó
Rede Quero-Quero traz grupo Os Serranos a Chapecó