Maioria das escolinhas em Chapecó deve começar em abril, após concurso

Projeto Atleta do Futuro terá quadro próprio de professores. Algumas modalidades como a natação vão iniciar ainda neste mês

- Publicidade -
 

A partir deste ano, o projeto Atleta do Futuro contará com um quadro próprio de professores. Um concurso previsto para este semestre irá selecionar 48 instrutores esportivos que se dedicarão às escolinhas mantidas pela prefeitura de Chapecó. Algumas turmas começam ainda neste mês, mas as demais serão abertas apenas após a seleção.

Coordenador do projeto, Wandernei Sebalhos, o Aladim, diz que o processo seletivo deve ocorrer em dois meses. Ele explica que a realização das provas é uma recomendação do Ministério Público, para que a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer não precise depender da cessão de profissionais da Secretaria de Educação.

O Atleta do Futuro oferece 15 modalidades, mas a maioria vai começar depois do concurso, ou seja, de abril em diante. “Causa um transtorno, mas a partir do ano que vem não vamos mais ter problema. Inclusive, já estamos pensando em uma maneira de alguns polos não pararem em janeiro, para os alunos terem uma ocupação durante as férias escolares”, comentou.

Locais e horários

Segundo Aladim, no próximo dia 18 começam as atividadesem cinco modalidades que já possuem professores efetivos. São elas: futebol e karatê no centro comunitário do bairro SAIC; futsal no ginásio do bairro Universitário; basquete na escola Marechal Bormann e no ginásio do bairro Santa Maria; e natação nas academias Água Viva, Aquatic Center e Mega.

A programação de algumas aulas já está definida. O futebol terá treinamentos pela manhã – 8h30, 9h30 e 10h30 – e três à tarde – 13h30, 14h30 e 15h30 –, sempre nas terças e quintas-feiras. O karatê, segunda, quarta e sexta, às 10h e às 15h. E o futsal às 17h, nas segundas, quartas e sextas. Os horários do basquete e da natação ainda não foram divulgados.

Prazo para rematrícula da natação encerra hoje

A rematrícula para a natação encerra hoje. Os interessados devem ir à Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, no Complexo Esportivo Verdão,entre 13h e 19h. “Somos o único município do Estado a oferecer esse tipo de atividade totalmente gratuita para a comunidade”, destacou o secretário Ivan Carlos Agnoletto.

A secretaria informa que as novas inscrições para a natação estarão abertas em breve. Isso ocorrerá depois que forem computadas as rematrículas. Ainda de acordo com a pasta, a chamada de novos alunos se dará pela ordem na lista de espera. As vagas foram ampliadas para esta temporada e, agora, aproximam-se de 300.

As demais modalidades já recebem matrículas. Assim como no caso da natação, os pais ou o responsável devem procurar a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Os documentos necessários são a carteira de identidade ou a certidão de nascimento do menor e o comprovante de residência. O telefone da secretaria é o (49) 3330-8600.

Tênis é a novidade

Haverá uma novidade na lista de modalidades. Aladim diz que o tênis passa a integrar o Atleta do Futuro. A construção de uma quadra pública está prevista no projeto de modernização e ampliação do Verdão. Enquanto o espaço não estiver pronto, a secretaria tentará firmar parceria com uma academia de tênis da cidade.

4 mil alunos

Em 2018, 60 professores atuaram nas escolinhas, enquanto em 2019 serão os 48 que vão sair do concurso. A secretaria acredita que poderá manter o número de crianças e adolescentes atendidos no ano passado, quando 4.017 foram matriculados. O projeto reúne alunos de 7 a 14 anos. A inscrição é gratuita e não cobrança de mensalidade.

MODALIDADES

Atletismo

Basquete

Futebol

Futsal

Ginástica artística

Ginástica rítmica

Handebol

Judô

Karatê

Natação

Taekwondo

Tênis

Tênis de mesa

Vôlei

Xadrez

Observação: todas são no masculino e no feminino, exceto a ginástica rítmica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ex-Chapecoense Celso Rodrigues é o personagem do acesso do Concórdia
Duas rodas: Maravilha recebe prova válida pelo Catarinense e a Copa do Motocar de Enduro
Chapecoense Júnior Bolacha disputa o Rally dos Sertões e tenta aumentar a galeria
Tem decisão na Arena Condá! Sub-20 da Chape recebe o Avaí pela final do Catarinense
STJD recomenda que casos de homofobia nos estádios sejam relatados em súmula
Concórdia completa 8º jogo sem derrota e fica a um empate do título da Segundona
Concórdia começa a decidir o título da Segundona
Com salários atrasados, jogadores não entram em campo e Figueirense perde por WO
Após festa da torcida na chegada do time, Concórdia volta aos treinos para decidir a Segundona
Felipe Tozzo conquista segundo lugar em etapa do Mercedes-Benz Challenge