Expen 2018 inicia nesta quarta-feira em Chapecó

A 4ª edição da Feira de Soluções Empresariais, promovida pela Deatec, segue até sexta-feira, com visitação gratuita das 14 às 22 horas

Empresários, expositores, patrocinadores, apoiadores, visitantes, profissionais da imprensa e convidados estarão reunidos nesta quarta-feira (14), às 13h30, no Salão Nobre do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, para a abertura oficial da Feira de Soluções Empresariais (Expen). O evento se estenderá até sexta-feira (16), com ampla programação de palestras, oficinas e workshops com renomados especialistas de diferentes áreas. 

Focada em soluções empresariais, a Expen é a primeira feira do Sul do Brasil a unir multissoluções em serviços, gestão e tecnologia, proporcionando a Chapecó e região oportunidades de negócios, tendências e inovações nas mais diversas áreas corporativas. Neste ano, o tema é “Transformação Digital”.

>> Últimas notícias

A Expen 2018 é promovida pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). O principal objetivo é estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas e profissionais, oferecendo soluções completas para todas as etapas de maturação de uma empresa, desde o planejamento de um novo negócio até a gestão e conquista de novos mercados. A quarta edição da feira espera 15 mil visitantes, com previsão R$ 15 milhões em negócios.

O presidente da Expen Ernani Zottis está muito otimista com o número de inscrições on-line já realizadas e com a repercussão positiva que está tendo quanto à escolha dos temas e palestras da feira. “O público encontra na feira novidades tecnológicas, inovação, empreendedorismo, oportunidade de negócios, competitividade, serviços, sustentabilidade, crédito e consultorias de gestão empresarial”, enfatiza.

>> Bitcoin é tema de palestra em Chapecó

São patrocinadores principais da Expen 2018 a Optidata, o Badesc, a Sicredi Região da Produção RS/SC, a Unochapecó e a Inviolável. A feira tem ainda apoio da prefeitura de Chapecó, ACIC, SICOM, FIESC/SENAI, Giulietta, Associação Chapecoense de Futebol, Hotel Holiday & Business, Unimed Chapecó, Europe Café, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática dos Estado de Santa Catarina (Seprosc), Gráfica Mercur e Ampliza.

A visitação é franca, das 14 às 22 horas. Basta credenciamento no site www.expen.com.br ou na recepção do evento. O credenciamento não garante o lugar nas palestras, portanto, é necessário chegar cedo.

QUARTA-FEIRA (14)

No primeiro dia da Expen 2018 a programação de palestras abre com o tema INDÚSTRIA 4.0, às 17 horas, com o diretor regional do SENAI/SC Jefferson de Oliveira Gomes. Desde janeiro de 2004 Gomes atua como professor da Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É também coordenador do Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA) e orienta pesquisas na pós-graduação (doutorado e mestrado) e na graduação, sendo pesquisador bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Tem experiência industrial e acadêmica na área de engenharia mecânica e produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação.

Às 19h30 o tema “CONSTRUINDO A MELHOR VERSÃO DO FUTURO” será abordado por Carlos Hilsdorf. Reconhecido pelo mercado empresarial como um dos cinco melhores palestrantes do Brasil, Hilsdorf é economista, autor, consultor de empresas e profundo conhecedor do comportamento humano. Revolucionou o mercado de educação corporativa com sua metodologia pioneira, que trabalha, simultaneamente, comportamento e negócios e utiliza elementos lúdicos associados à Andragogia no ambiente empresarial. É autor dos best sellers “Atitudes Vencedoras”, apontado como uma das cinco melhores obras do gênero, “51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira”, “Revolucione seus Negócios” e, recentemente, lançou o livro “Atitudes Empreendedoras”.

QUINTA-FEIRA (15)

Empreendedorismo e inovação, como as startups estão destruindo mercados tradicionais e como transformar problemas em oportunidades serão alguns dos temas abordados em palestra do empreendedor, escritor, palestrante e podcaster João Cristofolini, às 17 horas. Cristofolini desenvolveu mais de sete negócios, de redes de franquias a startups de tecnologia. Hoje é CEO e fundador da startup Pegaki, considerada uma das maiores inovações do mercado de e-commerce brasileiro, e autor do ResumoCast, um dos podcasts mais influentes do Brasil (resumo de livros para empreendedores) que impacta semanalmente mais de 30 mil pessoas. É palestrante, autor de seis livros, entre eles “O que a escola não nos ensina”, “MBA empreendedor”, “Jovens empreendedores”, “Os 15 maiores erros de novos empreendedores” e “Dose de insight”. Considerado um dos jovens empreendedores brasileiros de maior influência e referência da atualidade, em 2015 recebeu o prêmio Ozires Silva, como destaque por fomentar o empreendedorismo no País.

Às 19h30 será a vez de Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, o maior aplicativo de táxi do mundo que, sob sua gestão, foi expandido para 35 países em quatro continentes. Em 2017 a Easy Taxi fundiu-se com a Cabify, em uma das três mais importantes M&A de tecnologia na história brasileira. Listado pela Forbes 30 under 30, eleito em 2017 pelo MIT como o jovem empreendedor mais inovador mundo, na lista under 35, e listado pela principal revista científica no Brasil como uma das 25 pessoas mais influentes na internet brasileira e eleito Líder Jovem do Ano por Latin Trade Foundation em Miami. Atualmente, Tallis é CEO e fundador do Singu, maior aplicativo voltado para o mercado de beleza e bem-estar do Brasil e autor de "Nada Easy", best-sellers na categoria negócios.  

SEXTA-FEIRA (16)

A palestra “A ERA DO BITCOIN” ocorrerá às 17 horas, com o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Emílio Wuerges. Evangelista do Software Livre, Cripto-Moedas, Programação Funcional e da Maratona de Programação, Wuerges possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015).

Para encerrar, às 19h30, o consultor de projetos Antonio Marcon abordará o tema “NOVAS FRONTEIRAS DOS BENEFÍCIOS FISCAIS PARA INOVAÇÃO”. Marcon é Balanced Scorecard (BSc) em Informática pela Universidade Federal de São Carlos, possui MBA em Administração de Mercadorias da ESPM São Paulo e é candidato de doutorado em política de ITS da Unicamp/DPCT. Seu principal interesse de pesquisa é a internacionalização acelerada das pequenas e médias empresas (PMEs) do conhecimento intensivo. Foi gerente de P & D do Centro de Pesquisa Samsung SRBR e chefe do Programa de Economia Criativa, em colaboração com a Anprotec e a CCEI Korea, para promover startups inovadores no Brasil. Contribui constantemente para remodelar o ambiente institucional e os canais de colaboração entre as PMEs de tecnologia e as Cadeias de Valor Global.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Saiba como fazer o seu 13º virar mais dinheiro
Dicas para entrar 2019 sem ressaca nas finanças pessoais
Sine oferece 258 vagas de emprego em São Miguel do Oeste
Seguro DPVAT tem redução média de 63,3% do valor em 2019
Produtos básicos têm queda de preços em Chapecó
Fiesc apresenta perspectivas para 2019
12 dicas para economizar nas compras de Natal
Índice de confiança do consumidor é lançado em Chapecó
SC exporta 56% de toda carne suína do Brasil
ABPA aponta recuperação nas exportações de carne de frango e suína brasileiras