Governo anuncia grupo tático para atuar em situações de crise em unidades prisionais

Durante a solenidade também foram entregues novas viaturas, duas delas virão para Chapecó

- Publicidade -
 

Durante solenidade de entrega de 21 novas viaturas para as unidades prisionais do Estado, o Governador Raimundo Colombo formalizou a criação do Grupo Tático de Intervenção Prisional (GTI). A cerimônia também contou com a presença do vice-governador Eduardo Moreira e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

O  GTI é especializado em intervenções penitenciárias e integra uma política de formação e capacitação profissional implantada através da Academia de Justiça e Cidadania como forma de otimizar recursos humanos, sempre pautados na capacitação profissional. “É um grupo tático que vai atuar, principalmente, no que se refere à prevenção e também na repressão numa eventual situação de crise. Vão participar deste grupo os agentes penitenciários que possuem o curso de capacitação em intervenção prisional e institucional. Eles trabalharão em escala de plantão”, explicou o diretor do Deap.

Além do GTI, já foram criados os Núcleos de Operações Táticas, em Florianópolis, Lages e Chapecó (mais outros dois estão previstos ainda em 2017); e o Serviço de Operações e Escoltas, vinculado diretamente ao diretor do Deap, que tem a missão de atender a escoltas de alto risco no estado e fora dele, assim como escoltas aéreas.

 

Viaturas

As viaturas entregues são adaptadas para o transporte de presos do sistema penitenciário de Santa Catarina. “Os novos veículos que se somam aos já existentes melhoram o tratamento ao preso e oferecem agilidade a todo nosso serviço de apoio e melhoria do sistema prisional catarinense. Os desafios no sistema são grandes e nos preocupam muito, mas conseguimos avançar na humanização da estrutura. Mais da metade dos detentos estão trabalhando e, por isso, acredito que estamos avançando a cada dia. O trabalho de todos os envolvidos no sistema é grandioso, de muita dedicação e determinação. Reconhecemos e parabenizamos as equipes”, disse o governador.

As viaturas foram doadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Cada veículo (Renault Master) custou R$ 178.387,00, totalizando R$ 3.746.127,00. O diretor do Deap, Deiveison Quirino Batista, informou que o Estado conta com 49 unidades prisionais onde são feitas mais de cem escoltas por dia, o que exige a renovação e o remanejamento da frota. “Essas viaturas vêm para garantir mais segurança e ajudar na demanda do sistema prisional. Temos o controle do número de viaturas em cada local e verificamos as unidades que realizam mais escoltas diariamente. São esses locais que vão receber os veículos”, informou o diretor.

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira ainda visitaram o Centro de Ações Penitenciárias, onde as unidades prisionais são monitoradas através do circuito fechado de TV.

 

Unidades que receberão as viaturas

- Colônia Agrícola da Palhoça

- Complexo Penitenciário do Estado

- Penitenciária de Florianópolis

- Penitenciária Sul

- Presídio Regional de Criciúma

- Presídio Regional de Tubarão

- Penitenciária Industrial de Joinville

- Presídio Regional de Jaraguá do Sul

- Presídio Regional de Joinville

- Presídio Regional de Mafra

- Penitenciária de Itajaí (CPVI)

- Presídio Masculino de Itajaí (CPVI)

- Presídio Regional de Itajaí

- Penitenciária da Região de Curitibanos

- Penitenciária Industrial de São Cristovão do Sul

- Presídio Masculino de Lages

- Penitenciária Agrícola de Chapecó

- Penitenciária Industrial de Chapecó

- Presídio Regional de Joaçaba

- Penitenciária Industrial de Blumenau

- Presídio Regional de Blumenau

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Idosos chapecoenses participam das disputas do Jasti 2018
Centro de Gerenciamento de risco é inaugurado em Chapecó
Aviário pega fogo no interior de Seara
DEAP abre edital para contratação de servidores temporários
Vagas para estagiários da educação estão abertas em São Carlos
Nova diretoria da CDL Jovem é empossada em Chapecó
Governador autoriza ampliação do aeroporto de Chapecó
Inscrições do Programa Startup SC seguem até 19 de março
Policial Militar é homenageado por impedir agressão em Chapecó
Motociclista morre após acidente em Concórdia