Grande Oeste unido para destravar gargalos de infraestrutura

Reunião promovida pela Facisc em Chapecó, na manhã desta sexta-feira (15), contou com a vice-governadora, doze deputados estaduais, três federais, prefeitos e presidentes de associações empresariais e sindicatos

Unir forças entre todos os atores para viabilizar obras de infraestrutura, esse é o objetivo da reunião de trabalho iniciada às 9h30 desta sexta-feira (15) em Chapecó, na cantina da ACIC. Organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a reunião da sequência a cartilha Voz Única, que levantou as principais demandas de todas as cidades de Santa Catarina para permitir o desenvolvimento.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, a vice-governadora Daniela Reinerh (PSL), doze deputados estaduais e três federais, prefeitos, mais de 20 associações empresariais e federações marcaram presença no evento.

Embora a Facisc tenha dividido o Grande Oeste em quatro regiões: Meio-Oeste, Oeste, Noroeste e Extremo-Oeste, três delas unem forças a partir de hoje para viabilizar obras, na grande maioria de infraestrutura. A cartilha Voz Única foi produzida em 2018 e entregue aos então candidatos listando todos os pedidos de cada região de Santa Catarina. 

O modelo que a Facisc passou a adotar é o case que já rende bons resultados para destravar o processo de licitação do aeroporto de Chapecó. Um grupo foi instituído com deputados da bancada do Oeste na Assembleia Legislativa, Prefeitura de Chapecó, associações empresariais e representantes do governo do Estado e já conseguiu avançar na articulação com o governo federal para tirar a obra do papel.

Últimas notícias

Articulação

Segundo o vice-presidente Regional Oeste da Facisc, Maurício Zolet, o trabalho é no sentido de dividir as lideranças em comissões que tratarão de assuntos específicos, organização que servirá como forma de melhorar a cobrança pelas obras nos governos e também como forma de atualizar a sociedade sobre a situação.

“Elencamos as principais obras de contexto regional, são seis itens que queremos dar foco na ação e pretendemos encerrar a reunião de trabalho com as comissões formadas e encaminhadas. Não vamos entrar muito nas questões de cada cidade, tentamos elencar pautas que atendem toda a grande região. Outro assunto que podemos incluir é a ferrovia, que ainda está muito distante, mas é importante para a região”, diz Zolet.

Pautas do Oeste

Ampliação do Aeroporto de Chapecó
Duplicação da BR-282
Revitalização da SC-283
Retomada nas obras da BR-163
Ampliação da Aduana de Dionísio Cerqueira e aumento de funcionários
Aumento do teto de recursos para custeio do Hospital Regional do Oeste

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Justiça eleitoral cancela 2,4 milhões de títulos
Prefeitura de São Lourenço confirma obra de asfaltamento
Justiça Eleitoral realiza plantão de cadastramento biométrico neste sábado (25)
Marcilei protocola projeto para redução do Duodécimo
Câmara dos Deputados conclui votação de Medida Provisória
Os órgãos extintos e as Secretarias criadas pela Reforma Administrativa
Texto aprovado pela Alesc agrada o governo do Estado
Diretórios regionais e municipais também são obrigados a investir em candidaturas femininas
Três são condenados por fraude a licitações de Planalto Alegre
Mais um passo para a concessão do aeroporto de Chapecó