Grande Oeste unido para destravar gargalos de infraestrutura

Reunião promovida pela Facisc em Chapecó, na manhã desta sexta-feira (15), contou com a vice-governadora, doze deputados estaduais, três federais, prefeitos e presidentes de associações empresariais e sindicatos

Unir forças entre todos os atores para viabilizar obras de infraestrutura, esse é o objetivo da reunião de trabalho iniciada às 9h30 desta sexta-feira (15) em Chapecó, na cantina da ACIC. Organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a reunião da sequência a cartilha Voz Única, que levantou as principais demandas de todas as cidades de Santa Catarina para permitir o desenvolvimento.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, a vice-governadora Daniela Reinerh (PSL), doze deputados estaduais e três federais, prefeitos, mais de 20 associações empresariais e federações marcaram presença no evento.

Embora a Facisc tenha dividido o Grande Oeste em quatro regiões: Meio-Oeste, Oeste, Noroeste e Extremo-Oeste, três delas unem forças a partir de hoje para viabilizar obras, na grande maioria de infraestrutura. A cartilha Voz Única foi produzida em 2018 e entregue aos então candidatos listando todos os pedidos de cada região de Santa Catarina. 

O modelo que a Facisc passou a adotar é o case que já rende bons resultados para destravar o processo de licitação do aeroporto de Chapecó. Um grupo foi instituído com deputados da bancada do Oeste na Assembleia Legislativa, Prefeitura de Chapecó, associações empresariais e representantes do governo do Estado e já conseguiu avançar na articulação com o governo federal para tirar a obra do papel.

Últimas notícias

Articulação

Segundo o vice-presidente Regional Oeste da Facisc, Maurício Zolet, o trabalho é no sentido de dividir as lideranças em comissões que tratarão de assuntos específicos, organização que servirá como forma de melhorar a cobrança pelas obras nos governos e também como forma de atualizar a sociedade sobre a situação.

“Elencamos as principais obras de contexto regional, são seis itens que queremos dar foco na ação e pretendemos encerrar a reunião de trabalho com as comissões formadas e encaminhadas. Não vamos entrar muito nas questões de cada cidade, tentamos elencar pautas que atendem toda a grande região. Outro assunto que podemos incluir é a ferrovia, que ainda está muito distante, mas é importante para a região”, diz Zolet.

Pautas do Oeste

Ampliação do Aeroporto de Chapecó
Duplicação da BR-282
Revitalização da SC-283
Retomada nas obras da BR-163
Ampliação da Aduana de Dionísio Cerqueira e aumento de funcionários
Aumento do teto de recursos para custeio do Hospital Regional do Oeste

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Senado analisa projeto libera FGTS para pagamento de ensino superior e cirurgias
É muito pouco conseguir pagar os salários em dia, diz Júlio Garcia
Trevisan protocola projeto de lei que extingue taxa para horário estendido do comércio
Prefeitos do Oeste pedem estradas e energia trifásica ao governador Moisés
Temer e Moreira Franco teriam movimentado R$ 1,8 bilhões
Lula e filho são indiciados por tráfico de influência e lavagem de dinheiro
Luciano Buligon recebe prêmio de Prefeito Inovador de Santa Catarina
Ex-presidente Michel Temer é preso pela Lava Jato
Novo trabalha para ter candidatos nas eleições de 2020 em Chapecó
Governo quer reduzir para cinco dias prazo para abertura de empresas em SC