Mais da metade da merenda em São Carlos vem da agricultura familiar

A ideia é que 100% da merenda escolar sejam da agricultura familiar para trazer produtos de qualidade e incentivar as famílias

Mais da metade da merenda escolar em São Carlos vem da agricultura familiar. A Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro com os agricultores para uma conversa sobre a chamada pública para fornecimento de alimentos para a alimentação escolar. Participaram do encontro o Secretário da Educação Sadi Baron, a Nutricionista Kathleen Scherer e representantes da Epagri, além dos agricultores.

 

Segundo Baron, o encontro teve como objetivo esclarecer todas as dúvidas relacionadas a chamada pública, bem como incentivar a compra dos nossos agricultores. Ele também frisou que os alimentos fornecidos para a merenda são de boa qualidade.

 

Kathleen disse que de acordo com a lei do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. ”A compra da agricultura vem evoluindo de maneira muito positiva. O Município comprava apenas os 30% obrigatórios; no ano de 2017 a compra foi em torno de 47% e já no ano de 2018, avançamos para 52,55%.”, disse.


:::: Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região ::::

 

A proposta é que o município avance ainda mais e que a compra chegue a 100%. Esse tipo de compra vem para apoiar o desenvolvimento sustentável local, através da compra de produtos diversificados e que sejam produzidos no próprio município, e assim fortalecendo e diversificando a economia local, e valorizando as especificidades e os hábitos alimentares locais.

 

Os produtos previstos na chamada pública do ano de 2019 são: feijão, verduras diversas, ovos, mandioca, mel, melado, leite, laranja, morango, sal temperado, batata doce, suco integral de uva, entre outros.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Conheça os quatro principais tipos de devedores existentes e como cobrar
83 milhões de brasileiros possuem ao menos uma compra parcelada
Conheça as 10 profissões do futuro na nova economia
Geração de empregos em abril foi a melhor dos últimos cinco anos em SC
ANAC suspende operações da Avianca Brasil
Saiba tudo sobre seguro-desemprego
Dicas para viajar à Europa sem gastar muito
10 dicas para economizar energia elétrica em casa
Chapecoenses gastaram 18% a mais no Dia das Mães
Semana da Educação Financeira tem programação especial em Chapecó