Mais da metade da merenda em São Carlos vem da agricultura familiar

A ideia é que 100% da merenda escolar sejam da agricultura familiar para trazer produtos de qualidade e incentivar as famílias

Mais da metade da merenda escolar em São Carlos vem da agricultura familiar. A Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro com os agricultores para uma conversa sobre a chamada pública para fornecimento de alimentos para a alimentação escolar. Participaram do encontro o Secretário da Educação Sadi Baron, a Nutricionista Kathleen Scherer e representantes da Epagri, além dos agricultores.

 

Segundo Baron, o encontro teve como objetivo esclarecer todas as dúvidas relacionadas a chamada pública, bem como incentivar a compra dos nossos agricultores. Ele também frisou que os alimentos fornecidos para a merenda são de boa qualidade.

 

Kathleen disse que de acordo com a lei do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. ”A compra da agricultura vem evoluindo de maneira muito positiva. O Município comprava apenas os 30% obrigatórios; no ano de 2017 a compra foi em torno de 47% e já no ano de 2018, avançamos para 52,55%.”, disse.


:::: Acompanhe as últimas notícias de Chapecó e região ::::

 

A proposta é que o município avance ainda mais e que a compra chegue a 100%. Esse tipo de compra vem para apoiar o desenvolvimento sustentável local, através da compra de produtos diversificados e que sejam produzidos no próprio município, e assim fortalecendo e diversificando a economia local, e valorizando as especificidades e os hábitos alimentares locais.

 

Os produtos previstos na chamada pública do ano de 2019 são: feijão, verduras diversas, ovos, mandioca, mel, melado, leite, laranja, morango, sal temperado, batata doce, suco integral de uva, entre outros.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Balcão de Empregos está com 185 vagas disponíveis em Chapecó
SC tem aumento de 58% nas exportações do complexo soja
Como não perder seu dinheiro com o cartão de crédito
Procura por franquias de até R$ 10 mil aumenta em 2019, mostra estudo
SC e Argentina se reúnem para discutir integração produtiva
Comprar terreno - 6 dicas para não cair em um buraco
Instabilidade do WhatsApp, Instagram e Facebook: 3 fatos importantes
O que é e quem deve declarar o Imposto de Renda?
Custo dos produtos básicos aumenta em Chapecó
ACIC + Gestão apresenta tendências mundiais de gestão e inovação