Mais de quatro mil opções de livros no CEU das Artes

Biblioteca é aberta ao público e pode ser visitada das 8h às 19h, no bairro Efapi

Aos sete anos, Mithyuelen Neyssinger Maranho é presença frequente na biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no loteamento Elias Galon, bairro Efapi, em Chapecó. Ela e a mãe Jacira Neyssinger dividem o gosto pela leitura e vão juntas à biblioteca. 


Quinta-feira passada foi um desses dias. Mithyuelen, que faz oficinas de violão e teatro no CEU das Artes, entrou na biblioteca um pouco depois da mãe – que devolvia alguns livros – e a menina foi direto escolher mais três para a leitura. “Eu sempre gostei de ler”, afirma a pequena.

Jacira conta que Mithyuelen lê, em média, 15 livros por mês – entre os da biblioteca do CEU das Artes e também da escola onde estuda. O hábito de ler a mãe sempre teve e continuou quando estava grávida da menina. “Eu lia muito quando estava grávida dela e acredito que influenciou o gosto pelos livros”, diz.

Biblioteca e acervo 

Assim como Mithyuelen, outras crianças, adolescentes e adultos se beneficiam do acervo da biblioteca para pesquisas da escola ou faculdade e para uma boa leitura. Os 4,78 mil livros – destes, 268 em áudio –, são divididos em categorias – como teatro brasileiro, literatura alemã, poesia brasileira, miscelânea brasileira e romance brasileiro, por exemplo. A biblioteca também possui puffs e poltronas, além de uma mesa para as crianças. A auxiliar administrativa Inez Kroth trabalha na biblioteca e conta que o espaço sempre foi procurado por moradores e escolas. “Os livros mais procurados são os de psicologia, filosofia e infanto-juvenil. As crianças gostam muito dos livros que têm personagens que eles veem na televisão”, conta. Por mês, em média, são feitos de 80 a 100 empréstimos de livros na biblioteca do CEU das Artes.

O CEU das Artes

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) fica na rua Elói Ferreira de Souza, 322, no loteamento Elias Galon, no bairro Efapi. O local possui atividades integradas e que envolvem as áreas da cultura, educação, esporte, lazer e cidadania. O amplo trabalho desenvolvido é voltado à comunidade. Foi inaugurado em 2013 – uma obra inédita em Chapecó e a primeira de Santa Catarina. A prefeitura é responsável pela elaboração do projeto, manutenção do espaço, além da gestão do local – com contratação de professores, pagamento dos funcionários, elaboração de atividades e serviços. O CEU oferece diariamente oficinas, cursos, apresentações artísticas, atividades esportivas e de recreação, tem uma biblioteca pública e acesso aos serviços do CRAS. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 19h – área de recreação até as 21h. Outras informações na Secretaria de Cultura, pelo telefone 3319-1010.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Casa é destruída por incêndio no interior de Águas de Chapecó
Carro do Paraguai capota na SC-157 em Quilombo
Calor volta ao Estado a partir desta segunda-feira (21)
Após fuga, Guarda prende homem que dirigia bêbado no centro de Chapecó
Incêndio destrói parte de dentro de casa de Xanxerê
Família de Xaxim morre em acidente em Joinville
Homem é morto em Chapecó e suspeito estava entre curiosos na cena do crime
PRF registra 387 mortes nas rodovias federais de SC em 2018
Cuidados com as mordidas de cães devem ser redobrados nas férias