Mais de quatro mil opções de livros no CEU das Artes

Biblioteca é aberta ao público e pode ser visitada das 8h às 19h, no bairro Efapi

- Publicidade -
 
Aos sete anos, Mithyuelen Neyssinger Maranho é presença frequente na biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no loteamento Elias Galon, bairro Efapi, em Chapecó. Ela e a mãe Jacira Neyssinger dividem o gosto pela leitura e vão juntas à biblioteca. 


Quinta-feira passada foi um desses dias. Mithyuelen, que faz oficinas de violão e teatro no CEU das Artes, entrou na biblioteca um pouco depois da mãe – que devolvia alguns livros – e a menina foi direto escolher mais três para a leitura. “Eu sempre gostei de ler”, afirma a pequena.

Jacira conta que Mithyuelen lê, em média, 15 livros por mês – entre os da biblioteca do CEU das Artes e também da escola onde estuda. O hábito de ler a mãe sempre teve e continuou quando estava grávida da menina. “Eu lia muito quando estava grávida dela e acredito que influenciou o gosto pelos livros”, diz.

Biblioteca e acervo 

Assim como Mithyuelen, outras crianças, adolescentes e adultos se beneficiam do acervo da biblioteca para pesquisas da escola ou faculdade e para uma boa leitura. Os 4,78 mil livros – destes, 268 em áudio –, são divididos em categorias – como teatro brasileiro, literatura alemã, poesia brasileira, miscelânea brasileira e romance brasileiro, por exemplo. A biblioteca também possui puffs e poltronas, além de uma mesa para as crianças. A auxiliar administrativa Inez Kroth trabalha na biblioteca e conta que o espaço sempre foi procurado por moradores e escolas. “Os livros mais procurados são os de psicologia, filosofia e infanto-juvenil. As crianças gostam muito dos livros que têm personagens que eles veem na televisão”, conta. Por mês, em média, são feitos de 80 a 100 empréstimos de livros na biblioteca do CEU das Artes.

O CEU das Artes

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) fica na rua Elói Ferreira de Souza, 322, no loteamento Elias Galon, no bairro Efapi. O local possui atividades integradas e que envolvem as áreas da cultura, educação, esporte, lazer e cidadania. O amplo trabalho desenvolvido é voltado à comunidade. Foi inaugurado em 2013 – uma obra inédita em Chapecó e a primeira de Santa Catarina. A prefeitura é responsável pela elaboração do projeto, manutenção do espaço, além da gestão do local – com contratação de professores, pagamento dos funcionários, elaboração de atividades e serviços. O CEU oferece diariamente oficinas, cursos, apresentações artísticas, atividades esportivas e de recreação, tem uma biblioteca pública e acesso aos serviços do CRAS. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 19h – área de recreação até as 21h. Outras informações na Secretaria de Cultura, pelo telefone 3319-1010.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Grave acidente deixa feridos entre Formosa do Sul e Novo Horizonte
Morre vítima de tentativa de homicídio em Palma Sola
Motorista morre em acidente no Goio-En em Chapecó
Inspiração além da sala de aula
Cinco pessoas morrem nas rodovias federais de Santa Catarina durante o feriadão
Motociclista fica ferido após acidente em Seara
Bombeiros atendem dois acidentes no domingo (14) em Pinhalzinho
Vovô constrói tirolesa para netinho de quatro anos
Fetranslog 2018 começa nesta quarta-feira (17)
Mulher morre após bater carro em árvore em Cunha Porã