Número de idosos no Brasil cresceu 50% em uma década, segundo IBGE

Envelhecimento populacional é um fenômeno global e está associado ao aumento da expectativa de vida das pessoas e da redução nos índices de natalidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente mais uma estimativa populacional do Brasil, que agora conta com 207 milhões de habitantes.

Mas entre rankings de maiores e menores cidades, um índice importante passou praticamente ignorado: em menos de uma década, o Brasil aumentou em 8,5 milhões o número de idosos.

>> DI Saúde <<

O Brasil tem hoje 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, e esse número não para de crescer. Em 2007 eles eram 17 milhões e em 2027 essa parcela da população dobrará, chegando aos 37 milhões, de acordo com projeções do órgão.

Segundo o pesquisador Alexandre Correa Lima, especialista em Economia da Longevidade, o envelhecimento populacional é um fenômeno global e está associado ao aumento da expectativa de vida das pessoas e da redução nos índices de natalidade.

"O Brasil foi um dos países que derrubou mais rapidamente suas taxas de fecundidade, que já foi de 4 filhos por mulheres nos anos 80 e hoje está em 1.7, índice comparável aos de países desenvolvidos, como Canadá e Estados Unidos".

As estimativas do IBGE mostram que aumentará não apenas o total de pessoas idosas, mas principalmente a participação delas no conjunto da população brasileira, passando de 8% em 2000 para quase 19% no ano de 2030.

"O envelhecimento populacional será um desafio para o Brasil, que vai envelhecer antes de se tornar rico ou socialmente equilibrado, ao contrário de outras nações que já passam por situação similar, como Alemanha e Japão. Ao mesmo tempo, essa revolução prateada que está a caminho também apresenta grandes oportunidades para sociedade, governo e empresas, desde que os esforços certos sejam conduzidos nesse sentido", finaliza Alexandre Correa Lima.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Você sabe o que causa as dores nos ombros?
Exercícios ajudam na prevenção do câncer de próstata
Mais de 20 milhões de brasileiros sofrem com pedra na vesícula
Você segura na esteira quando corre ou caminha?
Dietas para o verão podem trazer riscos à saúde
Uma a cada dez brasileiras tem endometriose
Conheça os direitos do homem portador do câncer de próstata
Quando a ansiedade vira um problema para as empresas
Você já ouviu falar em Tristeza Materna? Conheça os sintomas
Aplicativos lembram você de tomar água