Para uma boa saúde bucal invista em uma alimentação saudável

Saúde bucal também está aliada a boa alimentação. Confira as dicas

Assim como em outros aspectos do bem-estar, a boa alimentação terá influência direta na qualidade da saúde bucal. É necessária uma quebra de pensamento e começar a entende-la como parte de um processo maior, e não como algo independente do organismo.

Com a correria do dia-a-dia, é mais fácil optar por alimentos rápidos como comidas com muito corante, alimentos industrializados e refrigerantes que, apesar da praticidade, são grandes inimigos da vida saudável. 

ALIMENTOS AMIGOS DA SAÚDE BUCAL

De forma simples, pode-se separar os alimentos que auxiliam a manter uma boa saúde em três grupos:

Alimentos Reguladores: são alimentos que atuam na regulação do funcionamento do corpo, previnem doenças como gripe e resfriado e auxiliam na digestão. Esses alimentos são ricos em vitaminas A, B, C, D, E, K e minerais como ferro, cálcio, sódio, potássio e zinco. Alguns exemplos são as frutas, verduras e legumes.

Alimentos Construtores: ajudam no restabelecimento e crescimento de novos tecidos. Alguns exemplos de alimentos construtores são a soja, feijão, ervilha, ovos, leite e seus derivados, carne branca ou vermelha.
Alimentos Energéticos: ajudam no fornecimento de energia para o corpo. Alguns exemplos são os açúcares, mel, óleo, manteiga, arroz, macarrão, milho, farinhas, batata e mandioca.

Para os dentes, alguns destes alimentos terão funções primordiais com a finalidade de mantê-los bonitos e saudáveis.
A vitamina A, encontrada em vegetais de folhagem verde escura como a couve, o brócolis e o espinafre, é uma aliada importante para a reconstrução do tecido epitelial e estímulo da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos dentes. A vitamina B e o ferro são de extrema importância para a saúde da gengiva e estão presentes em alimentos leguminosos como feijão e lentilha, arroz integral e farelo de trigo.

A vitamina C, presente nas frutas cítricas como laranja, goiaba e caju, protege o tecido da gengiva contra lesões, além de auxiliar na cicatrização de pequenas danificações, a exemplo das que ocorrem durante a escovação ou passagem do fio dental.

O cálcio é um mineral importante, pois deixa os ossos e dentes fortes e pode ser encontrado em alimentos como peixes, leite e seus derivados. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, que pode ser encontrada na gema de ovo e nos peixes, ajuda na fixação do cálcio.

ALIMENTOS DETERGENTES

Os alimentos detergentes ajudam na redução dos resíduos alimentares, bactérias e gorduras que ficam acumuladas nos dentes. Estes alimentos aumentam a produção de saliva e diminuem a acidez da boca, além de serem ricos em fibras e não possuírem açúcares nocivos para a saúde.
Alguns exemplos de alimentos detergentes são a melancia, o kiwi, o brócolis, o pepino, o mamão e a acelga.

OS GRANDES VILÕES

O grande vilão da saúde bucal é o consumo excessivo de doces. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade recomendada de chocolate por dia é de apenas 50g, algo semelhante à um tablete de tamanho pequeno.

Também é preciso ficar atento ao que se deixa de consumir. A deficiência de ferro pode causar aftas, queimação bucal, feridas e aumentar o risco de infecções. A escassez de vitamina C pode ocasionar sangramento da gengiva, tendência a cárie e alteração no paladar.

Apesar de alguns alimentos oferecerem mais riscos que outros, não é necessário que se deixe de consumir nada, basta não exagerar. Uma boa alimentação aliada à uma escovação correta, uso diário do fio dental e visitas regulares ao seu dentista irão lhe garantir uma boca saudável por muito tempo.

Fonte: amil Curitiba


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Para uma boa saúde bucal invista em uma alimentação saudável
Conheça os efeitos do álcool na saúde sexual
Cuidados no verão podem evitar câncer de pele
Sábado é dia de prevenção contra o câncer de pele em Chapecó
Homens também podem desenvolver câncer de mama
Aprenda a identificar os tipos de fome e perca peso sem sacrifícios
Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens
HPV: 25,47% dos meninos tomaram as duas doses da vacina em Chapecó
Benefícios do Treino Funcional para a saúde
Unimed Chapecó lança campanha de conscientização para o câncer