Projeto Meu Certificador é lançado pela Unochapecó

Com o software, ao solicitar documentos no protocolo digital que já estejam no novo formato, os estudantes não precisam retirá-lo presencialmente

Eliminar filas, contribuir para a redução de gastos, garantir a qualidade e confiabilidade das informações disponíveis e ainda ajudar o meio ambiente com a diminuição do uso de papel. Tudo isso são benefícios que o novo projeto da Unochapecó traz. 

>> Últimas notícias <<

O Meu Certificador é uma ideia que há tempos é estudada para ser implementada na Universidade e que, agora, será colocada em prática. Para isso, o projeto já foi apresentado pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Unochapecó ao Comitê Gestor da Instituição e a previsão é que durante esta semana o software já esteja em funcionamento.

O objetivo do Meu Certificador é gerar assinaturas digitais de pessoas físicas. Na Unochapecó, a assinatura digital será utilizada para documentos expedidos pela Instituição. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação da Universidade, Lissandro Hoffmeister, o caráter inovador do projeto está no modelo de fluxo de processo adotado. 

"Incorporamos o recurso à plataforma Minha Uno através de um gateway (responsável por realizar a conversão dos dados de um ambiente para o outro) próprio, trazendo benefício para quem processa o documento e para a comunidade acadêmica que faz uso do serviço", comenta.

Com o Meu Certificador, ao solicitar documentos no protocolo digital que já estejam no novo formato, os estudantes não precisam retirá-lo presencialmente. Em vez disso, eles recebem uma notificação que o documento está disponível de forma online. 

Para acessar esses documentos, o acadêmico precisará apenas ir até o novo ícone na barra lateral do Minha Uno, denominado 'Documentos Digitais'. "Os documentos são digitais, porém todos gerados e impressos por alguma necessidade específica possuem uma forma de revalidação. Ou seja, no documento, é impresso um QRCode e um link encurtado. Através da câmera do smartphone ou de uma webcam é possível a qualquer pessoa ler este QRCode, visualizar o documento em formato digital e realizar novamente este download", explica Lissandro.

Outro benefício do software diz respeito a participação do aluno em um evento de extensão com certificação. Nesses casos, o certificado é enviado por e-mail, em formato digital. Assim como os acadêmicos, a equipe que realiza o processamento de documentos também será beneficiada. 

Pois tarefas que até então levavam dias serão executadas em minutos. Isso reduzirá o trabalho operacional, sem a necessidade de fazer uploads de arquivos do sistema acadêmico para outro ambiente. Tudo ocorrerá automaticamente e de forma transparente. Além disso, os documentos poderão ser assinados em lotes.

Documentos atendidos 

- Certificados da extensão; 
- Histórico escolar; 
- Atestado de matrícula e frequência; 
- Certidão de conclusão do curso; 
- Declaração de matrícula último período do curso; 
- Declaração de matrícula último período do curso com data possível outorga de grau; 
- Certidão situação de desistência; 
- Certidão situação de trancamento; 
- Certidão situação de cancelamento; 
- Declarações de monografias do Direito - estudante; 
- Declarações de monografias do Direito - arguidores; 
- Declarações de monografias do Direito - orientador; 
- Editais; 
- Ofícios; 
- Portarias; 
- Resoluções. 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Acidente de trânsito deixa homem de 24 anos ferido em Xaxim
Capotamento deixa cinco pessoas feridas no interior de Vargeão
Sara completa três anos com 900 missões realizadas
Acidente entre caminhão e motocicleta deixa mulher ferida em Pinhalzinho
Curso de Gastronomia prepara pratos em eventos da Unochapecó
Central de Polícia de Chapecó é reformada
Duas pessoas ficam feridas em acidente em Caibi
Homem morre em acidente de moto em Mondaí
Duas pessoas morrem em acidente na BR-282
Comarcas do Oeste atendem em regime de plantão durante recesso