Projeto Meu Certificador é lançado pela Unochapecó

Com o software, ao solicitar documentos no protocolo digital que já estejam no novo formato, os estudantes não precisam retirá-lo presencialmente

Eliminar filas, contribuir para a redução de gastos, garantir a qualidade e confiabilidade das informações disponíveis e ainda ajudar o meio ambiente com a diminuição do uso de papel. Tudo isso são benefícios que o novo projeto da Unochapecó traz. 

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O Meu Certificador é uma ideia que há tempos é estudada para ser implementada na Universidade e que, agora, será colocada em prática. Para isso, o projeto já foi apresentado pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Unochapecó ao Comitê Gestor da Instituição e a previsão é que durante esta semana o software já esteja em funcionamento.

O objetivo do Meu Certificador é gerar assinaturas digitais de pessoas físicas. Na Unochapecó, a assinatura digital será utilizada para documentos expedidos pela Instituição. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação da Universidade, Lissandro Hoffmeister, o caráter inovador do projeto está no modelo de fluxo de processo adotado. 

"Incorporamos o recurso à plataforma Minha Uno através de um gateway (responsável por realizar a conversão dos dados de um ambiente para o outro) próprio, trazendo benefício para quem processa o documento e para a comunidade acadêmica que faz uso do serviço", comenta.

Com o Meu Certificador, ao solicitar documentos no protocolo digital que já estejam no novo formato, os estudantes não precisam retirá-lo presencialmente. Em vez disso, eles recebem uma notificação que o documento está disponível de forma online. 

Para acessar esses documentos, o acadêmico precisará apenas ir até o novo ícone na barra lateral do Minha Uno, denominado 'Documentos Digitais'. "Os documentos são digitais, porém todos gerados e impressos por alguma necessidade específica possuem uma forma de revalidação. Ou seja, no documento, é impresso um QRCode e um link encurtado. Através da câmera do smartphone ou de uma webcam é possível a qualquer pessoa ler este QRCode, visualizar o documento em formato digital e realizar novamente este download", explica Lissandro.

Outro benefício do software diz respeito a participação do aluno em um evento de extensão com certificação. Nesses casos, o certificado é enviado por e-mail, em formato digital. Assim como os acadêmicos, a equipe que realiza o processamento de documentos também será beneficiada. 

Pois tarefas que até então levavam dias serão executadas em minutos. Isso reduzirá o trabalho operacional, sem a necessidade de fazer uploads de arquivos do sistema acadêmico para outro ambiente. Tudo ocorrerá automaticamente e de forma transparente. Além disso, os documentos poderão ser assinados em lotes.

Documentos atendidos 

- Certificados da extensão; 
- Histórico escolar; 
- Atestado de matrícula e frequência; 
- Certidão de conclusão do curso; 
- Declaração de matrícula último período do curso; 
- Declaração de matrícula último período do curso com data possível outorga de grau; 
- Certidão situação de desistência; 
- Certidão situação de trancamento; 
- Certidão situação de cancelamento; 
- Declarações de monografias do Direito - estudante; 
- Declarações de monografias do Direito - arguidores; 
- Declarações de monografias do Direito - orientador; 
- Editais; 
- Ofícios; 
- Portarias; 
- Resoluções. 


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