Projeto quer unir lideranças para projeto de desenvolvimento regional

Lideranças trabalharão em conjunto para criar oportunidades

- Publicidade -
 

O Sebrae e a Associação dos Municípios do Oeste (Amosc) formalizaram parceria que resultará em projeto de união e desenvolvimento da região. O Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), um projeto nacional que será desenvolvido a partir deste mês no oeste e atenderá 22 municípios. A iniciativa foi lançada durante almoço no Hotel Bertaso nesta terça-feira (15).

O Lider tem o objetivo de estimular a criação de ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

“Nos últimos anos, além de trabalhar o atendimento das empresas da porta para dentro, começamos a atuar forte na questão do ambiente de negócios. No ano passado, lançamos o Programa Cidade Empreendedora que trabalha três eixos principais: políticas públicas, focada na desburocratização dos processos, educação empreendedora e desenvolvimento regional”, afirma o gerente de atendimento individual do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi.

Últimas notícias

Segundo ele, depois de Joaçaba, Tubarão e Videira, a região da Amosc é a quarta a implantar o programa no Estado.  “No ambiente político e econômico, o LIDER nasceu de uma estratégia que potencializasse os avanços permitidos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, oportunizando a integração regional dos municípios, colocando-os juntos para que definam os caminhos de seu desenvolvimento e o protagonismo com a concepção, gestão e melhoria de um plano de desenvolvimento regional”, salientou Zanuzzi. 

O presidente da Amosc e prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander (Progressistas), salientou que o projeto vem de encontro aos 50 anos da associação, pensando principalmente em desenvolvimento regional.

“A solução vai suprir, o que nós, como gestores necessitamos que é colocar em prática serviços com maior eficiência e quem ganha é a nossa região. Estamos hoje representando os municípios e, com certeza, com várias cabeças pensantes daremos esse pontapé inicial para a concretização do programa que fortalecerá o desenvolvimento regional do grande oeste de Santa Catarina”, afirmou.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou a importância da união dos municípios e do papel do Sebrae/SC por auxiliar na criação de uma estratégia para desenvolver a região. “Todos sabem da turbulência política que o Brasil vive e, pensar num cotidiano turbulento de poucos recursos e muitas demandas, é muito difícil. O Sebrae já está com uma contribuição substancial em Chapecó, ajudando a planejar uma gestão sustentável e, agora auxiliará na criação de uma estratégia para a região por meio do projeto LIDER, que veio nos desafiar. Ficamos aliviados, por existir instituições de credibilidade como o Sebrae para atuar como nosso parceiro”.

Programa Lider

O coordenador regional do oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, apresentou a metodologia LIDER destacando que inclui mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais e elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. Ao final de oito encontros, com duração aproximada de oito meses, estará consolidada a agenda para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança formada por prefeitos e outras lideranças do oeste.

Os encontros regionais iniciarão em breve e cumprirão oito etapas: construção da coesão e identidade do grupo, gestão compartilhada da mudança, desenvolvimento da liderança empreendedora, oportunidades de articulação e negociação, escolha do futuro da região, formulação de estratégias de desenvolvimento, elaboração do plano de ação e institucionalização e governança do desenvolvimento da região.

Os investimentos serão da ordem de 400 mil reais, sendo 80% deste valor oriundo de recursos do Sebrae e o restante custeado pelos parceiros.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Segundo governo, 255 cidades estão sem combustível no Estado
Fim da greve não depende do governo do estado, diz Biasus
Linhas e horários de ônibus sofrem alterações, mas mantem serviços
Deputados do Oeste avaliam greve dos caminhoneiros
Deputados aprovam isenção de taxas de MEIs
Xanxerê assina contrato com a Casan
PSL oficializa executivas do Oeste em Chapecó
MDB do Extremo Oeste realiza encontro em Guaraciaba
Congresso lança Banco de Boas Práticas para compartilhar experiências das prefeituras
A BR-282 precisa ser a prioridade de Santa Catarina, diz Merisio