Sábado é dia de prevenção contra o câncer de pele em Chapecó

Mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó, será das 8h às 12h no Centro de Referência em Especialidades Médicas (Cresmi)

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.  Para evitar que esse número aumente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó, realizam neste sábado (1º), um mutirão de prevenção ao câncer de pele.  

Os atendimentos serão das 8h às 12h, no Centro de Referência em Especialidades Médicas de Chapecó (Cresmi), na rua Sete de Setembro, ao lado da Capone Choperia. 

Participarão cerca de cinco médicos dermatologistas que farão consultas gratuitas a todos que forem até o Centro. O atendimento será por ordem de chegada. Em 2017 foram atendidos 116 pacientes no mutirão, e a expectativa nesse ano, é chegar ou ultrapassar esse número.

Atendimentos

De acordo com um dos organizadores da campanha em Chapecó, o médico dermatologista Diego Leonardo Bet, os atendimentos são realizados de forma voluntária pelos profissionais que se inscrevem para participar, e tem o objetivo examinar os pacientes de forma completa e avaliar lesões, pequenos ferimentos que não cicatrizam. O público alvo da campanha são pessoas que tem a partir de 50 anos, pele clara, olhos claros, que trabalharam muito tempo expostas ao sol. “Não excluímos ninguém. Quem quiser tirar dúvidas sobre a doença, também será atendido”, afirma.

Recomendações de cuidado com o sol

As recomendações básicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h);

-utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo;

-procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

 Campanha Dezembro Laranja

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país. Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

OMS enumera dez principais ameaças à saúde em 2019
Higienizar as mãos é mais importante do que se pensa
Sentir saudade é saudável?
Calvície: problema também atinge os mais jovens, saiba identificar e tratar esse mal pela raiz
Sociedade Brasileira de Mastologia lança portal para debate sobre câncer de mama
5 dicas para evitar a retenção de líquido no verão
Você sabia que fogos de artifício podem causar danos permanentes à audição?
Saiba como prevenir dor nas costas
Diabetes: 6 dicas para curtir as festas de fim do ano
Para uma boa saúde bucal invista em uma alimentação saudável