Previsão de temperaturas negativas nesta terça-feira na região Oeste

Segundo a Defesa Civil, pode nevar nas regiões altas de Santa Catarina. No Oeste, registro de chuva congelada

Prepare os casacos, pois as temperaturas baixarão em todo o Estado. Segundo a Defesa Civil, a partir das 11h desta segunda-feira (17), haverá um declínio acentuado de temperatura, com possibilidade de neve em regiões altas de Santa Catarina, principalmente na Serra Catarinense.

Nesta segunda-feira, há registros de chuva congelada em algumas cidades do Oeste.

O declínio acentuado da temperatura, que começará nesta segunda-feira, terá a temperatura mais baixa no fim do dia e início da madrugada desta terça-feira (18), o que possibilitará o acumulo de neve.

A partir de terça e quarta-feira, o tempo fica mais seco no Estado, com menos nebulosidade e presença de sol na maior parte das regiões. Apesar disso, o frio deve intensificar, ainda mais, com previsão de geada por todo o Estado.

Nas áreas altas do Oeste ao Planalto, a previsão é de negativa de -3º C  -8º C. No Alto e Médio Vale do Itajaí e na região serrana de Florianópolis, as temperaturas serão próximas a 0º. 

No Litoral, o frio também será intenso, com mínima de 2º C a 6º C e  condições de geada isolada. Nas regiões altas do Planalto Sul, segundo a Defesa Civil, há possibilidade de congelamento nas pistas.

Conforme informações da Epagri/Ciram, o frio permanece entre 10 e 15 dias. Após o dia 20, a temperatura deve voltar a subir gradativamente com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano.

Geada

Com as temperaturas baixas também há possibilidade de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

<< Leia mais matérias >> 

Recomendações da Defesa Civil SC

A atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos ​ e crianças deve ser redobrada. Além disso, é recomendado abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Os agricultores deverão tomar medidas preventivas, como antecipar colheita de verduras folhosas e algumas leguminosas. Coberturas sobre as lavouras também contribuem para reduzir o impacto da geada nas plantações.

Em caso de ventos fortes, proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros pela central 193.

Registro de chuva congelada em Xaxim e Chapecó (Foto- Defesa Civil)

Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias

Resfriados, gripes, pneumonias, meningites e também crises de asma e de bronquite ocorrem com mais frequência nos dias frios. Isso ocorre, geralmente, porque no inverno as pessoas buscam locais fechados para se protegerem do frio. Para evitar doenças respiratórias, é essencial tomar algumas medidas de precaução.

Cuidados que devem ser tomados:

  •  Manter as mãos sempre higienizadas;
  •  Optar por uma alimentação rica em vitamina C, como laranja, limão, couve, rúcula e outros;
  •  Dormir bem;
  •  Praticar atividade física regularmente;
  •  Ingerir muito líquido. 

<< Confira as últimas notícias >>


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Audiência no DNIT tem como tema melhorias na BR-282
OPINIÃO: Falta uma homenagem para Sadi José De Marco
McDia Feliz ocorrerá em Chapecó no dia 26 de agosto
Arena Condá e Centro de Cultura e Eventos recebem pintura nova
41 mil toneladas de alimentos são desperdiçados no Brasil anualmente
Governador assina convênios de R$ 7,2 milhões com HRSP
Seis rios estão em situação de emergência no estado
Inscrições para a Maratona Fotográfica vão até 2 de agosto
Três veículos batem na BR-282, em Chapecó
Carteira de habilitação digital começa valer em 2018