Previsão de temperaturas negativas nesta terça-feira na região Oeste

Segundo a Defesa Civil, pode nevar nas regiões altas de Santa Catarina. No Oeste, registro de chuva congelada

Prepare os casacos, pois as temperaturas baixarão em todo o Estado. Segundo a Defesa Civil, a partir das 11h desta segunda-feira (17), haverá um declínio acentuado de temperatura, com possibilidade de neve em regiões altas de Santa Catarina, principalmente na Serra Catarinense.

Nesta segunda-feira, há registros de chuva congelada em algumas cidades do Oeste.

O declínio acentuado da temperatura, que começará nesta segunda-feira, terá a temperatura mais baixa no fim do dia e início da madrugada desta terça-feira (18), o que possibilitará o acumulo de neve.

A partir de terça e quarta-feira, o tempo fica mais seco no Estado, com menos nebulosidade e presença de sol na maior parte das regiões. Apesar disso, o frio deve intensificar, ainda mais, com previsão de geada por todo o Estado.

Nas áreas altas do Oeste ao Planalto, a previsão é de negativa de -3º C  -8º C. No Alto e Médio Vale do Itajaí e na região serrana de Florianópolis, as temperaturas serão próximas a 0º. 

No Litoral, o frio também será intenso, com mínima de 2º C a 6º C e  condições de geada isolada. Nas regiões altas do Planalto Sul, segundo a Defesa Civil, há possibilidade de congelamento nas pistas.

Conforme informações da Epagri/Ciram, o frio permanece entre 10 e 15 dias. Após o dia 20, a temperatura deve voltar a subir gradativamente com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano.

Geada

Com as temperaturas baixas também há possibilidade de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

<< Leia mais matérias >> 

Recomendações da Defesa Civil SC

A atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos ​ e crianças deve ser redobrada. Além disso, é recomendado abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Os agricultores deverão tomar medidas preventivas, como antecipar colheita de verduras folhosas e algumas leguminosas. Coberturas sobre as lavouras também contribuem para reduzir o impacto da geada nas plantações.

Em caso de ventos fortes, proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros pela central 193.

Registro de chuva congelada em Xaxim e Chapecó (Foto- Defesa Civil)

Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias

Resfriados, gripes, pneumonias, meningites e também crises de asma e de bronquite ocorrem com mais frequência nos dias frios. Isso ocorre, geralmente, porque no inverno as pessoas buscam locais fechados para se protegerem do frio. Para evitar doenças respiratórias, é essencial tomar algumas medidas de precaução.

Cuidados que devem ser tomados:

  •  Manter as mãos sempre higienizadas;
  •  Optar por uma alimentação rica em vitamina C, como laranja, limão, couve, rúcula e outros;
  •  Dormir bem;
  •  Praticar atividade física regularmente;
  •  Ingerir muito líquido. 

<< Confira as últimas notícias >>


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Corpo de Bombeiros de Chapecó terá nova sede
Motorista perde o controle, veículo sai da pista e bate em árvores, em Nova Itaberaba
Adoção: as famílias de coração de Chapecó
Novos ônibus no transporte coletivo de Chapecó
Escola realiza Semana Campeira envolve 300 alunos em Chapecó
Furgão sem freio bate em carro, em Seara
Bombeiros tiram cobra coral falsa de dentro de residência em São Domingos
Contorno Viário Leste de Xanxerê recebe visita técnica
Mais de três mil árvores dão vida à Unochapecó
Campanha de multivacinação encerra nesta sexta