
Cerca de 500 estudantes da Unochapecó são beneficiados por bolsas de estudo do Artigo 170 e tem o acesso e a permanência no ensino superior garantidos pelo benefício. Porém, nos próximos anos, este número pode ser reduzido pela metade caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 0005.3/2017 seja aprovada. Para que isso não ocorra, a Unochapecó, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), convida a todos para se posicionarem contrários a esta mudança na votação online do projeto, no site da Assembleia Legislativa do Estado.
De acordo com a PEC, as bolsas concedidas pelo Artigo 170 serão redistribuídas gradativamente. Atualmente, este recurso fornece bolsas de estudos entre 25% e 100% para estudantes matriculados em instituições de ensino superior comunitárias. Com a mudança proposta, os recursos serão reduzidos das comunitárias e redistribuídos igualmente com as instituições de ensino privadas.
Portanto, a Emenda propõe que, até 2022, o número de bolsas das comunitárias seja reduzido em 50%. Ou seja, instituições de ensino superior privadas, que não têm compromisso com os projetos de extensão como as comunitárias, serão beneficiadas com um recurso fundamental para a manutenção de estudantes envolvidos nessas ações e, consequentemente, no desenvolvimento local e regional.
Passo a passo para votar
No endereço eletrônico da votação do projeto, a comunidade pode se manifestar contrária e garantir este benefício nos próximos anos para as universidades comunitárias. Para votar, é preciso fazer um cadastro no site, conforme o passo a passo:
1 – Acessar o link
2 – Clicar em “Opinar”, logo abaixo do gráfico
3 – Fazer login, se já tiver cadastro, ou realizar o cadastro no site
4 – Para fazer o cadastro: tenha em mãos o seu título de eleitor
5 – Confirme seu cadastro no e-mail
6 – Acesse novamente o link, vote, deixe seu comentário e acompanhe a mobilização.