Cezar da Luz
173 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Roda de Chimarrão comemora 65 anos no ar

- Publicidade -
 

No domingo (18) estive em Concórdia. Atendendo ao gentil convite do Rogério, capataz do CTG Fronteira da Querência, participei dos festejos dos 65 anos do programa Roda de Chimarrão, levado ao ar todos os domingos pela rádio Rural. Aliás, talvez o programa há mais tempo no ar no Brasil. Na ocasião brilhantemente apresentado pelos conceituados radialistas, Elmo e Noé de Vargas.

Através do programa Roda de Chimarrão criado em agosto de 1954, apresentado pela antiga Rádio Sulina, posteriormente Rádio Rural de Concórdia, a cultura gauchesca ganhou impulso com as apresentações ao vivo. Os artistas e amantes da cultura gaúcha, vinham de vários locais da região. Música, poesia, trova, declamação enriqueciam a programação. Entre os primeiros apresentadores estavam Pazini e Antoninho da Fronteira, de batismo Antônio Ricardo Comassetto, gaúcho de Santa Maria.  Em 2013, Antoninho foi um dos homenageados pelos mais de 50 anos de rádio, no 6º Encontro da Imprensa de Santa Catarina, em Chapecó.

O programa Roda de Chimarrão foi o grande responsável pela fundação - em 18 de dezembro de 1957 - do CTG Fronteira da Querência, de Concórdia. De acordo com informações do CTG, os trabalhos foram presididos pelo Sr. Orestes Perotto. Assim foi fundado o primeiro Centro de Tradições Gaúchas fora do Rio Grande do Sul.

Hospitalidade de tirar o chapéu

Costumo dizer que mais do que a bombacha, o que caracteriza o gaúcho é a hospitalidade. Agradeço a forma com que fui recebido pela patronagem do CTG Fronteira da Querência. Um verdadeiro banho de hospitalidade. Cito o patrão Juscelino Jaires Miola, capataz Rogerio, e os ex patrões Zanella, Valter e Celio, além dos apresentadores Elmo e Noé Vargas e todos com quem tive o prazer da saudável da convivência.

O CTG Fronteira da Querência abre a sua Semana Farroupilha, com grande fandango com o grupo chapecoense Os Vaqueanos, dia 14 de setembro.

 


DEIXE SEU COMENTÁRIO