Cezar da Luz
184 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

130 anos da Proclamação da República no Brasil

- Publicidade -
 

Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República no Brasil. Mas bem antes disto já tinha acontecido algumas peleias para acabar com a monarquia. Conta-se que o próprio movimento da Inconfidência Mineira, aquele do Tiradentes – citado no Hino à Proclamação da República –, tinha intenções republicanas em seus objetivos. Não devemos esquecer também que sementes fortes foram semeadas na proclamação da República Rio-Grandense em 11 de setembro de 1836 e a República Catarinense ou Juliana em 29 de julho de 1839.

Em breve, pretendo ler o livro 130 anos: em busca da república. Nossa república pela ótica dos principais economistas, cientistas sociais e advogados do Brasil. Sua interessante descrição aponta que dia 15 de novembro de 1889, no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro proclamava o início da nossa república.

Éramos, à época, um país que havia abolido a escravidão recentemente com a população de apenas 14 milhões de habitantes – dos quais 82% eram analfabetos e 90% viviam em áreas rurais. Agora, em 2019, com 210 milhões de habitantes, somos uma sociedade majoritariamente urbana com 7% da população analfabeta, mas ainda repleta de contrastes sociais com índices de desenvolvimento, muitas vezes, inferiores aos alcançados por países com trajetórias semelhantes a nossa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO