Cezar da Luz
178 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

6º Bate Casco fecha com chave de ouro as homenagens a Chapecó (Confira imagens)

- Publicidade -
 

A gauchada está de parabéns. Mais uma vez estiveram à frente da maior homenagem a nossa aniversariante Chapecó. De acordo com a coordenação, cerca de 400 cavalarianos de diversas cidades fizeram parte do 6º Bate Casco – 102 Anos de Chapecó. O evento ocorreu domingo, dia 25 de agosto, aniversário da cidade. Após a cavalgada pelas principais ruas da cidade, o evento teve sequência no Parque Farroupilha. Solenidade comemorativa, costelão e apresentação artística da dupla Sidney Almeida e Xiru Pompeu deram brilho à programação.

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, prestigiou o evento. Lamentou estar com um pequeno problema de coluna. Caso contrário, estaria participando da cavalgada. A vice-governadora de Santa Catarina é natural de Maravilha e residiu na capital do Oeste. Demonstrou ter simpatia e conhecimento da nossa lida campeira.

Em entrevista ao Portal DI questionei se os tradicionalistas poderiam contar com o apoio do governo. Afirmou que no depender dela podemos ficar tranquilos. O prefeito Luciano Buligon e o vice Elio Cella também marcaram presença. O prefeito Luciano Buligon, em seu discurso destacou a importância da tradição gaúcha e o Bate Casco que resgata e valoriza a história dos que desbravaram Chapecó no lombo do cavalo.

 

Momento de emoção

O protocolo contou com homenagens. A que mais emocionou e tocou o coração de todos foi feita ao “Eterno Cavaleiro” Irino Schwambach, falecido dia 10 de agosto. A família recebeu uma placa das mãos do prefeito de Chapecó e da vice-governadora.

O diretor do Diário do Iguaçu, Lenoires da Silva, declarou que não era a homenagem que a organização gostaria de fazer, mas a intenção vai ao encontro de que a pessoa do Irino, grande ser humano, jamais seja esquecido e que seu exemplo de dedicação e apoio à tradição gaúcha continuem a inspirar outras pessoas.

 

Parabéns às parcerias

O 6º Bate Casco – 102 Anos de Chapecó teve a organização do Diário do Iguaçu, Grupo Cultural Bate Casco, Associação Cultural Parque Farroupilha e Sociedade Amigos de Chapecó (SACH) com a parceria do comandante da PM em Chapecó, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva; comando da Polícia Ambiental, por meio do coronel Pimentel; Corpo de Bombeiros, com coronel Hilton; e Prefeitura de Chapecó por meio de todas as secretarias. Apoiadores: Fort Atacadista, Contaseg Contabilidade e Seguros e Tomazi Verduras.











































DEIXE SEU COMENTÁRIO