Cezar da Luz
178 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Confira imagens e os resultados do 4º Canto Galponeiro

- Publicidade -
 

Estive acompanhando o 4º Canto Galponeiro em Passo Fundo. Retorno faceiro com a mala de garupa cheia de boas recordações do que assisti. Um festival diferenciado, privilegiando a música galponeira, como o próprio nome do evento sugere. As vaneiras, xotes, os ritmos bem-vindos, mas relegados a sorte de conquistas de música mais popular em outros festivais, ganham evidência em Passo Fundo, sendo credencial para conquistar os primeiros lugares.

Os chapecoenses Milton Hoff, já conhecido por suas premiações em festivais como a Sapecada e Jauro Ghelen, aquerenciado em Chapecó, mas de origem passo-fundense, fizeram belas apresentações, mas não classificaram para a final, realizada na noite de sábado (19) no Gran Palazzo Centro de Eventos.  

O Festival Canto Galponeiro tem por finalidade o regresso às origens que significa uma redescoberta das fontes dos mais genuínos valores culturais, os quais devem ser aprimorados e mantidos. Pretende-se com isso contribuir para o resgate de uma consciência gaúcha.

Parabéns ao senhor Adão Cirinei da Cunha, coordenador geral e toda sua equipe, pela organização e a escolha do local. Aliás, o Gran Palazzo possui uma estrutura maravilhosa. Que Deus permita, ano que vem estaremos novamente em Passo Fundo. E por aqui, continuamos sonhando com um festival em Chapecó.

Confira imagens e os resultados:

1º lugar- TIO MENA: Letra João Manuel Sasso; Música Interpretação: Nicolas Leal

2º Lugar- NUMA MANHÃ INVERNEIRA: Letraq: Sergio Sodre Pereira; Música: Rodrigo Raskoff e Halber Lopes; Intérpretes: Ita Cunha e Igor Tadielo

3º lugar- O SUSTO DO MOURO: Letra Caine Teixeira Garcia: Música: Zulmar Benites; Intérprete: Arthur Mattos

MELHOR TEMA SOBRE PASSO FUNDO: Juro Que Volto- Letra Arthur Gering; Música: Patric Sampaio

MELHOR INSTRUMENTISTA:  João Paulo Deckert

MELHOR GAITEIRO: Marcio Correia (Vaneira de pé trocado)

MELHOR LETRA: O susto do Mouro: Caine Teixeira Garcia:

MÚSICA MAIS POPULAR: Tio Mena: Letra João Manuel Sasso; Música Interpretação: Nicolas Leal

MELHOR INTÉRPRETE: Arthur Mattos (O susto do mouro)















































DEIXE SEU COMENTÁRIO