Cezar da Luz
170 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Declamador chapecoense é contemplado em edital nacional na categoria Mestre

- Publicidade -
 

O tradicionalista chapecoense Waldir Borille é contemplado em edital nacional de culturas populares – Edição Selma do Coco na categoria Mestre. O edital nacional é subsidiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, e destina-se a reconhecer e premiar pessoas físicas, grupos sem constituição jurídica e instituições privadas sem fins lucrativos com natureza ou finalidade cultural praticantes das diversas expressões culturais populares.

A categoria a qual Waldir Borille foi contemplado enquadra-se no reconhecimento e premiação de iniciativas já realizadas e propostas por mestres. Mestre corresponde à pessoa envolvida diretamente na propagação de alguma cultura.

O projeto selecionado chama-se “Resgate do Sul através da arte declamatória” e visa abordar vários assuntos e temáticas da cultura sulina. “Quando falamos em arte declamatória falamos em história, culinária, lendas, personagens históricos e lidas campeiras. Afinal, é por meio da poesia que o poeta e declamador traduzem a cultura de um povo”, afirma Borille.

DEIXE SEU COMENTÁRIO