Cezar da Luz
213 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 19 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Destaque tradicionalista: Pedro Benelli, um taura da tradição

- Publicidade -
 

Nosso destaque tradicionalista desta edição é Pedro Antônio Benelli.  Nasceu na cidade de Concórdia, no dia 25 de julho de 1956, filho de Ítalo Benelli e Adélia Benelli. Pedro trouxe consigo desde muito cedo, os usos e costumes tradicionalistas. A lida campeira fazia parte do seu dia a dia. 

 

Foi no início dos anos 90 que Pedro adentrou em uma entidade tradicionalista. Identificando-se com as práticas tradicionalistas, foi se envolvendo e trabalhando pela nossa cultura gaúcha.  Com amor e dedicação, somado a sua forte capacidade de liderança, foi eleito Patrão do Grupo de Artes Nativas Quero-Quero. Aliás, que depois teve o nome alterado para CTG Coxilha do Quero-Quero, quando passou a participar também dos rodeios campeiros. Para isto contou com o relevante trabalho do Pedro Benelli. Porém, não participava somente da campeira, foi integrante da invernada veterana de danças tradicionais e ao lado da esposa Loizete, foi campeão em vários rodeios.

 

Teve trabalho marcante na conquista do terreno no alto da Avenida Sete de Setembro, local que foi inaugurado o novo galpão no ano de 2000. Com seu belo trabalho, foi eleito por quatro vezes Patrão do “Quero-Quero”. Hoje,  Pedro também participa do Galpão Amigos da Bocha do Quero-Quero, que contribuiu ativamente para sua construção.

 

Pedro nas cavalgadas

 

Nosso destaque é presença constante nas grandes cavalgadas, como a dos  35 anos de Sicredi percorrendo 417 km, Cavalgada do Mar costeando o litoral gaúcho, Cavalgada Costa Doce pela Lagoa dos Patos e rios, Cavalgada dos Santos Mártires na região das Missões e Chama Crioula de Tenente Portella para São Luiz Gonzaga e outras. Somando todas passa frouxo dos 10 mil quilômetros.

 

Pedro Benelli é casado com Loizete Benelli, e com ela tem três filhos: Rafaela, Cristiane e Uilson e as netas Cecília e Lorena. Tanto a esposa como os filhos participaram das invernadas de danças. Rafaela, junto ao pai Pedro compõe o departamento de coordenação dos Rodeios Campeiros do CTG Coxilha do Quero-Quero. De acordo com Pedro, a presença dos filhos no CTG, contribui significativamente na formação do caráter, herança que será carregada para vida inteira. Este é Pedro Benelli, um tradicionalista dedicado, de personalidade forte, um líder, um amigo! 























DEIXE SEU COMENTÁRIO