Cezar da Luz
179 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

“O arado que educa a terra, o livro que amanha a alma”

- Publicidade -
 

Você lembra quando leu o último livro ou quando foi o primeiro? Falo isto porque nós brasileiros não somos muito chegados na leitura de um bom livro. Até foi criado um dia para o incentivo a esta prática tão salutar. O Dia Nacional do Livro é celebrado em todo o Brasil dia 29 de outubro.

A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810. A biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela Unesco uma das 10 maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de nove milhões de itens.

Sempre que falo de livros lembro de Assis Brasil, escritor, poeta que construiu o Castelo de Pedras Altas no meio do pampa gaúcho. Contam que sua biblioteca abrigava 15 mil exemplares. O mesmo Assis que chefiou a Revolução de 23 contra Borges de Medeiros. Nos azulejos, na entrada do castelo, está gravado os seus versos. 

“Bem-vindo à mansão que encerra

Dura lida e doce calma,

O arado que educa a terra,

O livro que amanha a alma”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO