Cezar da Luz
203 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Presidente do MTG-SC solicita audiência com Governador

- Publicidade -
 

E em função da Pandemia, pelo Covid-19, o setor de eventos tradicionalistas gaúchos, seguiu as orientações do Governo para recomendação do cancelamento das atividades. De acordo com o MTG-SC, 70 Rodeios oficiais, bailes e outros eventos foram cancelados. Conversei com o Presidente do MTG/SC Valcírio Fernando Harger, ele está muito preocupado e enviou oficio ao governador, solicitando audiência para buscar alternativas. Ele lembra que em 2017 foi feito um levantamento e a cultura gaúcha injeta aproximadamente, direta ou indiretamente, R$ 1.1 bilhões em movimentação econômica em Santa Catarina. Pretende discutir formas de subsídios, financiamentos, prolongamento de dívidas entre outras medidas, para que o setor volte a se estabilizar.  Cita também os eventos ligados as feiras agropecuárias e eventos rurais como um todo. Confira:

Ofício nº 008/2020

Lages, 23 de abril de 2020.

Exmo. Sr. CARLOS MOISÉS DA SILVA

Governador do Estado de Santa Catarina

Neste momento crítico que estamos vivenciando em função da Pandemia, pelo Covid-19, o setor de eventos tradicionalistas gaúchos, vem através do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG/SC) informar que, a partir dos Decretos e Portarias do Governo Estadual, Secretaria da Agricultura e Abastecimento, recomendando o cancelamento das atividades e aglomerações, já gerou o cancelamento de 70 Rodeios oficiais, além de bailes, cursos, concursos, festivais, torneios esportivos, leilões entre outras atividades normais, onde está sendo deixado de arrecadar, consequentemente de gerar emprego e renda.

Com base no nosso levantamento econômico realizado em 2017, a cultura gaúcha injeta anualmente R$ 1.1 Bilhões (direta e indiretamente) em movimentação econômica em Santa Catarina. Neste momento com aproximadamente 4 meses (março a junho) sem atividades, o setor terá uma retração enorme, sabendo-se que neste período, anualmente, sempre temos o auge da temporada de atividades realizadas e os maiores eventos.

Sabemos que a situação causada pelo Covid-19 (coronavírus) e seus desdobramentos, diversas ações dos Governos foram necessárias para evitar piores danos à população, entretanto, no setor de eventos, turismo, entretenimento, lazer etc... o impacto foi grande: o desemprego e a geração de renda apresentou queda gigantesca. O MTG/SC estima que somente a Cultura Gaúcha terá uma retração de movimentação econômica de aproximadamente 300 milhões de  reais, para tanto se faz necessário um amplo debate para obtermos formas emergenciais de uma retomada. Sugerimos discutir formas de subsídios, financiamentos, prolongamento de dívidas entre outras medidas, para que o setor volte a se estabilizar.

Solicitamos por meio deste, agenda com Exmo. Sr. Governador, Ilmo. Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e Ilmo. Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, para que possamos tratar destes assuntos, bem como, os eventos ligados as feiras agropecuárias e eventos rurais como um todo.

Agradecemos a atenção e aguardamos o retorno.

Atenciosamente.

Valcírio Fernando Harger -

Presidente do MTG/SC

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO