Cezar da Luz
203 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

“Se os senhores da guerra mateassem ao pé do fogo”

- Publicidade -
 

Mesmo de férias, gauderiando alguns dias por Posadas, região de Missiones (Argentina), com a tal de rede social, não tem jeito, ficamos sabendo das boas notícias e, infelizmente, das más. Falo do conflito entre Estados Unidos e Irã, com direito a ataque, invasão de embaixada e ataque ao Aeroporto de Bagdá, matando general iraniano. E o prior que a peleia segue.  

Mas tu deves estar se perguntando o que tem a ver o assunto com cultura gaúcha, que é o objetivo do colunista. Pois vai daí ao saber da notícia. De imediato, lembrei dos versos do poeta Sílvio Aymone Genro interpretados pelo João Chagas Leite trazendo por título “Seiva de vida e paz”. Em seu refrão, retrata o sonho do poeta, desejo de todos nós, que trazemos a paz como bandeira.

“Se os senhores da guerra

Mateassem ao pé do fogo

Deixando o ódio pra trás,

Antes de lavar a erva

O mundo estaria em paz!”

Devemos também lembrar que a paz interior deve ser nossa meta. Tudo parte do nosso coração, harmonizando nossas relações com familiares, amigos e todos aqueles que nos cercam.


DEIXE SEU COMENTÁRIO