Cezar da Luz
196 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

Tio Preto partiu para a Estância Grande do Céu

- Publicidade -
 

Com imensa tristeza informamos o falecimento de Itamar Sebastião de Mattos (89 anos), conhecido Tio Preto, ocorrido na manhã desta terça-feira (03). Ele era natural de Gravatal e seu CTG era o Preto Velho. Um baluarte da nossa tradição gaúcha em Santa Catarina, e por que não dizer no Brasil, já que sua atuação em prol da cultura gaúcha se ampliava além das fronteiras do estado. Destacado, por sua hospitalidade, coerência, e amor a tradição a que tanto se dedicava, granjeou pra si, o respeito e o carinho, desde os jovens até os mais experientes tradicionalistas do país.

Tive a oportunidade de conhece-lo. Quando fazia uso da palavra nos eventos, ele não perdia a oportunidade em valorizar a família, considerando um dos pilares da tradição. Indubitavelmente é uma grande perda para todos nós.

O senhor Valcírio Fernando Harger Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina- MTG/SC declarou luto oficial, de três dias, em sinal de pesar pelo falecimento do Tio Preto, Ex presidente do MTG-SC e Presidente de Honra. Emitindo nota:

“Nunca poderemos entender o porquê de um ente amado ter que partir. Nestas horas não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações.

Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória do Tio Preto, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida, e transformar a dor em saudade e serenidade.

Que o amor pela família, que transbordava em suas histórias, consiga superar esta dor por meio da união e da força. O Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina, perde “o peão da tropa”, mas seu legado será lembrado eternamente.  Descanse em paz, Tio Preto – Itamar Sebastião Mattos.”

DEIXE SEU COMENTÁRIO