Cezar da Luz
207 ARTIGOS
Cezar da Luz é gaúcho de São Gabriel, aquerenciado há 40 anos em Chapecó. Na imprensa é colunista do Diário do Iguaçu/Folha de Chapecó e há 16 anos apresenta o programa Chama Nativa na Rádio Super Condá Am 610. Também é pesquisador e palestrante da história e cultura gaúcha.

VIVA SÃO JOÃO

- Publicidade -
 

“Toda noite de São João

Eu voava que nem balão

Namorava as estrelas

Que são primas terceiras

E afilhadas de São João”

A lembrança dos versos da música Noite de São João, do Kleiton e Kledir, bate aquela saudade. Pois é! Hoje é 24 de junho, dia de São João. Vamos reverenciar o santo, mas devido à pandemia desta feita os que apreciam as animadas festas juninas vão ter de esperar para o ano que vem.

Apesar de alguns tradicionalistas torcerem o nariz para as comemorações “encaipiradas”, nesta época do ano os CTGs faziam suas programações. Pipoca, quentão, batata-doce, pé-de-moleque, pinhão, broa de milho. Cada um levava um prato. A fogueira, danças e brincadeiras faziam a alegria de adultos e crianças. 

Curiosidades

Sobre o santo e curiosidades, a emissora Canção Nova nos revela que São João é o responsável pelo título de “santo festeiro”. Por isso, dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança – em especial o forró. No Nordeste do país existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos – principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João: a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão. Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados dia 24 são “para acordar São João”.

A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem não resistiria e desceria à Terra. As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arrendondada. O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24.

O mastro – composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa – carrega uma O bandeira que pode ter dois formatos: em triângulo com a imagem dos três santos (São João, Santo Antônio e São Pedro) ou em forma de caixa com a figura de São João e o carneirinho. João é considerado o santo mais próximo de Cristo. Além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO