11ª Exposição de Orquídeas é neste fim de semana em Chapecó

Primeiro dia de exposição contou com o julgamento das plantas mais bonitas do evento

- Publicidade -
 

Todos os anos, nas proximidades do aniversário de Chapecó, o município é palco para a tradicional exposição de orquídeas, bromélias, cactos, suculentas e plantas ornamentais. Neste ano, o evento organizado pela Associação Orquidófila de Chapecó (ASSOC) iniciou nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. 

>> Últimas notícias <<

Nesta sexta-feira houve também o julgamento das plantas mais bonitas e bem cultivadas da 11ª edição do evento. O julgamento ocorreu a partir das 10h e seguiu ao longo da tarde, antes da exposição ser aberta ao público. As plantas foram avaliadas por um grupo de juízes treinados e experientes no processo, que vieram de várias cidades. No momento da escolha, foram avaliados vários critérios como a saúde, apresentação, estado floral, identificação, forma geral, cor e textura da planta.  

As plantas foram premiadas com medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar, conforme o grupo que pertencem. As onze plantas premiadas em primeiro lugar, em um segundo momento, foram reavaliadas para que a melhor recebesse o título de campeã do evento. A campeã das campeãs foi uma Cattleya schilleriana, do Círculo de Orquidófilos de Carazinho. Os expositores proprietários de plantas classificadas com troféus, receberão seus prêmios no domingo (25), no encerramento da exposição. 

O cultivador Osmar Mandel, morador de Blumenau, coleciona orquídeas desde o ano de 1999. Ele conta que a paixão pelas plantas surgiu após ele parar de fumar. “Troquei um vício pelo outro”, brinca. Desde então, Osmar realiza cursos e está constantemente preocupado em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto. Em Chapecó, o cultivador participa dos eventos promovidos pela ASSOC desde 2009. 

Assim como em anos anteriores, Osmar foi um dos juízes que ajudou a escolher a planta campeã da 11ª Exposição de Orquídeas. Para ele, os julgamentos são importantes para incentivar os cultivadores. “A competição tem como objetivo estimular o cultivo e a preservação das plantas. É muito legal porque, além disso, o julgamento promove integração entre os colecionadores e promove mais conhecimento a todos nós”, enfatiza. 

Visite a 11ª Exposição de Orquídeas

As onze plantas vencedoras estarão expostas em um podium durante toda a exposição para que os visitantes possam prestigiá-las. O evento segue no sábado (24), das 9h às 20h, e no domingo (25), das 9h às 17h. A 11ª Exposição de Orquídeas faz parte da programação oficial de aniversário de Chapecó e tem entrada gratuita. 


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Bolshoi faz pré-seleção em Chapecó nesta quarta-feira
Inscrições para o workshop da Escola Bolshoi encerram nesta segunda-feira (16)
Cinco motivos para visitar os museus e galerias de arte de Chapecó
Morador de Xanxerê lança livro no Rio de Janeiro e em Chapecó
Cyberbulling: a maldade por trás da internet
Cão que furta pet shops fica famoso em Balneário Camboriú
Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais começa sexta-feira em Chapecó
Dança Chapecó começa nesta quarta-feira (11)
Orion é o novo filhote que chega ao Corpo de Bombeiros de SC
30ª Feira de Pássaros e Orquídeas espera 4 mil pessoas em Chapecó