7 exercícios para fazer em casa durante a quarentena

Manter-se saudável e ativo é forma de fortalecer sistema imunológico

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Quarentena é uma época difícil para manter os treinos. Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas ficam em casa e, com pouca opção, não se exercitam. O site Corre Brasil preparou sete dicas de atividades para ajudar a manter o corpo ativo e saudável e evitar a perda de condicionamento e força durante este período. Confira abaixo:

1) Agachamento


Este é um exercício importante para corredores. O agachamento, além de colaborar com a boa prática postural, fortalece os músculos superiores da perna e glúteos. Esta atividade pode ser executada das mais variadas formas, em repetição ou isometria.

2) Abdominal


Para atletas de corrida, o abdômen é um dos grupos musculares mais importantes para uma boa estabilidade, prevenção de lesões e força. Os abdominais podem ser executados de formas variadas, inclusive com as pernas elevadas.

3) Prancha


Este é um exercício essencial para quem quer manter um core bem fortalecido. A prancha é super versátil e, utilizando bem de todas suas possibilidades e variações, pode ser um exercício completo para o corpo todo.

4) Stiff


Perfeito para fortalecimento de posterior de coxa, glúteos e lombar, o stiff também é um exercício que auxilia na boa prática postural e na flexibilidade dos músculos da parte de trás do corpo. Você pode fazer o stiff em casa com halteres ou sem peso.

5) Polichinelo


Um exercício super simples de fazer, não exige o uso de equipamentos ou acessórios, e que, muitas vezes, é menosprezado e utilizado apenas como aquecimento. Os polichinelos, na verdade, trabalham o corpo como um todo e são ótimos para manter o condicionamento físico. Dica: adicione séries de polichinelos entre os exercícios de força.

6) Afundo


Ótimo exercício para coxas e glúteos, o afundo é completamente livre para que você possa fazê-lo onde estiver. Pode ser utilizando um degrau como apoio da perna da frente ou diretamente com os pés no chão mesmo. Você pode segurar pesos nas mãos, se quiser, isso torna o exercício mais intenso.

7) Apoio/flexão de braço


Queridinho dos homens, o apoio, ou flexão de braço, também é muito importante para mulheres. O exercício trabalha braços e peito, tonificando ambos os grupos musculares. Este exercício pode ser executado no chão, com ou sem o auxílio dos joelhos, ou com as mãos apoiadas em uma superfície mais alta. Sempre é bom lembrar: um bom desempenho na corrida requer um corpo fortalecido, não apenas core ou pernas fortes.

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