Após um período onde eles receberam orientações e instruções sobre trânsito, atividade me conjunto com os Agentes de Trânsito da Prefeitura de Chapecó, eles foram para a rua onde ajudaram a fazer o controle do trânsito na frente da escola onde estudam.
Vestidos como agentes, munidos de apitos e placas de
sinalização, os estudantes ajudaram na travessia dos colegas e pedestres,
também sinalizaram para os carros pararem e seguirem, conforme o fluxo dos
veículos e de pessoas na rua.
O projeto piloto é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana, e do Colégio Marista São Francisco, justamente pelo grande fluxo de veículos registrado nos horários de entrada e saída de alunos.
“Nós queremos, a partir deste Projeto, gerar responsabilidade social. A ideia é chamar a atenção dos pais para esta responsabilidade, pois no momento em que eu tenho meu filho fazendo a orientação de trânsito, cria também esse efeito psicológico da noção de que eu replico pelo exemplo. A ação auxilia na criação de uma consciência coletiva sobre a construção conjunta de uma cidade mais segura e responsável no trânsito”, explica a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe.
A atividade também faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) do colégio que busca viabilizar soluções e iniciativas voltadas à orientação e conscientização sobre a segurança e respeito às regras de trânsito. “As questões de mobilidade urbana são pauta dos nossos debates há um bom tempo e a gente observa junto aos pais estes problemas de fluidez e intolerância no trânsito nestes horários de entrada e saída de alunos”, comenta a diretora do Colégio Marista São Francisco, Marcia Maria Rosa.
De acordo com a prefeitura, as ações serão realizadas
sempre com o acompanhamento dos Agentes de Trânsito, nas Ruas Floriano Peixoto
e Condá, nos turnos da manhã e tarde, de forma esporádica para simular uma
fiscalização de rotina.
O projeto também prevê ampliar a atividade para
outras escolas, criando uma rede de multiplicadores de boas atitudes.
As escolas que tiverem interesse podem procurar a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana para pegar mais informações e aderir ao projeto.
A ação encerra a Semana Nacional do Trânsito de Chapecó que começou no dia 18 de setembro, quando diversas atividades educativas foram realizadas para alertar sobre o trânsito no Município.