Agente de trânsito Mirim: As crianças dão o exemplo

Trinta alunos do Colégio Marista São Francisco participam do Projeto Agente de Trânsito Mirim, lançado na manhã desta quarta-feira (25)

- Publicidade -
 

 Trinta estudantes da 4ª série do Colégio Marista São Francisco deram uma lição de trânsito na manhã desta quarta-feira (25), durante o lançamento do projeto Agente de Trânsito Mirim.


Após um período onde eles receberam orientações e instruções sobre trânsito, atividade me conjunto com os Agentes de Trânsito da Prefeitura de Chapecó, eles foram para a rua onde ajudaram a fazer o controle do trânsito na frente da escola onde estudam.


Vestidos como agentes, munidos de apitos e placas de sinalização, os estudantes ajudaram na travessia dos colegas e pedestres, também sinalizaram para os carros pararem e seguirem, conforme o fluxo dos veículos e de pessoas na rua.


O projeto piloto é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana, e do Colégio Marista São Francisco, justamente pelo grande fluxo de veículos registrado nos horários de entrada e saída de alunos.


“Nós queremos, a partir deste Projeto, gerar responsabilidade social. A ideia é chamar a atenção dos pais para esta responsabilidade, pois no momento em que eu tenho meu filho fazendo a orientação de trânsito, cria também esse efeito psicológico da noção de que eu replico pelo exemplo. A ação auxilia na criação de uma consciência coletiva sobre a construção conjunta de uma cidade mais segura e responsável no trânsito”, explica a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe.


A atividade também faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) do colégio que busca viabilizar soluções e iniciativas voltadas à orientação e conscientização sobre a segurança e respeito às regras de trânsito. “As questões de mobilidade urbana são pauta dos nossos debates há um bom tempo e a gente observa junto aos pais estes problemas de fluidez e intolerância no trânsito nestes horários de entrada e saída de alunos”, comenta a diretora do Colégio Marista São Francisco, Marcia Maria Rosa.


De acordo com a prefeitura, as ações serão realizadas sempre com o acompanhamento dos Agentes de Trânsito, nas Ruas Floriano Peixoto e Condá, nos turnos da manhã e tarde, de forma esporádica para simular uma fiscalização de rotina.

O projeto também prevê ampliar a atividade para outras escolas, criando uma rede de multiplicadores de boas atitudes.

As escolas que tiverem interesse podem procurar a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana para pegar mais informações e aderir ao projeto.


A ação encerra a Semana Nacional do Trânsito de Chapecó que começou no dia 18 de setembro, quando diversas atividades educativas foram realizadas para alertar sobre o trânsito no Município.





 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mudanças para dar mais fluidez no trânsito em Chapecó
Moto com R$ 22 mil em multas por excesso de velocidade é apreendida em Chapecó
Caminhonete com mais de R$ 30 mil em multas é apreendido em Chapecó
Polícia flagra sogra sendo transportada no porta-malas de carro em SC
Mais de 10 mil flagrantes de embriaguez ao volante nas BRs de SC em 2019
PRF faz 74 flagrantes da falta de cadeirinha para crianças em carros em SC
Operação Réveillon começa nesta sexta-feira (27) em SC
Carro é flagrado pela PMRv a 175km/h no Oeste
Operação Rodovida: PRF registra aumento de acidentes e mortes nas BRs de SC
Vai pegar a estrada? Confira as dicas da polícia para uma viagem segura